Pagamentos Eletrónicos em Portugal: tendências em 2024

Reflexo dos novos padrões de consumo e de uma maior exigência dos consumidores na hora de pagarem as suas compras, as marcas e negócios deverão estar preparadas para a adoção de novos meios de pagamentos eletrónico!

O que é um meio de pagamento eletrónico?

Um meio de pagamento eletrónico é aquele que permite, respetivamente, ao consumidor e negócio pagar e receber pagamentos em loja física e online. Entre os tipos existentes, destacam-se:

Acquirer

Quando um cliente paga uma compra com cartão, o adquirente (acquirer) é responsável por receber o dinheiro do banco do cliente e transferi-lo para a conta do retalhista.

Gateway de Pagamento

Um gateway de pagamento é o termo utilizado para descrever o interface que viabiliza o processamento e transmissão de dados de pagamento entre um negócio online, os clientes e os bancos.

Entre as formas de pagamento que estes meios disponibilizam encontram-se: o cartão de débito ou crédito, carteiras digitais, referências Multibanco, transferências bancárias e o MB WAY.

Tendências do sistema de pagamento eletrónico em 2024

Eis as três principais tendências em matéria de pagamentos em Portugal a que o seu negócio deve estar atento em 2024:

Parcelamento de Pagamentos 

Apesar de no Brasil e nos EUA o parcelamento de pagamento de compras ser uma prática corrente há vários anos, em Portugal é ainda uma novidade, mas que pode permitir-lhe conquistar mais clientes para a sua loja.

Como referimos, o TPA Android REDUNIQ Smart dá-lhe a possibilidade de instalar apps no terminal que o ajudem na gestão do seu negócio.

Uma delas é a nova app Parcela Já, uma solução desenvolvida entre a UNICRE e a Parcela Já.

Esta solução vem permitir aos negócios oferecer aos seus clientes uma maior flexibilidade na hora destes pagarem as suas compras, entre duas a seis prestações mensais sem juros e sem que isso represente qualquer encargo financeiro adicional. 

Disponível no REDUNIQ Smart, na altura do pagamento o cliente só tem de:

  1. Apresentar cartão do cidadão, cartão de crédito de que é titular e telemóvel
  2. Escolher a opção de pagamento da compra entre 2 a 6 prestações mensais (primeira prestação cobrada no momento), sendo que a prestação mínima é de 20€.

Tecnologia “Tap To Pay”

Uma das tendências para 2024 que acompanha a crescente digitalização e conveniências dos pagamentos, passa por uma maior popularidade de tecnologias de pagamento sem contacto, como o “Tap To Pay”.

Apesar de em Portugal este conceito não ser totalmente novo, com a constante evolução dos smartphones e wearables que suportam pagamentos NFC, espera-se que em 2024 a tecnologia “Tap to Pay” venha a ser consolidada com uma maior adesão por parte dos retalhistas, seguindo a trajetória semelhante à de outros países europeus.

Neste contexto, a REDUNIQ oferece a solução REDUNIQ Soft, que vem permitir ao seu negócio aceitar pagamentos sem necessitar de um TPA físico, de forma simples, segura e fácil, através de uma APP instalada no seu smartphone ou tablet, ficando assim o seu negócio apto para receber pagamentos por Contactless (através de cartão) e MB WAY, Google Pay, Apple Pay (QR Code, número de telemóvel ou NFC).

Com esta solução REDUNIQ, transforme o seu smartphone num terminal de pagamentos e passe a aceitar pagamentos em qualquer lugar, esteja onde estiver o seu negócio, sem qualquer mensalidade de TPA.

Pagamentos Contactless

Nos últimos anos, as notas e moedas têm dado lugar aos pagamentos cashless, nomeadamente aqueles que se processam através de TPA contactless.

Para além de permitir ao seu negócio oferecer pagamentos mais rápidos e seguros aos seus clientes, a presença de um terminal contactless nas suas instalações comerciais não só vai ao encontro dos hábitos de pagamento dos consumidores, como estimula o crescimento do ticket médio (valor gasto, em média, em cada compra).

Por exemplo, de acordo com o REDUNIQ Insights, os pagamentos com contactless têm já um peso de 56% na faturação dos negócios nacionais com 71% das transações a serem efetuados através desta tecnologia, percentagens que deverão crescer ao longo dos próximos anos, uma vez que o Banco de Portugal prepara-se para obrigar os estabelecimentos comerciais a oferecerem e aceitarem, pelo menos, um meio de pagamento eletrónico. 

De forma a ajudar o seu negócio a acomodar esta mudança nos padrões de pagamento dos portugueses em 2024, a REDUNIQ oferece-lhe entre outras, as seguintes soluções,

  • A primeira delas é o REDUNIQ Easy, um terminal de pagamentos, onde paga um valor mensal ajustado ao seu negócio, sem custos de adesão, nem período de fidelização ou receita mínima, e que lhe permite aceitar pagamentos  com cartões de crédito e débito (marcas Visa e Mastercard) por Contactless, PIN e MB WAY.
  • Já se o seu negócio apresentar uma elevada faturação, a solução REDUNIQ passa pelo REDUNIQ Smart, um TPA físico que, além de permitir que um negócio aceite pagamentos contactless com cartão Visa e Mastercard, por chip, MB Way, Google Pay e Apple Pay, traz incorporadas um conjunto de apps de gestão que o vão auxiliar na gestão do fluxo de caixa e permitir que o seu negócio seja totalmente móvel e digital.

Transferências bancárias feitas apenas com o número de telemóvel

Se, até agora, só os utilizadores de MB WAY podiam fazer uso do seu número de telemóvel para realizar transferências de dinheiro, a partir de 2024 todos os clientes bancários vão estar abrangidos por esta medida.

Assim, no pagamento de uma compra por transferência, vai bastar digitar o número de telemóvel do beneficiário ao invés do IBAN.