Terminal de Pagamento Automático: o que é e como funciona? - REDUNIQ

Há ferramentas que facilitam de tal modo a nossa vida que nem reparamos na falta que nos fariam se a elas não tivéssemos acesso. Um dos grandes exemplos do que acabamos de referir é o terminal de pagamento automático (TPA), um simples, mas extraordinário mecanismo que contribui de forma inigualável para a oferta de uma experiência de compra rápida, segura e conveniente ao cliente.

Isto foi particularmente visível durante o último ano. Em plena crise pandémica, as indicações governamentais foram claras no sentido de se estimular o pagamento de compras de forma presencial sem recurso ao dinheiro físico devendo os consumidores optar, ao invés, por pagamentos contactless.

Para isso, contudo, tornou-se necessário que os agentes económicos colocassem à disposição dos seus clientes terminais com tecnologia contactless integrada o que acabou por resultar no aumento extraordinário dos pagamentos contactless que, de acordo com o último relatório REDUNIQ Insights, representavam já no final do primeiro trimestre de 2021 cerca de 42% do total de transações no retalho nacional.

Mas, afinal de contas, o que é e como funciona um terminal de pagamento automático? É a isso que vamos procurar dar resposta nas linhas seguintes.

Terminal de Pagamento Automático: o que é e como funciona?

Desde o seu nascimento na década de 50 do século passado nos Estados Unidos da América onde uma folha de papel-químico era o TPA possível até às novas soluções de terminais com a famosa tecnologia contactless integrada que, como vimos, tanto ajudou e ajuda os negócios portugueses durante a crise pandémica, a evolução nos terminais de pagamento foi tremenda, mas algo manteve-se: a facilitação das transações comerciais.

O que é um Terminal de Pagamento Automático?

Na prática, um terminal de pagamento automático é um dispositivo que aceita cartões bancários portugueses e estrangeiros para pagamentos eletrónicos fazendo a recolha dos elementos desses mesmos cartões para autorização da operação e recolha de elementos de transação para processamento.

Para além da recolha e autorização da operação, o terminal possibilita ainda a autenticação do cliente pela digitação de código secreto ou solicitação de assinatura do titular e a impressão de talões comprovativos.

Como funciona o Terminal de Pagamento Automático?

O funcionamento, como negócios e clientes já tiveram ocasião de presenciar numa ou em outra altura da vida é extremamente simples.

No momento do pagamento de um produto ou serviço, o cliente utiliza o seu cartão e realiza a operação de autenticação no TPA dando, desta forma, ordem de liquidação do produto ou serviço que pretende adquirir.

Após este primeiro passo, todos os seguintes passos passam-se à velocidade da luz:

  1. a informação é transmitida pelo adquirente (cliente) ao emissor do cartão, pedindo autorização para a conclusão da operação;
  2. posteriormente à autorização, o adquirente paga ao comerciante e “cobra-lhe” a taxa de serviço;
  3. o emissor do cartão cobra ao titular do cartão o valor da transação.

Pode parecer complicado, mas não é. Como referimos, toda esta operação processa-se em poucos segundos e mais rápido se torna se se tratar de um TPA Contactless, dado que nestes dispositivos, o cliente só tem que aproximar o seu cartão ou smartphone contactless do terminal para que a transação seja concluída com sucesso.

Vantagens do Terminal de Pagamento Automático

Já afloramos algumas das vantagens de uma solução TPA, mas existem muitas mais. A saber:

  • facilidade nos pagamentos para clientes (não é necessário inserir código pessoal em pagamentos até €50) e para empresas (os pagamentos são transferidos eletronicamente para a conta da empresa);
  • mais eficiência no recebimento, evitando os cheques com assinaturas falsas ou sem provisão;
  • fluidez nas transações com crédito em conta no dia útil seguinte;
  • maior segurança, com menos dinheiro em caixa;
  • mais simplicidade, com menos depósitos bancários realizados e trocos em mão;
  • não só transmitem uma imagem de modernidade e inovação, como vão ao encontro dos novos hábitos e consumo e pagamento.

Terminal de Pagamento Automático – Soluções REDUNIQ

  • REDUNIQ Easy

O REDUNIQ Easy, é um TPA gratuito sem taxas nem comissões e que permite aos negócios passarem não só a aceitar pagamentos com cartões de crédito e débito, das marcas Visa, Mastercard, Visa Electron, VPay, Mastercard e Maestro, como também usufruir de mensalidades fixas e da solução DCC – Conversão de Moeda que oferece aos clientes estrangeiros pagarem na sua moeda de origem.

Desenvolvido a pensar nos negócios que nunca aceitaram pagamentos por cartão ou que aceitam poucas transações por mês, o REDUNIQ Easy apresenta-se também como um precioso auxiliar na gestão do negócio dado que fornece acesso gratuito à Área do Comerciante REDUNIQ, onde o agente económico pode consultar as suas transações, documentos financeiros e outras informações.

  • REDUNIQ Smart (TPA Contactless)

Tendo por base a tecnologia NFC (Near Field Communication), este terminal de pagamento Android permite que o contactless entre em ação para a realização de transações sem introdução do cartão no terminal, bastando para tal a aproximação do cartão ao respetivo leitor.

O REDUNIQ Smart, além de permitir pagamentos por cartão ou smartphone, com contactless, chip, MB Way ou Apple Pay, este terminal Android dá aos agentes económicos a possibilidade de desenvolverem apps de gestão à medida do seu negócio e das necessidades dos seus clientes no próprio TPA conferindo a toda a sua estrutura empresarial um mobilidade e flexibilidade inigualável.