A forma como os portugueses pagam está a mudar. As novas tecnologias estão a tornar os pagamentos em numerário cada vez mais residuais, e os consumidores acompanham essa evolução com hábitos de compra cada vez mais digitais e automatizados.
Online payments, transações por aproximação ou contactless, ou transferências imediatas como o MB WAY são agora parte integrante do dia-a-dia, tanto dos consumidores como dos comerciantes.
Mas afinal, quais são hoje os meios de pagamento mais utilizados em Portugal? E o que devem os negócios fazer para acompanhar esta mudança?
Os meios de pagamento mais utilizados pelos portugueses
Em 2024, os consumidores mantiveram uma clara preferência pelos instrumentos de pagamento eletrónicos, como cartões, transferências a crédito, transferências imediatas e débitos diretos. Retirando o numerário da equação, estes meios representaram 99,8% das transações de retalho realizadas.
According to Relatório dos Sistemas de Pagamento 2024 do Banco de Portugal, em 2024, o sistema de pagamentos de retalho nacional processou 4,7 mil milhões de operações (+11,2% face ao ano anterior), num valor total de 776,7 mil milhões de euros (+4,9%).
Tal como referido, a esmagadora maioria dessas operações foi realizada com cartão de pagamento, que representou:
-
89,5% do número total de operações com instrumentos de pagamento (mais 0,6 p.p. que em 2023)
-
26,9% do valor total transacionado (menos 3 p.p. que em 2023)
O valor médio por operação com cartão subiu ligeiramente para os 54,3 euros, refletindo o uso habitual deste meio de pagamento nas compras do dia a dia.
Contactless: consolida-se como principal forma de pagamento com cartão
The contactless payments em 2024 registaram um crescimento expressivo: +24,0% em número de transações e +26,9% em valor.
Foram realizadas 1,4 mil milhões de operações com um valor médio de 25,4 euros por transação. Este método representou 56,7% das compras com cartão, sendo particularmente prevalente no comércio a retalho e na restauração.
Transferências imediatas (como MB WAY) crescem a ritmo acelerado, mas mantém peso residual
O uso dos instrumentos de pagamento eletrónicos aumentou 11,2% em número de transações e 6,6% em valor.
Este crescimento foi liderado pelas transferências imediatas (onde se inclui o MB WAY), que registaram um aumento de 46,4% em quantidade e 47,2% em valor, o que, segundo o Banco de Portugal:
“(..) é fruto da crescente preferência dos consumidores por pagamentos rápidos, convenientes e seguros, mas também do impulso dado pela regulamentação europeia (pelo Regulamento sobre transferências a crédito imediatas em euros) e pelas iniciativas nacionais (como o serviço de confirmação de beneficiário e o SPIN).”
Apesar do forte ritmo de expansão, estas operações representaram apenas 0,4% do número total de transações e 3,6% do valor processado. A maioria das transferências imediatas (59,2%) foi iniciada por particulares.
Compras online: cartões continuam a liderar e ganham peso no total de transações
Em 2024, as compras online com cartões nacionais cresceram 37,2% em número e 38,3% em valor.
Este tipo de transação passou a representar 18,0% do total de operações com cartões e 21,6% do montante agregado, um aumento de 2,3 p.p. e 3,6 p.p. face ao ano anterior.
A maioria destas compras foi realizada em comerciantes fora de Portugal, representando 55,7% do número de operações e 59,0% do valor total.
Os meios de pagamento mais utilizados em Portugal, são:
De acordo com os dados mais recentes, estes são os meios de pagamento mais utilizados em Portugal:
-
Cartões de débito/crédito, tanto em lojas físicas como online
-
Tecnologia contactless, com crescimento contínuo
-
Transferências imediatas, como o MB WAY
Terminais de Pagamento Automático (TPA) continuam a crescer em Portugal
Em 2024, o panorama dos Terminais de Pagamento Automático (TPA) continuou a reforçar-se em Portugal: o número de terminais cresceu 5,2%, atingindo cerca de 521,7 mil unidades, o equivalente a uma média de 49 TPA por cada mil habitantes.
Destes, 93 % estavam habilitados para contactless payments, em linha com o aumento de 6,9 % no número de cartões contactless no mesmo ano.
Este crescimento assinalável evidencia a forte aposta na tecnologia e conveniência nos pagamentos com cartão em ambiente físico.
Como oferecer uma melhor experiência de pagamento aos seus clientes?
Face a estas tendências, impõe-se perguntar como os negócios podem oferecer aos seus clientes uma experiência de pagamento que vá ao encontro dos seus hábitos?
Para responder a esta pergunta, vamos dividir os métodos de pagamento em três canais: na physical shop, na loja online e à distância.
Pagamentos em Lojas Físicas
Começando pelo canal de compras físico, o relatório registava, a 31 de dezembro de 2024, que o Retalho era o setor de atividade onde a taxa de penetração da contactless technology era mais elevada, correspondendo a 63,2% em número e 64,4% em valor das compras com cartão. Na posição imediata, encontrava-se a Restauração, com pesos de 21,8% em número e de 17,3% em valor.
Conjugando os pagamentos com cartão com o contactless, é fácil perceber que a solução passa pela oferta de TPAs que aceitem este tipo de pagamentos.
Esse é o caso, por exemplo, dos terminais de pagamento Smart e Easy, e da App Soft.
Smart Terminal
Ao passo que, o primeiro se assume como um TPA Android que permitirá aos clientes pagarem as suas compras com cartão bancário por Contactless, PIN, MB WAY, Google Pay e Apple Pay e, ainda, possibilita a instalação de apps de gestão e faturação que facilitam a vida ao retalhista, como os casos do:
- Instalment plan with UNICRE (que possibilita ao cliente o parcelamento de compras diretamente no TPA (ou online), entre 2 a 6 prestações sem juros)
- Global Blue – Tax Free
- ZS Mobile
- WinRest
De referir ainda que através desta solução da REDUNIQ, poderá receber pagamentos com PIX, um dos métodos mais utilizados no Brasil, agora disponível em Portugal.
Easy Terminal
Já o segundo, um terminal de pagamento com uma mensalidade de acordo com a faturação do seu negócio, vai permitir-lhe aceitar pagamentos com cartões de crédito e débito (marcas Visa e Mastercard) através de PIN, Contactless e MB WAY. Além disto, é uma solução de pagamento sem receita mínima, comissões, período de fidelização e anuidade.
App Soft
Por fim, a app Soft, que após a sua instalação no smartphone ou tablet do comerciante, o transforma num verdadeiro POS Android capaz de aceitar Contactless payments, NFC e QR Code.
Pagamentos em Lojas Online
Já em relação aos online payments, a solução poderá passar, caso venda através de uma loja online, pelo gateway de pagamento E-Commerce que, além de proporcionar uma integração simples e rápida com a loja, carateriza-se por, não ter custos de adesão ou mensalidade e permitir que os clientes efetuem pagamentos online com cartões de débito e crédito (Visa e Mastercard) de todo o mundo.
Pagamentos à Distância
Caso venda através de canais online — como redes sociais, e-mail ou marketplaces — ou em contextos presenciais, como feiras, entregas ao domicílio ou venda por catálogo, a solução Pay by Link permite-lhe receber pagamentos de forma simples, rápida e segura.
Através da emissão de um link de pagamento personalizado, pode aceitar pagamentos à distância por cartão Visa ou Mastercard, referência Multibanco ou MB WAY, enviados por e-mail, SMS ou WhatsApp. É a opção ideal para negócios que não têm loja online ou que pretendem agilizar pagamentos em contextos fora do ponto de venda tradicional.