Quais os serviços oferecidos pelos Terminais de Pagamento Automático?

Os  terminais de pagamento automático (TPA) são uma preciosa ajuda para os negócios portugueses na hora de receberem os pagamentos dos seus clientes, especialmente com o advento de novos hábitos de consumo que privilegiam a utilização de cartões com tecnologia contactless incorporada e de carteiras digitais (através de apps no telemóvel).

Para além de providenciar pagamentos mais rápidos e seguros, um terminal de pagamento automático adequado às necessidades dos consumidores ajuda a que estes gastem mais por cada compra que efetuem e garante mais vendas para o seu negócio.

Por exemplo, de acordo com o REDUNIQ Insights, os pagamentos com contactless têm já um peso de 56% na faturação dos negócios nacionais com 71% das transações a serem efetuados através desta tecnologia.

O contactless, como veremos mais à frente neste artigo, é apenas um dos serviços oferecidos pelos terminais de pagamento automático, mas existem muitos mais.

Terminais de Pagamento Automático: serviços  gerais que oferecem aos negócios

De uma forma geral, os serviços oferecidos pelos TPA são:

  • Pagamento de compras assistido pelo retalhista

Nesta opção, o retalhista seleciona a operação de pagamento no TPA e introduz o montante da compra. Posteriormente, o cliente confirma, ou não, o montante e introduz o PIN (caso a autenticação seja realizada através de assinatura, o cliente só precisa de confirmar a operação).

  • Pagamento de compras self-service

O pagamento de compras self-service (também conhecido como Pay & Go) refere-se a um sistema de pagamento realizado nas caixas automáticas em lojas ou supermercados, permitindo que os clientes registem e paguem pelas suas compras sem a assistência direta de um funcionário.

Os clientes utilizam terminais self-service onde de forma autónoma, passam os artigos adquiridos por um leitor de código de barras e onde realizam o pagamento através de várias formas, como cartões de crédito/débito, Qr Code ou MB WAY. Este método é cada vez mais popular por proporcionar maior rapidez e conveniência no processo de compra.

  • Pagamento contactless

Depois de introduzido o montante por parte do retalhista ou pelo sistema automático (nos casos de pagamentos self-service em supermercados, por exemplo), basta ao cliente aproximar o seu cartão ou smartphone do TPA para a operação se concretizar. No final, o TPA emite um recibo comprovativo.

  • Devoluções de compras

Quando existe a necessidade de se proceder a uma devolução, parcial ou total, do valor de uma compra, o retalhista pode utilizar o TPA para efetuar creditar o montante na conta do cliente.

Para isto se concretizar, será necessário que o cliente utilize o mesmo cartão com que pagou a compra e tenha informação sobre data e hora em que a transação foi realizada, algo que, por norma, está presente na fatura que lhe foi entregue.

Estas são, de uma forma geral, os serviços normalmente oferecidos pelos TPAs em Portugal, mas com os terminais REDUNIQ Easy, REDUNIQ Smart e REDUNIQ Soft, esta oferta alarga-se e, entre outras coisa, permite que o retalhista faça a gestão de todo o negócio a partir do terminal de pagamentos automático.

Para além disso, a segurança é garantida, já que a REDUNIQ é o único acquirer português com o certificado PCI-DSS, o que garante a negócios e clientes que os seus dados pessoais e dinheiro estejam sempre salvaguardados.

Quais os serviços oferecidos pelos TPAs REDUNIQ?

  • TPA REDUNIQ Easy

Este terminal gratuito criado a pensar nos negócios sazonais ou com níveis de faturação mais baixa, oferece ao retalhista os seguintes serviços:

  • Pagamentos simplificados, através de PIN ou Contactless, com cartões de crédito e débito, nacionais e internacionais, por Cartão, Contactless e ainda MB WAY;
  • Isenção do pagamento de comissões, taxas (até 7500 euros mensais), período de fidelização ou receita mínima;
  • A mensalidade será de acordo com o volume de faturação do negócio;
  • DCC – Conversão de Moeda, serviço que permite que os clientes paguem com cartão na sua moeda de origem, de forma segura e transparente;
  • Acesso gratuito à Área do Cliente REDUNIQ onde o retalhista poderá gerir todas as transações, documentos financeiros, e outras informações relativas ao negócio;
  • Comunicações, consumíveis e manutenção ao terminal, bem como acesso à linha de apoio ao cliente, disponível 24horas/dia.
  • REDUNIQ Smart

Este TPA Android assume-se, verdadeiramente, como um marco na evolução dos terminais de pagamento made in Portugal, permitindo ao retalhista tornar o seu negócio mais móvel e digital através dos seguintes serviços:

  • Pagamentos por PIN ou Contactless através de cartões nacionais, internacionais, contactless, Google Pay, Apple Pay e MB WAY;
  • Acesso e visualização das transações realizadas no ecrã do terminal;
  • Inclusão da app Parcela Já no terminal que permite que os seus clientes paguem as suas compras entre duas a seis prestações mensais sem juros e sem encargos para o retalhista;
  • TPA com integração da aplicação Tax Free no terminal que poupa tempo, recursos e garante uma maior conveniência a toda a experiência de compra e reembolso de IVA;
  • DCC – Conversão de Moeda, serviço que permite que os clientes paguem com cartão na sua moeda de origem, de forma segura e transparente;
  • Possibilidade de integração de aplicações específicas para cada área de negócio que garante uma gestão mais eficaz de todo o negócio;
  • Possibilidade de proceder a devoluções sem a presença do cartão;
  • Envio do recibo e/ou fatura para o email do cliente;
  • Parametrização do recibo de acordo com as necessidades do cliente;
  • Envio da informação de fecho do terminal para email ou impressão;
  • Back-office para gestão de funcionalidades como fecho remoto, devolução, histórico de transações, entre outras.
  • REDUNIQ Soft

Se o REDUNIQ Smart veio revolucionar a forma como os retalhistas portugueses gerem o seu negócio, com o REDUNIQ Soft entramos, verdadeiramente, numa nova era, já que este TPA funciona como uma app que transforma o seu smartphone num terminal de pagamento.

Entre os serviços, encontramos:

  • Possibilidade de o retalhista aceder à aplicação no seu smartphone ou tablet;
  • Pagamentos por QR Code, NFC, Contactless (Visa ou Mastercard), número de telemóvel, MB WAY, Google Pay e Apple Pay;
  • Envio de recibo por email;
  • Devoluções remotas;
  • Customização de Perfis; 
  • Backoffice de Gestão.