A nova geração de TPAs: o que muda para comerciantes e clientes?

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Nos últimos anos, novas tecnologias e softwares têm servido de base ao desenvolvimento de uma nova geração de TPAs que promete uma mudança de 180º graus na forma como se efetuam e se recebem pagamentos no retalho.

A nova geração de TPAs: o que muda para comerciantes e clientes?

Do IBM 360 (1970), primeiro TPA da história, passando pela possibilidade de um negócio aceitar pagamentos em TPA móveis (1977) e pela primeira rede de retalhistas equipados com terminais de pagamentos automáticos em Portugal (1986), muita coisa mudou no universo dos TPAs ao longo dos anos e uma nova revolução está no horizonte.

O que define a nova geração de terminais de pagamento (TPAs)?

A primeira palavra que pode ser associada às novas tecnologias TPA é, sem dúvida, personalização: personalização da oferta e dos tipos de pagamento que um negócio coloca ao dispor dos seus clientes.

Longe vão os tempos em que poder pagar com um cartão era o pináculo da evolução dos terminais de pagamento. Hoje em dia, porém, existe uma vasta panóplia de meios de pagamento ao serviço dos consumidores, como pagamentos contactless com cartão ou pagamentos totalmente digitais através de e-wallets ou MB WAY.

Esta desmaterialização dos pagamentos caminha de braço dado com a desmaterialização dos próprios TPA físicos, como é o caso do REDUNIQ Soft, uma app que permite transformar o seu smartphone ou tablet num verdadeiro POS Android capaz de aceitar pagamentos por NFC, contactless ou QR Code em, virtualmente, qualquer altura e qualquer lugar.

Além da maior variedade de tipos de transação, as novas tendências de pagamento para comerciantes caraterizam-se por incluírem aplicações móveis que fazem do TPA não só um instrumento para aceitar transações, mas, sobretudo, uma verdadeira ferramenta de gestão empresarial.

Benefícios dos novos TPAs para os comerciantes

O objetivo do desenvolvimento de novos TPAs mais móveis e digitais, como o caso do REDUNIQ Smart é, como se pode perceber, ajudar os retalhistas a melhorarem a performance do seu negócio e o serviço prestado ao cliente.

Entre essas vantagens, contam-se:

  • Aceitação de pagamentos com cartões (nacionais e internacionais) através de chip, contactless, Google Pay, Apple Pay e MB WAY, QR Code e NFC;

  • Acesso e visualização das transações realizadas no ecrã do terminal;

  • Oferta de aplicações de gestão em sintonia com a natureza do seu negócio;

  • Possibilidade de proceder a devoluções sem a presença do cartão;

  • Envio do recibo e/ou fatura para o email do cliente;

  • Personalizar o recibo de acordo com as necessidades do cliente;

  • Envio da informação de fecho do terminal para email ou impressão, por forma a facilitar a gestão financeira dos negócios através do terminal;

  • Back-office para gestão de funcionalidades como fecho remoto, devolução, histórico de transações, entre outras.

  • Aceitar pagamentos em qualquer lugar, esteja onde estiver o seu negócio;

  • Possibilidade de aceder ao terminal a partir do seu smartphone ou tablet;

  • Acesso a um serviço mais digital, sem necessidade de impressão de talões, logo mais sustentável;

  • Mensalidade acompanha a faturação do seu negócio;

  • Possibilidade de os clientes pagarem com cartão na sua moeda de origem com o serviço DCC – Conversão de Moeda e parcelarem os seus pagamentos em prestações sem juros.

Como os TPAs modernos melhoram a experiência do cliente?

Como já referimos no início deste artigo, o cliente está no centro do desenvolvimento dos TPA de nova geração.

Ao oferecerem-lhe uma ampla gama de métodos de pagamento alinhados com as suas necessidades e hábitos de consumo, estes terminais asseguram que toda a experiência de pagamento seja o mais confortável, familiar, rápida e simples possível para o cliente.

Além disto, estes TPA, ao oferecerem aplicações que, entre outras coisas, permitem, por exemplo, o parcelamento de pagamentos das compras dos clientes entre 2 a 6 prestações mensais sem juros diretamente no seu Terminal de Pagamento ou online, através da solução Parcela Já com UNICRE, asseguram uma melhor gestão da vida pessoal e financeira do cliente e oferecem-lhe uma maior flexibilidade na hora de pagarem as suas compras e até no momento de pedirem a devolução do seu dinheiro.

Mais recentemente, estes os Terminais da REDUNIQ passaram a permitir receber pagamentos com PIX, um dos métodos de pagamento mais utilizados no Brasil e que chegou a Portugal através da parceria entre a UNICRE e o Braza Bank, para facilitar as transações dos mais de um milhão de turistas brasileiros que visitam anualmente o nosso país.

Como preparar o seu negócio para a nova geração de TPAs?

Para preparar o seu negócio para esta nova vaga de terminais de pagamentos automáticos, é importante ter em atenção várias variáveis, tais como:

  • a natureza da sua atividade
  • o nível de faturação mensal
  • as preferências de pagamento dos seus clientes
  • a segurança
  • os custos que pode, ou não, ter com o TPA

Por exemplo, se o seu negócio tem uma faturação mensal reduzida, poderá beneficiar de tudo o que um TPA de última geração lhe poderá oferecer.

Com o REDUNIQ Easy, um terminal de pagamento pensado para negócios sazonais ou de baixo volume de faturação, com uma mensalidade fixa ajustada à faturação mensal do seu negócio, sem comissões, período de fidelização ou receita mínima, vem permitir que passe a aceitar pagamentos com cartões de crédito e débito (marcas Visa, Mastercard) através de PIN, Contactless e MB WAY.

Já se tem um negócio com grande afluência, p.e. no sector da Restauração, ou uma clínica veterinária que faz consultas ao domicílio e procura um método de pagamento que lhe ofereça, simultaneamente, mobilidade, simplicidade e serviços de gestão que facilitem o seu negócio, a solução poderá passar pelo terminal de pagamentos AndroidREDUNIQ Smart ou pela App REDUNIQ Soft que, como vimos, transforma o seu smartphone num terminal de pagamentos completamente móvel e, literalmente, digital.

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