NFC: o que é e como funciona nos pagamentos?

A tecnologia NFC está mais perto de nós do que imaginamos.

Fazer pagamentos contactless através de cartões, smartphones ou smartwatches, abrir portas com cartões ou certificar credenciais são algumas das utilizações mais recorrentes desta tecnologia, mas saberá o que é o NFC e porque é que é tão importante nos novos meios de pagamento?

NFC: o que é?

Near Field Communication (algo como Comunicação de Campo Próximo) são as palavras que se escondem por detrás desta sigla que, na prática, dá corpo a uma tecnologia que permite que dois dispositivos sem fios separados por uma curta distância comuniquem automaticamente entre si apenas pelo simples ato de os aproximar.

Esta comunicação pode parecer algo próprio do universo mágico, mas não é, tudo tem a ver com radiofrequência que, a partir da faixa de 13,56 MHz, com a taxa de transmissão de dados a variar entre os 106, 212 e 424 Kb/s (kilobits por segundo) permite a troca de dados.

A transmissão de dados por NFC pode ocorrer de duas formas: ativa ou passiva.

Transmissão de dados NFC ativa

Enquanto no caso da transmissão ativa ambos os dispositivos geram um sinal de radiofrequência, como acontece num pagamento contactless entre um smartphone e um TPA.

Transmissão de dados NFC passiva

No caso da transmissão passiva, só um dos dispositivos gera o sinal de radiofrequência, como acontece num pagamento entre um TPA e um cartão contactless (elemento passivo).

Para além de cartões de crédito/débito, smartphones e terminais de pagamento com tecnologia contactless, dispositivos como smartwatches, pulseiras inteligentes, tablets, cartões de transporte ou cartões de identificação, desde que neles seja possível instalar um chip NFC, também podem ser considerados “dispositivos NFC”.

Quanto à distância necessária para que estes dispositivos possam estabelecer uma conexão e trocar dados entre si sem que qualquer tipo de perigo de “conexão acidental”, ela ronda os 10cm no máximo. Por exemplo, no caso de um pagamento num TPA por cartão contactless, recomenda-se que a distância entre estes dispositivos seja menor do que 4cm. Aproveitando este exemplo, veremos, de seguida, como é que funciona, na prática, um pagamento NFC.

Como funciona o pagamento NFC?

Como já afloramos no ponto anterior, uma das aplicações mais interessantes da tecnologia NFC acontece nos pagamentos, especialmente nos pagamentos contactless.

Quer seja através de uma carteira digital como a Google Pay, a Apple Pay ou o MB WAY ou através de cartão contactless, é hoje possível pagar um bem ou serviço se do lado do retalhista/serviço público for disponibilizado um terminal de pagamento automático contactless.

O processo é muito simples, rápido e seguro.

No caso de um cliente com uma carteira digital instalada no seu smartphone que quer pagar contas com ele, só terá de adicionar um cartão de crédito/débito à aplicação e aproximar o smartphone do terminal do vendedor.

Poucos segundos depois da aproximação, a transação será concluída e o cliente receberá no seu smartphone todos os dados relativos à operação que acabou de fazer. Tudo isto sem ser necessário fornecer quaisquer dados ao vendedor, uma vez que a carteira digital irá fazer a intermediação do pagamento.

O processo é semelhante com um cartão de crédito/débito contactless. Após o vendedor inserir o valor do pagamento no TPA físico (também contactless, relembre-se), o cliente só tem de aproximar o cartão do terminal e, em poucos segundos, a transação fica concluída.

De notar que, em Portugal, cada pagamento contactless tem um limite máximo de 50 euros. No caso de pagamentos consecutivos também existe um limite em que o cliente pode fazer sem inserir o PIN (máximo 150 euros ou a 5 transações contactless consecutivas).

Caso o cliente atinja o limite de transações consecutivas sem introduzir o PIN transações só poderá voltar a fazer uma operação contactless depois de um pagamento em que insira o PIN.

Pagar com NFC em Portugal

Em Portugal, os pagamentos NFC por contactless estão rapidamente a ganhar terreno.

De acordo com o relatório REDUNIQ Insights sobre a evolução do panorama transacional no nosso país no primeiro semestre deste ano,

“cerca de 3 em cada 4 compras com cartão (74%) foram efetuadas utilizando a tecnologia contactless”

percentagem que leva a que o peso dos pagamentos por TPA com recurso a meios contactless represente já 55% do total de faturação dos negócios ligados ao sistema REDUNIQ.

Terminais de pagamento inovadores que usam tecnologia NFC

Face a esta inquestionável tendência de pagamento que torna o contactless o meio preferido de cada vez mais consumidores portugueses, torna-se indispensável que os negócios procurem adaptar os seus meios de pagamento a estes novos hábitos de consumo introduzindo terminais de pagamento inovadores.

Esse é o caso do TPA Android REDUNIQ Smart que, além de permitir que negócio aceite pagamentos contactless com cartão, chip, MB Way, Google Pay e Apple Pay, traz incorporadas um conjunto de apps de gestão que auxiliam os negócios e lhes permitem ser totalmente móveis e digitais.

Além deste,  o terminal REDUNIQ Easy, sem comissões ou períodos de fidelização, permite aceitar pagamentos contactless, sem a preocupação de existirem várias taxas. Por um valor mensal ajustado aos negócios, recebem um terminal gratuito e podem aceitar pagamentos com cartões de crédito e débito, nacionais e internacionais, contactless, MB Way, Google Pay e Apple Pay. Permitindo aos retalhistas usufruírem de mais uma forma de aumentarem as vendas e, consequentemente, a sua faturação.