Pagamentos por QR Code: o que são e como funcionam?

Longe vão os tempos em que os pagamentos estavam resumidos a notas, moedas e o ocasionalmente cheques.

Depois de os cartões de débito/crédito terem inaugurado uma nova era nos pagamentos no final do séc. XX, o novo século, fruto da entrada em cena da tecnologia digital, trouxe consigo meios de pagamento que nem nos melhores sonhos alguém poderia imaginar que seriam possíveis.

Um dos grandes autores deste desenvolvimento dá pelo nome de NFC (Near Field Communication), uma tecnologia que permite a troca de informações sem auxilio de qualquer cabo de ligação e de forma segura entre dois dispositivos compatíveis que se encontrem próximos um do outro.

Daqui nasce o contactless, meio de pagamento fundamental hoje em dia e que permite que os pagamentos presenciais com cartão, smartphone ou um qualquer wearable se possam realizar, desde que do lado do retalhista exista um terminal de pagamentos compatível isto é, um TPA contactless.

Se o contactless já representa, segundo o REDUNIQ Insights, mais de 50% da faturação dos negócios portugueses, outras tecnologias têm vindo a fazer o seu caminho na área dos pagamentos presenciais, como é o caso das carteiras digitais e, mais recentemente, do código QR Code.

O que são os pagamentos por QR Code?

Diminutivo para “Quick Response Code” (Código de Resposta Rápida), o QR Code é uma espécie de código de barras bidimensional de forma quadrangular composta por uma matriz de quadrados mais pequenos que albergam grandes quantidades de informações.

Como esta informação é encriptada, hoje em dia já é utilizada enquanto forma de pagamento pela sua segurança.

Através da leitura deste código, gerado no terminal de pagamento automático do agente económico, os clientes efetuam o seu pagamento de forma rápida e simples pela mera aproximação do seu smartphone.

Contudo, nem todos os terminais possuem esta funcionalidade.

Pagamentos em físico e online por QR Code

É aqui que entra o inovador TPA REDUNIQ Soft, primeira solução de pagamento NFC Android do mercado que permite aos retalhistas receberem pagamentos por QR Code de forma simples, rápida e segura em qualquer lugar e a qualquer hora.

TPA REDUNIQ Soft

Ao transformar o seu smartphone num terminal de pagamentos profissional, o terminal digital REDUNIQ Soft irá dar-lhe uma mobilidade e flexibilidade extra na gestão do seu negócio, já que permite receber pagamentos por QR Code, Contactless, MB WAY e Wallets em qualquer lugar, onde quer que esteja o seu negócio e sem ter de pagar uma mensalidade por um TPA físico.

Todo o funcionamento desta nova solução de pagamento REDUNIQ é simples.

Depois da adesão e para poder começar a receber pagamentos dos seus clientes, basta instalar a aplicação REDUNIQ Soft no smartphone ou tablet e, imediatamente o seu dispositivo móvel transforma-se um TPA totalmente móvel e digital.

Como funciona o pagamento QR Code no REDUNIQ Soft?

Como referimos, o modo de funcionamento do REDUNIQ Soft é extremamente simples, quer para o retalhista, quer para o cliente.

Imagine que tem uma drogaria e um seu cliente encomendou 10 sacos de cimento. Como o cliente fez a encomenda por telefone, ao entregar a encomenda ao cliente, este pode pagar através do smartphone do retalhista, por QR Code, com a aplicação MB WAY. Tudo o que o estafeta tem de fazer é mostrar o QR code ao cliente, para que o próprio possa fazer scan ao código.

 

Para explicar passo a passo:

Passo 1: Introduza o montante a pagar pelo cliente na aplicação;

Passo 2: Escolha o método de pagamento desejado, por QR Code;

Passo 3: O cliente faz o scan do QR Code na App MB WAY;

Passo 4: Receba o dinheiro do cliente na sua conta.

 

Como se percebe, o REDUNIQ Soft dá ao seu negócio uma mobilidade extra e simplifica os processos de pagamento e gestão, mas há mais vantagens. A saber:

  • Aceitar pagamentos por dispositivo móvel via NFC, QR Code, número de telemóvel ou Contactless de forma simples e segura, sem precisar de um TPA físico;
  • Aceitar pagamentos em qualquer lugar, esteja onde estiver o seu negócio;
  • Possibilidade de aceder à aplicação no seu smartphone ou tablet;
  • Serviço mais digital, sem necessidade de impressão de talões, logo mais sustentável;
  • Pagamentos simplificados através de cartões de crédito e débito, nacionais e internacionais, por contactless, e ainda MB WAY e Wallets digitais;
  • Sem necessidade de equipamento extra;
  • Possibilidade de devoluções remotas.

 

O REDUNIQ Soft não é, contudo, a única solução REDUNIQ para receber pagamentos por QR Code, temos também a solução REDUNIQ E-Commerce.

REDUNIQ E-commerce

Para os retalhistas que detêm negócios físicos e online em áreas tão diversas como o vending, a venda ambulante ou a restauração, através da solução REDUNIQ E-Commerce, estes podem gerar QR Codes estáticos no backoffice e coloca-los nas máquinas de vending, outdoors de divulgação de eventos, em folhetos promocionais ou para simularem um corredor de artigos.

Por exemplo, o cliente vê um folheto promocional do seu restaurante em que são apresentados os vários pratos à disposição, com os QR Codes associados a cada produto, e que podem ser entregues ao domicílio e decide encomendar uma refeição.

Para tal, basta que o cliente abra a app MB WAY e selecione Pagar com MB WAY. De seguida, lê o QR Code, revê a informação da compra, preenche a morada de entrega onde irá receber a comida e confirma o pagamento MB WAY.

De notar que, o QR Estático, não serve apenas para pagamentos.

Entre outras coisas, o QR Estático também pode ser utilizado para promoção de artigos, eventos ou promoções.

Tipos de pagamentos por QR Code

Por fim, e de forma sucinta, os pagamentos por QR Code podem ser realizados de três formas distintas:

  • Digitalização

Com o smartphone, o consumidor digitaliza o QR Code que o retalhista lhe exibe relativo aos produtos ou serviços que adquiriu e clica na opção de finalizar o pagamento.

  • O retalhista digitaliza o QR Code

Depois de contabilizado o valor a pagar, o consumidor abre a aplicação de pagamento por QR Code (onde constará os dados do seu cartão bancário) e o retalhista digitaliza o código para processar a transação.

  • Pagamento por aplicação móvel

Neste última forma de pagamento por QR Code, quer o cliente, quer o retalhista abrem a sua respetiva aplicação de pagamento.

Posteriormente, o cliente utiliza a sua aplicação para fazer a leitura do QR Code que foi gerado com o valor das compras na aplicação do retalhista, confirma o montante e finaliza a operação.