Serviço Tax Free nos terminais REDUNIQ Smart

Fruto de uma parceria entre a REDUNIQ e a Global Blue, líder mundial na gestão de operações Tax Free, a partir de agora os negócios vão poder passar a emitir os formulários Tax Free nos seus terminais de pagamento REDUNIQ Smart.

Enquadrado na estratégia de apoio à digitalização dos negócios portugueses que a REDUNIQ tem levado a cabo ao longo dos últimos anos, a instalação da aplicação Tax Free num terminal totalmente móvel, digital e adaptável às especificidades de cada setor de atividade, como é o caso do REDUNIQ Smart, vai permitir que as empresas não só tenham uma maior facilidade na gestão integrada dos seus negócios e poupem tempo e recursos (os formulários em papel são substituídos pela comunicação digital), como também trará uma maior conveniência a toda a experiência de compra e reembolso de IVA, uma componente muito apreciada pelos turistas que visitam Portugal.

Tax Free: o que é?

Numa tradução livre, “tax free” significa “livre de impostos” e, na prática, consiste num benefício que pode ser usufruído em Portugal por cidadãos residentes fora da União Europeia, permitindo-lhes obter o reembolso do Imposto de Valor Acrescentado (IVA) de compras realizadas em território nacional.

Para alguém beneficiar do Tax Free terá ainda que cumprir os seguintes quatro requisitos:

  • Deve ter residência fiscal fora da União Europeia;
  • As suas compras não devem ser de natureza comercial;
  • O valor de cada compra, por fatura, deve ser igual ou superior a 50€ (líquido de imposto);
  • Deve sair da EU com os bens na bagagem pessoal até ao 3º mês seguinte à compra.

Assim, os turistas, que são o público-alvo deste benefício, podem comprar produtos Tax Free nas lojas assinalados com o autocolante “Tax Free”.

Tax Free: como aderir?

Se, até aqui, um negócio que pretendesse disponibilizar o serviço Tax Free aos seus clientes internacionais tinha que disponibilizar pagamentos por TPA no seu estabelecimento e contratar o serviço junto de uma das empresas que disponibilizam o Tax Free em Portugal, como é o caso da Global Blue. Agora, com a parceria entre REDUNIQ e a Global Blue, o processo tornou-se ainda mais simples, dado que com o TPA Android REDUNIQ Smart passa a dispor, automática e gratuitamente, do serviço TAX Free.

Caso o seu negócio pretenda aderir a este serviço, contacte-nos atraves do 21 313 29 15, do e-mail reduniq.comercial@unicre.pt ou contacte o seu gestor comercial. Após a adesão, está pronto para divulgar o Tax Free no seu estabelecimento.

Como funciona a Tax Free em Portugal?

Depois de entrar numa loja com o autocolante “Shop Tax Free”, o turista deve informar o funcionário de que pretende esse serviço no momento da compra. Para tal, terá que apresentar o passaporte ou outro documento que seja oficialmente reconhecido como válido, de modo a confirmar que reside fora da União Europeia.

Se, até agora, o funcionário tinha, neste ponto, de entregar um formulário para preenchimento, com a app Tax Free no terminal de pagamento REDUNIQ Smart, este passo, bem como a emissão do formulário, passa a decorrer de forma inteiramente digital.

O formulário que, graças à parceria entre a REDUNIQ e a Global Blue, o turista pode guardar no seu smartphone bem como efetuar toda a gestão do seu reembolso, nomeadamente associar um cartão de crédito para um reembolso automático.

DCC – Conversão de Moeda

A incorporação da app Tax Free da Global Blue nos TPA Android REDUNIQ Smart não é, contudo, o único serviço para clientes estrangeiros que a REDUNIQ disponibiliza nos seus terminais de pagamento.

Prova disso é a funcionalidade DCC – Conversão de Moeda que a REDUNIQ disponibiliza aos negócios portugueses com loja física ou online e que vem permitir que, de forma transparente, informada e segura, os negócios possam passar a receber pagamentos na moeda de origem dos seus clientes, passando a aceitar pagamentos de clientes de todo o mundo, sem barreiras ou complicações, oferecendo assim ao consumidor a possibilidade de avaliar melhor a sua compra. Para além das vantagens para os clientes, também os negócios têm o plus de ainda receber uma receita adicional associada ao serviço, uma vez que a REDUNIQ partilha o “markup” com o negócio.

O funcionamento desta funcionalidade é extremamente simples. No ato de pagamento, o DCC – Conversão de Moeda reconhece a moeda de origem do Cartão Visa ou Mastercard do seu cliente e, caso o pagamento seja elegível para DCC, o valor é apresentado na moeda de origem e em euros, bem como a taxa de câmbio. No final, cabe ao cliente decidir em que moeda prefere pagar.