Checkout seguro para e-commerce: como garantir na sua loja?

Nos últimos três anos, o número de negócios online e de consumidores que passaram a realizar as suas compras de forma digital aumentou exponencialmente.

Só para se ter uma ideia, de acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) e do Eurostat, durante o ano passado 43% dos consumidores portugueses realizaram algum tipo de compra online, percentagem que representa um crescimento de 2 p.p. face a 2021.

Apesar do crescimento do E-commerce em Portugal e no mundo e do auxilio de novas tecnologias que transformam o ato de compra em meio online mais simples, intuitivo e rápido, continuam a subsistir problemas com o momento do checkout, isto é, com a finalização do ato de compra com o pagamento.

Aliás, segundo o relatório CTT E-Commerce 2022, “a desconfiança quanto aos meios de pagamento”, ainda que tenha vindo a diminuir nos últimos anos, a desadequação dos meios de pagamento aos hábitos dos consumidores portugueses são fatores que estão a contribuir para o abandono do carrinho de compras antes que a transação esteja concluída.

Como garantir um menor volume de carrinhos abandonados e um checkout mais seguro e em linha com aquilo que os clientes da sua loja online esperam? Esta é a pergunta a que vamos responder ao longo das próximas linhas.

Como garantir um checkout seguro e transparente e quais os benefícios para a sua loja online?

O checkout em e-commerce, ou finalização da compra com o pagamento online, é o momento por que todos os negócios esperam, mas para que isso seja possível, é importante levar em linha de conta o que os consumidores esperam encontrar depois de escolherem o produto da sua preferência e prepararem-se para pagar.

Neste momento do checkout, a variedade de meios de pagamento online ao dispor, a segurança dos dados que são necessários fornecer (Nome, morada, telefone, etc) e a simplicidade e rapidez do processo acabam por ser as questões mais valorizadas, mas como garantir um checkout transparente mediante estas preferências?

Antes de responder a esta pergunta, é importante dizer que meios de pagamentos online que estejam adaptados aos hábitos dos consumidores ajudam a criar uma experiência de compra mais satisfatória que terá com condão o estreitamento de laços com o seu negócio levando-os a comprarem mais e, sobretudo, a serem clientes mais fiéis.

Em função disso, a primeira coisa com que se deverá preocupar de forma a proporcionar um checkout transparente, seguro e à “prova de abandono” passa por proporcionar meios de pagamento mais simples, eficazes e, acima de tudo, adaptados às exigências dos consumidores.

Meios de pagamento online seguros e adaptados aos hábitos e necessidades dos seus clientes

A segurança online deve estar sempre salvaguardada, especialmente quando estamos a falar de pagamentos.

Neste item, de forma a aumentar a confiança dos consumidores e diminuir carrinhos de compras online abandonados na altura do checkout, a REDUNIQ, único acquirer português com o certificado PCI-DSS, oferece-lhe duas soluções que não só vão garantir um pagamento online seguro, como também contribuirá para fidelizar os seus clientes e aumentar as vendas.

Para além do fator segurança, as duas soluções que temos para lhe apresentar pautam-se por uma atenção muito particular às necessidades dos consumidores atuais oferecendo-lhes os meios de pagamento que estes mais utilizam no seu dia-a-dia, como é o caso dos pagamentos por referência Multibanco, cartão, MB WAY ou carteiras digitais.

REDUNIQ@Payments: cobrança por link de pagamento de forma transparente

A primeira das soluções REDUNIQ com vista a um checkout mais seguro, transparente e efetivo dá pelo nome de REDUNIQ@Payments e, na prática, é uma solução “chave na mão” criada a pensar nos negócios que vendem online sem site que, de forma intuitiva e segura, permite aceitar pagamentos e-commerce por e-mail, SMS, WhatsApp, por referência Multibanco ou MB WAY com cartões Visa e Mastercard.

Na prática, esta solução disponibiliza ao seu negócio uma plataforma, otimizada para smartphones e tablets, onde poderá cobrar por link de pagamento, ou seja, criar um link de pagamento, que pode ser enviado por e-mail, SMS ou WhatsApp ao cliente.

No momento em que o seu cliente recebe o link, bastar-lhe-á clicar e será reencaminhado imediatamente para uma página segura REDUNIQ garantindo, deste modo, que você não terá acesso aos dados do cartão em nenhuma fase do pagamento tornando esta operação completamente segura para cliente e para o seu negócio.

REDUNIQ E-Commerce: aceite pagamentos de todo o mundo de forma segura

Caso possua um site ou um negócio online em que exista um grande volume de vendas, a REDUNIQ desenvolveu a solução REDUNIQ E-Commerce que lhe vai dar a possibilidade de aceitar pagamentos online em Portugal com cartões de débito e crédito Visa e Mastercard de todo o mundo sem custos de adesão nem mensalidade e com toda a segurança oferecida pelo certificado PCI- DSS que garante a privacidade dos dados sensíveis dos clientes e evita fraudes.

Menos dados, menos informação, maior segurança

Para além de meios de pagamento online seguros, é importante que não sobrecarregue o seu cliente com informações inúteis e pedidos de dados que nada contribuem para um checkout de e-commerce transparente e rápido.

Aposte apenas em pedir os dados que são essenciais para a faturação e pagamento, como o nome, morada, NIF e, claro, os dados relativos ao pagamento. A isto junte, igualmente, um sistema que permita a correção da digitação para a validação dos dados.

De forma a garantir que o cliente não abandone o carrinho de compras, pondere apresentar visualmente os certificados de segurança que o seu site possui, isto vai ajudar os clientes a estabelecerem uma relação de confiança com a sua loja.

Conclusão

Todas estas medidas irão aumentar o sentimento de segurança do seu cliente, diminuir a taxa de abandono do carrinho de compras e garantir uma jornada de compra mais tranquila, segura e transparente que ajudará na fidelização de quem visita a loja e num maior volume de vendas.