Fluxo de Caixa (Cash Flow) nas Empresas: Guia para aplicar ao seu negócio

A saúde financeira do seu negócio depende de muitos fatores, em especial, do controlo da entrada e saída de dinheiro.

O fluxo de caixa (cash flow em inglês), é assim um instrumento de primordial importância para perceber não só quanto dinheiro está a entrar e a sair da empresa, mas também qual a solvência e liquidez do seu negócio sendo, por isso, essencial que faça uma boa gestão do seu cash flow financeiro.

Para ajudá-lo nesta tarefa, criamos um Guia em que lhe explicamos o que é o cash flow em profundidade, como analisá-lo, calculá-lo e utilizá-lo para potenciar os ganhos do seu negócio.

O que é o Fluxo de Caixa?

Como referimos, o fluxo de caixa, ou cash flow da empresa, é uma importante ferramenta para analisar a saúde financeira do seu negócio, já que calcula a capacidade do negócio captar clientes e realizar os pagamentos a que está obrigado.

Daqui, poderá ficar a saber se o negócio é viável e atuar em conformidade para alterar a estratégias de gestão que tem adoptado e conseguir um cash flow positivo. E o que significa o conceito de fluxo de caixa positivo?

Um fluxo de caixa positivo acontece quando os ativos (lucros decorrentes das vendas, rendimentos de juros de investimentos, etc.) são de tal ordem que conseguem cobrir as obrigações (pagamento de salários, pagamento a fornecedores, etc.) e ainda reinvestir no desenvolvimento do negócio ou, se necessário, tornar esse saldo positivo para fomentar a criação de um fundo de maneio.

Tipos de Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa pode ser dividido em três tipos que se vão distinguir de acordo com a área do negócio em causa:

  • Fluxo de Caixa Operacional

Neste tipo de fluxo de caixa, entra em equação o dinheiro gerado através da venda de produtos e serviços, o pagamento de salários, o pagamento a fornecedores, impostos e despesas decorrentes da operação.

Aqui, um fluxo de caixa positivo significa que o negócio está a gerar lucro, isto é, que o dinheiro das vendas ultrapassa o dinheiro gasto com despesas operacionais.

  • Fluxo de Caixa de Investimento

Aqui, este tipo de fluxo de caixa diz respeito ao dinheiro investido no crescimento do negócio. Se a sua empresa está numa fase de crescimento, é natural que este fluxo de caixa seja negativo.

  • Fluxo de Caixa de Financiamento

 Este tipo de fluxo de caixa é mais típico de empresas cotadas em bolsa que, por exemplo, recebam dinheiro de investidores e paguem dividendos a acionistas.

Como calcular e analisar o fluxo de caixa?

De modo a calcular o fluxo de caixa do seu negócio, é necessário começar por identificar os componentes do seu tipo de cash flow. No que toca ao nosso artigo, vamos concentramo-nos no fluxo operacional, uma vez que é aquele com a maioria dos negócios portugueses se debate.

Neste caso, o cálculo irá ter em conta as entradas de caixa (receitas das vendas) e as saídas de caixa (salários, despesa com fornecedores, arrendamento, etc.).

Após esta identificação dos componentes, deve calcular o fluxo de caixa através da seguinte fórmula:

Cash Flow Operacional = Receitas Operacionais – Despesas Operacionais

As contas são simples, mas o que mais interessa desta operação é a análise posterior que faz dos dados.

No caso de um fluxo de caixa operacional, um cash flow positivo irá indicar que o seu negócio está gerar receitas que são suficientes para cobrirem os gastos operacionais, enquanto um cash flow negativo indica que as despesas são superiores às receitas e terá de modificar um ou vários pontos da sua estratégia de negócios.

Quando as contas estão desequilibradas para o lado negativo, é importante efetuar uma análise vertical do fluxo de caixa, isto é, comparar componentes individuais em relação ao seu peso na receita total permitindo perceber qual ou quais partes do negócio estão a contribuir para o cash flow negativo.

Para além da análise vertical, poderá, igualmente, realizar uma análise horizontal que irá comparar a evolução do cash flow ao longo do tempo. Este tipo de análise permitir-lhe-á identificar tendências ao longo do tempo e perceber se as mudanças de gestão que foi efetuando tiveram ou não efeito positivo nas suas contas.

