Segundo os dados da Pordata, existem em Portugal cerca de 1,45 milhões de PMEs (Pequenas e Médias Empresas) que representam 99,9% do tecido empresarial luso, negócios que, pela sua dimensão, necessitam de apoios e soluções à medida das suas possibilidades económicas.
Isto é particularmente relevante quando falamos de empresas que fazem da venda ao público numa loja física ou online a sua atividade, uma vez que estas terão de lidar com os (quase sempre) problemáticos pagamentos.
Há, contudo, novos métodos de pagamento para pequenas empresas que estão a permitir que estes negócios tão importantes para a economia portuguesa reduzam os problemas sentidos no checkout (finalização da compra com o pagamento) dos seus clientes e, consequentemente, aumentem o número e valor das vendas efetuadas.
Que métodos são esses? É o que vamos ajudá-lo a descobrir já de seguida.
Métodos de pagamento mais eficazes para pequenas empresas
Com o Banco de Portugal, no seu Relatório dos Sistemas de Pagamentos, a dizer-nos que, em 2024, 89,5% (11,5 milhões de transações/dia) dos pagamentos foram efetuados com recurso a cartões (dos quais 56,7% tiveram influência da tecnologia contactless), as transferências imediatas registaram um aumento de 46,4% em quantidade e 47,2% em valor e o número de TPAs instalados cresceu 5,2% face a 2023, a conclusão é óbvia: o método de pagamento mais eficaz para lojas físicas são os TPAs Contactless.
Além de proporcionarem uma experiência de pagamento mais rápida e conveniente, os terminais automáticos oferecem pagamentos seguros para pequenas empresas que não só solidificam a confiança do cliente na loja, como também contribuem para o aumento do ticket médio, ou seja, o valor médio gasto em cada compra.
A tudo isto junta-se ainda um fator importante relacionado com os hábitos de consumo dos clientes, nomeadamente com os meios de pagamento que estes utilizam.
Regra geral, as mais inovadoras soluções de pagamentos digitais para negócios pequenos oferecem a possibilidade de os clientes pagarem através de PIN, cartões contactless, carteiras digitais e MB WAY, o que garante, à partida, que nenhuma transação deixa de se realizar por desfasamento entre a forma como o cliente costuma pagar as suas compras e os métodos de pagamento oferecidos.
Além destes, os pequenos negócios têm hoje à sua disposição soluções ainda mais diversificadas. Entre elas destacam-se o PIX, muito popular no mercado brasileiro pela sua rapidez e conveniência, o Parcela Já com UNICRE, que permite disponibilizar pagamentos fracionados e, assim, aumentar o poder de compra dos clientes, e soluções que transformam um smartphone num terminal de pagamento seguro e simples de usar.
Estas opções ampliam o leque de escolhas e tornam o processo de pagamento mais inclusivo e adaptado às preferências de cada consumidor.
Se, numa loja física, os métodos mais eficazes passam pela incorporação de um TPA Contactless, no caso do comércio eletrónico, universo em que cada vez mais pequenas empresas estão a apostar, os métodos são um pouco diferentes, ainda que, como veremos mais à frente, exista uma aproximação entre soluções de pagamento para e-commerce e pagamentos móveis para pequenas empresas.
No caso dos pagamentos online, o método mais usual de pagamento em sites são os gateways de pagamento. Na prática, um gateway de e-commerce é uma interface que viabiliza os processamento e transmissão de dados de pagamento entre o seu negócio online (com ou sem site), os clientes e os bancos.
Já no caso dos marketplaces, plataformas já preparadas para acolher negócios de venda online de pequenas dimensões, o método será diferente e poderá passar pelos pagamentos à distância por link em que, através do acesso a uma página segura do fornecedor de pagamentos, o negócio emite a fatura e a envia por SMS, WhatsApp ou e-mail ao cliente.
Como escolher o melhor método de pagamento para o seu negócio?

Agora que já tem uma noção mais concreta dos métodos de pagamento mais eficazes para a sua empresa, chegou a altura de responder à seguinte pergunta: como escolher o provedor de pagamento ideal?
