Tap on Phone: quais os principais benefícios para o seu negócio?

O mundo dos pagamentos está a mudar à velocidade da luz.

Pagamentos contactless, pagamentos online e carteiras digitais, são excelentes exemplos dessa mudança, uma mudança que, alem dos desafios, traz também grandes oportunidades de negócio.

Um desses desafios dá pelo nome de tap on phone e, recentemente, conheceu desenvolvimentos em Portugal, primeiro com a apresentação da “Estratégia Nacional para os Pagamentos de Retalho 2025” pelo Banco de Portugal e, posteriormente, com o lançamento do REDUNIQ Soft, uma solução que promete revolucionar a forma como os negócios podem receber pagamentos.

O que é o Tap on Phone?

Na prática, o Tap On Phone (ToP) é uma tecnologia que transforma o smartphone ou tablet de um negócio num verdadeiro TPA físico capaz de receber pagamentos por NFC, pagamentos por QR Code ou pagamentos por Contactless, a qualquer hora do dia e em qualquer lugar.

Para que isto aconteça, o agente económico tem de instalar uma aplicação de pagamento no seu smartphone que, uma vez ativada, lhe permite passar a receber pagamentos por MB WAY, por contactless, Google Pay ou Apple Pay, por aproximação ao telemóvel.

Mais rápido, móvel e acessível (não exige, por norma, o pagamento de uma mensalidade), as soluções tap on phone, como é o caso do REDUNIQ Soft, apresentam-se como a solução ideal para os negócios que pretendam agilizar as suas operações e tornarem-se mais móveis e digitais.

Estas e outras vantagens, que mais à frente neste artigo sistematizaremos, fizeram com que o Banco de Portugal incluísse na sua “Estratégia Nacional para os Pagamentos de Retalho 2025” a vontade de, até 2025, os negócios portugueses dinamizarem

“soluções de pagamento tap-to-phone e similares que permitam que, a partir de um smartphone, o retalhista possa receber pagamentos contactless, QR Code e NFC”

REDUNIQ Soft: a inovadora solução tap on phone que leva o seu negócio a todo o lado

Se o Banco de Portugal pede inovação e dinamização, a REDUNIQ responde com o REDUNIQ Soft, solução que vem permitir que os negócios portugueses aceitem pagamentos por QR Code, NFC ou Contactless onde e quando necessitarem.

 

Em traços gerais, ao contratualizar este serviço e instalar a app REDUNIQ Soft no seu smartphone ou tablet, transformando-o num verdadeiro sistema POS Android, os negócios ficam prontos a receber, de forma imediata, pagamentos dos seus clienets através de cartão contactless, MB WAY, Google Pay, Apple Pay, QR Code, número de telemóvel ou NFC.

Para que o pagamento aconteça, depois da instalação e ativação da app REDUNIQ Soft, terá de:

  1. Inserir o montante a pagar pelo cliente na aplicação;
  2. Selecionar o método de pagamento desejado (QR Code & NFC, Número de telemóvel ou Contactless) e o dinheiro irá ser debitado na sua conta;
  3. Autenticação e emissão de recibo de pagamento. No final, pode enviar o recibo de pagamento por e-mail ao seu cliente.

Tap on Phone: principais benefícios para os negócios

A inclusão de uma solução tap on phone no seu negócio vai trazer-lhe uma série de benefícios, entre os quais se encontram:

  • Receber pagamentos no smartphone através de NFC, QR Code, número de telemóvel ou Contactless de forma segura, sem necessitar de um TPA;
  • Sem necessidade de equipamento extra, a instalação da aplicação REDUNIQ Soft é tudo quanto precisa para receber pagamentos por smartphone;
  • Passa a aceitar pagamentos a qualquer hora do dia e em qualquer lugar;
  • Não tem mensalidade de TPA;
  • Por ser um serviço mais digital, poupa-lhe a necessidade de impressão de talões, já que o recibo é enviado por e-mail;
  • Devoluções remotas;
  • Possibilidade de personalização dos perfis dos seus clientes; 
  • Backoffice Gestão.