Como fazer o fluxo de caixa passo a passo?

Para fazer um fluxo de caixa do seu negócio, deve:

1º Passo: Registar todas as entradas e saídas de dinheiro e analisá-las

Para que a análise das suas contas seja o mais clara e transparente possível, é importante que comece por registar todos os movimentos de caixa (entradas e saídas de dinheiro).

Se o fizer regularmente, a análise, que também se quer regular, sairá a ganhar, uma vez que lhe dará um retrato mais fiel do estado financeiro do seu negócio permitindo-lhe implantar estratégias de negócio mais assertivas.

2º Passo: Faça um planeamento do seu fluxo de caixa

Apesar de ninguém conseguir controlar fatores externos como, por exemplo, a falta de matérias-primas num dado período de tempo, o planeamento do fluxo de caixa é um excelente guia para organizar as suas contas ao longo do tempo.

Com base nos dados obtidos anteriormente, projete os gastos com salários, fornecedores e impostos e qual o dinheiro que espera encaixar através das vendas a médio-prazo.

3º Passo: Atenção ao Stock

De modo a obter um fluxo de caixa positivo, utilize as projeções para definir necessidades de stock e precaver-se contra aumentos de preços que possam descontrolar os gastos com compras.

4º Passo: Adopte novas estratégias de negócio

Para tornar um cash flow negativo em positivo ou exponenciar os lucros, é importante que pense e adopte novas estratégias para o seu negócio com base nas análises regulares não só do fluxo de caixa, mas também das tendências de mercado e de consumo do seu público-alvo. 

Por exemplo, atualmente, assiste-se a um aumento exponencial das transações com recurso a meios de pagamento contactless (71% das transações no sistema transacional da REDUNIQ são feitas com esta tecnologia) e do peso desta tecnologia na faturação dos negócios portugueses (de acordo com o REDUNIQ Insights, 56% da faturação advém de pagamentos contactless).

Através da identificação desta tendência, poderá ser extremamente importante apostar num terminal de pagamento (TPA) com tecnologia contactless incorporada que se adeque ao seu tipo de negócio:

  • Negócio sazonal ou de reduzida faturação: se o seu negócio se enquadra neste campo (roulottes, food trucks, etc.), a REDUNIQ oferece-lhe o REDUNIQ Easy, um TPA gratuito, onde paga um valor mensal ajustado ao seu negócio, sem custos de adesão, nem período de fidelização ou receita mínima, que lhe permite aceitar pagamentos  com cartões de crédito e débito (marcas Visa e Mastercard) através de PIN, Contactless e MB WAY.
  • Negócio que privilegia a mobilidade e com elevada faturação: no caso de ter um pequeno negócio de restauração ou hotelaria e privilegia a mobilidade, encontra na REDUNIQ o TPA AndroidREDUNIQ Smart, um terminal que, além de permitir que qualquer negócio aceite pagamentos contactless com cartão, chip, MB WAY, Google Pay e Apple Pay, traz incorporadas um conjunto de apps de gestão que o vão auxiliar na gestão do fluxo de caixa e permitir que o seu negócio seja totalmente móvel e digital.

Entre estas apps, pode aderir à app do  Parcela Já com a UNICRE, que permite que os seus clientes paguem as suas compras entre duas a seis prestações mensais sem juros e sem encargos para si e a app Tax Free que lhe vai poupar tempo, recursos e garantir uma maior conveniência a toda a experiência de compra e reembolso de IVA.

  • Negócio que pensam no futuro: se as obrigações decorrentes da gestão do seu negócio o obrigam a passar longas temporadas longe da empresa e, mesmo assim, gostaria de continuar a receber pagamentos, o inovador REDUNIQ Soft é a solução indicada, já que lhe vai permitir aceitar pagamentos de forma rápida e fácil através de uma App instalada no seu smartphone. Na prática, esta solução de pagamentos NFC Android vai transformar o seu smartphone ou tablet num verdadeiro TPA ficando o seu negócio imediatamente pronto para começar a receber pagamentos por NFC, QR Code e Contactless.

A isto, junta-se ainda a possibilidade de enviar os recibos por email, fazer devoluções remotas, personalizar os perfis dos seus clientes e fornecedores e efetuar toda a gestão do negócio através de um Backoffice de Gestão.