Para que a sua escolha seja o mais assertiva possível, deve prestar atenção a estes 4 fatores:
Volume de faturação
O volume de faturação ajuda-o a determinar se, por exemplo, precisa de um TPA “light” em termos de custos operacionais ou se será mais produtivo apostar, por exemplo, no TPA Android Smart, capaz de aceitar não apenas uma ampla variedade de meios de pagamento tradicionais, mas também soluções como o PIX ou o Parcela Já com UNICRE, que facilitam a gestão do negócio e a vida dos clientes.
Canal de vendas
Como vimos, as soluções e os tipos de métodos de pagamento variam de acordo com o canal de vendas em que o seu negócio opera e é com base nisso que deverá realizar a sua escolha.
Abrangência de meios de pagamento
Nem todos os TPAs ou soluções de pagamento online lhe oferecem os mesmos meios de pagamento, razão pela qual deverá ter em mente que, no canal físico, os consumidores portugueses optam preferencialmente por pagar com cartão, carteiras digitais (Apple Pay ou Google Pay, por exemplo) e MB WAY, ao passo que, no canal online, tal acontece por via de cartões de crédito, carteiras digitais e MB WAY, que se encontram entre as soluções de pagamentos online mais eficientes.
Quanto mais abrangentes forem os meios de pagamento oferecidos, mais valor terá o seu serviço ao cliente.
Hábitos de pagamento dos clientes
Em linha com o que referimos no ponto anterior, a escolha do melhor método de pagamento deve considerar os hábitos de consumo dos seus clientes, de forma a oferecer-lhes a melhor experiência de compra possível e, assim, permitir-lhes aumentar a sua taxa de fidelização.
Vantagens de integrar pagamentos móveis para pequenas empresas
A inovação não tem limites e o desenvolvimento de pagamentos móveis para pequenas empresas é um belo exemplo de como a tecnologia e as novas formas e necessidades dos negócios atuais podem andar de mãos dadas.
Com o aumento das empresas de entregas ao domicílio e negócios sazonais, surge, igualmente, a necessidade de oferecer aos clientes métodos e meios de pagamento mais flexíveis que vão ao encontro de uns maiores conforto e conveniência.
É esse o caso da solução REDUNIQ Soft, que transforma um smartphone num POS Android capaz de aceitar pagamentos contactless, NFC e código QR a qualquer hora e em qualquer lugar.
Também, outro dos exemplos já referidos, são os pagamentos à distância por link em que, na prática, basta enviar um link de pagamento ao seu cliente e este, através do seu smartphone, procede ao pagamento da compra.
Ao integrar estas soluções de pagamento para start-ups e pequenos negócios, vai poder colher vários benefícios. Os principais são:
- O aumento das vendas de maior valor e do ticket médio;
- O aumento da taxa de fidelização;
- A garantia de maiores rapidez, conveniência e segurança nos pagamentos;
- A adequação às necessidades dos seus clientes, graças a um abrangente leque de meios de pagamento;
- A redução de custos;
- Uma melhor gestão das transações recebidas.
Como reduzir taxas de transação em métodos de pagamento
Todas as despesas contam quando falamos de PMEs. As taxas de transação em pequenos negócios podem ser um grande entrave não só em relação à solvência do negócio, como também à introdução de soluções transacionais de última geração.
Sensível ao impacto destas taxas na economia dos pequenos negócios, a REDUNIQ oferece ao mercado um TPA gratuito com mensalidade Easy.
Na prática, este terminal permite-lhe saber quanto vai pagar de acordo com a faturação do seu negócio e aceitar todos os tipos de pagamentos, entre os quais se contam os cartões, as carteiras digitais e o MB WAY.
Além disto, este TPA não tem custos de adesão nem período de fidelização, possibilitando-lhe aceitar pagamentos até 7.500 €/mês com qualquer cartão, sem taxas.
Em suma, escolher os métodos de pagamento certos é essencial para o crescimento das pequenas empresas. Ao apostar em soluções seguras, rápidas e flexíveis, garante uma experiência positiva para os clientes e reduz custos para o negócio.