O Google Pay chegou a Portugal. A notícia era há muito esperada, mas a sua utilização não será generalizada. A entrada do serviço de pagamentos Google Pay será apenas mais uma funcionalidade que os clientes das aplicações de finanças pessoais terão ao seu dispor.

Em termos práticos, isto significa que, embora a aplicação Google Pay não esteja disponível em Portugal, os clientes desses bancos aderentes vão poder usar o Google Pay nas suas compras online e em quaisquer lojas físicas onde os pagamentos com tecnologia contactless com Visa e Mastercard sejam aceites.

Google Pay chegou a Portugal

Google Pay: como funciona?

Porém, antes de fazê-lo, os consumidores devem adicionar um cartão ao Google Pay. O processo é simples. Basta acederem à aplicação do seu banco e clicarem em “Adicionar ao Google Pay”. Assim que o processo de integração estiver concluído, os utilizadores podem começar imediatamente a fazer pagamentos com o seu smartphone.

A entrada no mercado português, ainda que a “meio-gás”, deste serviço de pagamentos focado nos utilizadores do sistema operativo Android tem um objetivo muito claro: proporcionar aos consumidores uma experiência de pagamento simples, rápida, conveniente e segura.

Este objetivo não é descabido. A crescente utilização da tecnologia contactless pelos consumidores nos pagamentos das suas compras e serviços (o contactless representa já 34% do total de pagamentos em Portugal, dados REDUNIQ Insights) e a digitalização dos mais variados domínios da sociedade, em particular a ascensão do e-commerce, abriu campo ao desenvolvimento de soluções de pagamento cada vez mais adaptadas a estas novas tendências de consumo dos portugueses.

Desmaterialização dos pagamentos no comércio tradicional

O advento dos pagamentos contactless ou online como o Google Pay são a afirmação de que a desmaterialização dos pagamentos veio para ficar. Ora, isto exige que os comerciantes acompanhem tecnologicamente os consumidores e lhes disponibilizem meios de pagamento compatíveis com esta tendência.

É o que acaba por fazer a REDUNIQ com a oferta de soluções para a aceitação de pagamentos contactless no Retalho tradicional através do seu TPA Contactless Android REDUNIQ Smart ou, no caso dos pagamentos online em e-commerce, do REDUNIQ@Payments ou do serviço de “Pagamento por referências MB”.

Todo o seu negócio num terminal

Concebido a pensar neste novo paradigma, o REDUNIQ Smart é um inovador terminal contactless que permite ao comerciante capitalizar não só a introdução da funcionalidade Google Pay no mercado português, como agilizar a gestão do seu próprio negócio ao dar-lhe a oportunidade de desenvolver e integrar apps no TPA. Tudo isto a partir de um único terminal.

Totalmente móvel e adaptável, este terminal de pagamentos Android além de oferecer aos consumidores uma experiência de compra mais completa ao proporcionar-lhes a consulta dos produtos ou serviços disponíveis e efetuar o pagamento por cartão contactless, ou através do smartphone com MB Way, Apple Pay ou Google Pay de forma rápida e segura, mostra-se de particular mais-valia para os comerciantes ao permitir-lhes gerir online e em tempo real aos seus sistemas Backoffice, de compras e fornecedores, ou ter acesso a apps que lhe permitam acompanhar e gerir o seu negócio.

Pagamentos diferenciados em plataformas de e-commerce

Como referimos, a funcionalidade Google Pay e serviços similares não têm apenas um lugar de destaque nos pagamentos presenciais. Com o florescimento do e-commerce e das compras online, o consumidor vê nestas “carteiras virtuais” a solução ideal para finalizarem as suas transações digitais.

Isto leva a que, à semelhança dos comerciantes tradicionais, quem faz vendas à distância pela Internet procure garantir a oferta de meios de pagamento diferenciados que tenham em consideração as necessidades e exigências do cliente contemporâneo.

Uma dessas exigências é o pagamento por referência multibanco. Esta é a solução preferida de cerca de 80% dos consumidores portugueses que compram online e, como tal, a sua disponibilização por parte do comerciante transforma-se numa quase “obrigação”.

É com o intuito de ajudar quem vende à distância que surge o Pagamento de Serviços, que permite ao comerciante gerar referências Multibanco, ou emitir pagamentos por MB Way de forma fácil e automática.

Quem faz vendas online pode optar pela integração deste método de pagamento no seu site ou caso não disponha de loja online, como quem vende através de marketplaces das redes sociais, a funcionalidade Pagamento de Serviços dá-lhe a possibilidade de aceitar pagamentos, utilizando uma entidade, referência através do portal da REDUNIQ.

Para além desta nova funcionalidade, os negócios online têm ainda à sua consideração o REDUNIQ@Payments. Destinado a comerciantes que não tenham uma loja virtual e que não estejam orientados para a venda de produtos em massa, esta solução permite-lhes a aceitação de pagamentos por cartão, MB Way, e-mail, SMS ou WhatsApp de forma simples, prática e segura.

O processo é simples. Esta solução disponibiliza uma plataforma onde o comerciante cria um link de pagamento que pode ser enviado ao cliente por email, SMS ou WhatsApp. O cliente recebe o link, clica, e vai para uma página segura REDUNIQ o que lhe garante que o comerciante não tem acesso aos dados do cartão em nenhuma fase do pagamento.

Assim que o pagamento for realizado, o comerciante será notificado e poderá proceder, então, à expedição do produto ou concretização do serviço.