6 dicas para uma melhor gestão financeira da sua empresa em 2024

O início de um novo ano é sempre uma possibilidade de mudarmos o rumo financeiro da nossa empresa e dar-lhe um novo fulgor. Como? É o que veremos já de seguida.

6 Dicas de Gestão Financeira da sua Empresa

Se pretende dar uma nova vida à empresa em termos financeiros, abra-se à mudança e tome nota destas 6 dicas que prometem melhorar a gestão financeira do seu negócio em 2024.

Criar uma estratégia/plano financeiro

De forma a não só ter um maior controlo financeiro, como também a conseguir prever, com maior assertividade, o que pode influenciar negativamente as finanças da sua empresa e traçar planos de ação futuros, é importante começar por criar uma estratégia/plano financeiro.

Este plano é, sem sombra de dúvidas, de uma grande importância para a gestão financeira da sua empresa, uma vez que ficará em mãos com a capacidade de prever cenários futuros, nomeadamente gastos extraordinários, e corrigir de forma mais célere o que não esteja a funcionar de modo correto ou expectável.

Nunca misturar as finanças pessoais com as finanças do seu negócio

Apesar de, no caso de negócios mais pequenos ou familiares, ser complexo “dividir as águas”, o nosso conselho é para que nunca misture finanças pessoais com as finanças da sua empresa, já que isto torna o controlo financeiro mais difícil.

Automatizar processos e investir em tecnologia

A melhor forma de conseguir diminuir despesas, maximizar lucros e agilizar o processo de gestão financeira da sua empresa, passa por automatizar processos e investir em tecnologia.

Assim, invista em sistemas de gestão que, entre outras coisas, permitam o processamento de dados de forma precisa em tempo real, diminuam a burocracia envolvida, ajudem-no a controlar o stock e a monitorizar os pagamentos de forma mais rápida e eficiente.

Pagamentos inovadores e eficazes

No caso dos tão importantes pagamentos, pondere métodos de pagamento adaptados à atividade e necessidades da sua empresa e dos seus clientes.

Por exemplo, no caso de o seu negócio estiver aberto ao público, aconselhamos a que invista em terminais de pagamento contactless, já que esta é, atualmente, a forma de pagamento com mais peso na faturação dos negócios portugueses.

Neste sentido, a REDUNIQ oferece três TPA que não só dão aos negócios portugueses a possibilidade de estes passarem a aceitar pagamentos contactless, como também de passarem a usufruir de meios que lhes permitam ter um maior controlo sobre o fluxo de caixa.

Por exemplo, caso a sua faturação seja diminuta ou sofra flutuações e não pretenda ter muitos gastos com o terminal de pagamento, aconselhamos a que procure uma solução como o REDUNIQ Easy.

Este terminal que, para além de não ter receita mínima, comissões, período de fidelização e anuidade, vai permitir-lhe aceitar pagamentos com cartões de crédito e débito (marcas Visa e Mastercard) através de PIN, Contactless e MB WAY. A grande vantagem é que mensalidade é calculada em função do volume mensal de faturação da sua empresa.

Já quando se trata de um negócio de maior dimensão e faturação, como por exemplo um restaurante ou alojamento local, em que se exige um TPA com maior mobilidade e oferta de meios de pagamento diferenciados, o terminal Android REDUNIQ Smart pode ser a solução que procura.

Para além de permitir que aceite pagamentos por cartão por Contactless e Chip, este TPA permite-lhe aceitar transações por MB WAY, Apple Pay ou Google Pay e, simultaneamente, dar ao negócio a possibilidade de, no mesmo terminal de pagamento automático, desenvolver e integrar apps de gestão e faturação que lhe possibilitem automatizar processos e ganhar mais tempo para o atendimento e, com isso, efetuar mais vendas.

Caso nem sempre esteja na sua loja e queira agilizar os pagamentos dos seus clientes sem ter de recorrer a um terminal físico, a resposta pode passar pelo REDUNIQ Soft, uma solução de pagamento que transforma o seu smartphone num verdadeiro TPA móvel – sistema POS Android.

Onde quer que se encontre e a qualquer hora do dia, a App REDUNIQ Soft permite que o seu negócio aceite pagamentos por QR Code, NFC ou Contactless de forma rápida e fácil.

Já no caso de o seu negócio operar de forma online, a REDUNIQ oferece-lhe duas soluções distintas, mas igualmente amigas da sua gestão financeira: REDUNIQ@Payments e REDUNIQ@E-Commerce.

Começando pelo REDUNIQ@E-Commerce, esta solução de pagamentos online permite à sua loja online receber pagamentos e-commerce com cartões de débito e crédito Visa e Mastercard de clientes de todo o mundo, garantindo-lhe, simultaneamente, processos de checkout seguro, com menos atrito e uma taxa de vendas mais alta.

Por sua vez, a solução chave na mão REDUNIQ@Payments, que se destina aos negócios que vendam online sem site (através das redes sociais ou de marketplaces), vai permitir-lhe receber pagamentos online pagamentos online através de e-mail, SMS e WhatsApp, por cartão Visa e Mastercard, MB WAY ou referência Multibanco, sem ter que se preocupar com custos de adesão, custos fixos, mensalidades ou integração, através da emissão de um link de pagamento no portal da REDUNIQ.

Acompanhar, diariamente, a entrada e saída de dinheiro da empresa

Aproveitando a facilidade e simplicidade que os meios de pagamento da REDUNIQ oferecem, acompanhe o fluxo de caixa da sua empresa diariamente.

Este acompanhamento é imprescindível para que consiga seguir à risca o seu plano financeiro e fazer previsões de investimentos futuros com base nos recursos existentes.

Controle as despesas

Controle todos os gastos da empresa ao mais ínfimo pormenor, já que isto é essencial não só para manter as prioridades definidas no plano financeiro, como também para, posteriormente, analisar com maior detalhe a saúde financeira da empresa.

Mais uma vez, aproveitando o input tecnológico de meios de pagamento como o TPA REDUNIQ Smart ou, no caso de a sua empresa operar online, das soluções de pagamento online REDUNIQ@Payments e REDUNIQ@E-Commerce, esta tarefa de monitorização das despesas pode ser realizada em tempo real de uma forma extremamente simples e intuitiva.

Fazer uma avaliação contínua do desempenho (e reavaliar estratégias)

Tal como acontece em outros domínios da sociedade, como, por exemplo, o desporto, é extremamente importante monitorizar e avaliar continuamente o desempenho da sua estratégia financeira e, caso seja necessário, reavaliá-la de modo a corrigir erros e desvios ou até alterar o plano por completo.

Lembre-se, uma boa gestão financeira permite-lhe diminuir despesas, maximizar lucros e, acima de tudo, garantir a sustentabilidade do seu negócio a longo prazo.