Link de Pagamento: o que é, como funciona e quais os benefícios?

De acordo com a Associação do Comércio Eletrónico e da Publicidade Interativa (ACEPI), em 2021, 52% dos cidadãos residentes em Portugal fizeram compras online, valor que representa um crescimento de sete pontos percentuais (p.p.) face ao ano 2020 e que se traduz na maior subida anual desde que esta informação é recolhida.

Contudo, apesar destes números evidenciarem o bom momento do comércio eletrónico, a verdade é que o aumento da utilização do e-commerce acabou por “destapar” uma série de problemas associados a este tipo de plataformas, em especial aqueles relacionados com os meios de pagamento.

O aumento da atratividade do comércio eletrónico levou a que muitos empreendedores criassem negócios online sem site aproveitando os benefícios que os marketplaces das redes sociais (Instagram, Facebook, etc.) lhe ofereciam, contudo, esta estrutura de vendas mais leve e flexível acabou por levantar muitas questões em termos de pagamentos.

De forma a ajudar estes milhares de negócios (cafés, restaurantes, lojas de roupa, etc.) que pretendem vender sem site, a REDUNIQ criou o REDUNIQ@Payments, uma solução chave na mão que lhes permite receber pagamentos online por link através de e-mail, SMS ou WhatsApp, por referência Multibanco, MB WAY e com cartões Visa e Mastercard.

Em termos operacionais, de forma simples e segura, o @Payments disponibiliza uma plataforma, otimizada para smartphones e tablets, onde o negócio cria um link, que pode ser enviado por e-mail, SMS ou WhatsApp ao cliente. Quando o cliente recebe o link, este só tem de clicar para ser reencaminhado para uma página segura REDUNIQ garantindo, deste modo, que o vendedor não tem acesso aos dados do cartão em nenhuma fase deste pagamento por link.

Como se percebe, com o REDUNIQ@Payments é possível a quem vende online sem site aceitar pagamentos por link de pagamento, mas o que é, como funciona e quais os benefícios de um link de pagamento? É o que vamos descobrir de seguida.

O que é e como funciona um Link de Pagamento?

Como já pudemos perceber, um link de pagamento é uma solução de pagamento e-commerce para quem quer vender online sem site de forma simples e segura. E como funciona?

  1. Aquando do processo de checkout a plataforma de pagamento gera automaticamente um link, já personalizado com os itens que o cliente deseja adquirir e os dados para finalização da transação, que é enviado diretamente para o cliente, por e-mail, SMS ou WhatsApp, para que este proceda à realização da mesma por referência Multibanco, MB WAY ou com cartões Visa e Mastercard.
  2. Com o envio do link, o cliente não precisa de voltar à loja online e selecionar os produtos para finalizar a compra bastando-lhe clicar no URL enviada pelo negócio, inserir os dados de pagamento, entre os quais se contam as informações do cartão e dados pessoais, e concluir o pedido.
  3. Depois do pagamento finalizado, a negócio online recebe o valor da compra na conta registada no seu respectivo link de pagamento. Para além da simplicidade, este tipo de pagamento por link pode ser facilmente personalizado com a identidade do negócio, formas de pagamento e o tempo durante o qual o link ficará disponível.

De notar que, este tipo de pagamento por link é regido pelos padrões de segurança regulamentados pelo Banco de Portugal e pelas entidades emissoras do cartão.

Benefícios de um Link de Pagamento

Para além da facilidade e simplicidade dos pagamentos por link, este meio de pagamento traz ainda uma série de outras vantagens a quem vende online sem site:

  • Vender ativamente pelo WhatsApp, Instagram e Facebook

A primeira e mais óbvia vantagem de poder disponibilizar pagamentos por link é vender ativamente sem site aproveitando plataformas já previamente estabelecidas como é o caso do WhatsApp, Instagram ou Facebook.

Assim, ao invés de o cliente ter a necessidade de entrar no seu site profissional, adicionar os produtos ao carrinho e só depois concluir a compra, com este tipo de ferramenta, o seu negócio pode fazer a venda via link de pagamento, gerando um URL e enviando-o ao cliente através de uma mensagem.

Isto acaba por permitir-lhe oferecer uma melhor experiência de compra ao seu cliente e simplificar o ato de pagamento evitando, desta forma, que perda uma venda devido ao atrito (recondução do cliente ao site para efetuar o pagamento ou ultrapassagem de várias etapas até ao pagamento) na altura do checkout.

Por exemplo, no caso do WhatsApp, torna-se possível anunciar um produto já com um link de pagamento permitindo que os utilizadores concluam a compra rapidamente, aumentando, assim, o número de vendas realizadas.

  • Promover ofertas “relâmpago” em produtos específicos

Ao permitir comunicar diretamente com o cliente, o link de pagamento assume-se como o recurso ideal para fazer ofertas relâmpago e limpar produtos que se eternizam no stock, uma vez que, como referimos, a tecnologia por detrás desta ferramenta permite determinar quando a URL irá expirar.

Deste modo, o vendedor pode criar promoções com produtos selecionados e enviar um link para a sua base de clientes através de e-mail ou redes sociais.

Para além disto, de forma a evitar que o stock esgote e alguém encontre um produto indisponível, é possível configurar a quantidade de vezes que o link pode ser utilizado.

  • Recuperar de carrinhos de compras “abandonados”

Não raras vezes, quem entra numa plataforma de e-commerce acaba por encher o seu carrinho de compras, mas não finalizam o pedido. A isto chama-se “abandono do carrinho de compras” e está ligado a diversos fatores, nomeadamente a lentidão da página ou a falta de clareza nas informações e formulários de registo.

Apesar de ser uma prática comum, é possível dar-lhe a volta com um link de pagamento.

Como? Aliando o link de pagamento à estratégia de remarketing (fazer marketing junto da mesma pessoa), o seu negócio pode recuperar essas vendas, uma vez que permite o envio de novas mensagens de marketing para os seus clientes e possibilita a finalização da compra com o pagamento de forma imediata a partir de qualquer lugar.

Para isso acontecer, só terá que configurar o envio de uma mensagem de WhatsApp ou e-mail, por exemplo, para que o cliente receba uma página responsiva de checkout e conclua a compra num ambiente seguro.

  • Traz maior credibilidade ao seu negócio

Vender pelas redes sociais não significa que tenha de ficar refém de transferências bancárias e depósitos e/ou pagamentos no ato da entrega do produto ao seu cliente.

Com o link de pagamento, é possível fazer estas “vendas informais” de forma muito mais segura e profissional, uma vez que aceitar pagamentos via transferência bancária ou depósito para a sua conta pessoal torna a relação comercial mais amadora e até menos confiável.

Além da maior credibilidade, esta solução oferece uma maior ao consumidor final devido aos seus vários meios de pagamento.

  • Ideal para encomendas em grandes quantidades

Nos casos em que tenha que, excepcionalmente, lidar com encomendas em grandes quantidades, o link de pagamento assume-se como a solução ideal para cobrar o pagamento aos seus clientes, uma vez que tal não seria muito prática pelo checkout tradicional do e-commerce.