Como as práticas de pagamento sustentáveis podem valorizar o seu negócio

Saiba como aplicar pagamentos sustentáveis no seu negócio, com métodos modernos, que aumentam vendas, fidelizam e reduzem custos.
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Descubra como os pagamentos sustentáveis podem impulsionar o seu negócio, aumentar a fidelização e reduzir custos. Saiba quais os métodos mais eficazes e tecnológicos para garantir mais vendas e uma gestão financeira equilibrada.

Estamos numa época de mudanças significativas a nível dos retalhos português e mundial.

A alteração dos hábitos de consumo, a revolução tecnológica e os desafios de caráter económico são apenas um pequeno exemplo de como o ecossistema em que os negócios navegaram ao longo de várias décadas está a sofrer uma rápida modificação.

Tudo isto acaba por trazer grandes dificuldades às empresas no que toca a conseguirem acompanhar o ritmo das mudanças e, sobretudo, a garantirem a sua sustentabilidade neste palco cada vez mais global.

Para apoiar as empresas neste processo de adaptação e transformação sustentável, a REDUNIQ desenvolveu a plataforma ESG Quant, uma ferramenta inovadora que permite às organizações medir, comparar e melhorar o seu desempenho ambiental, social e de governance.

Através desta solução, é possível avaliar o impacto real das práticas empresariais e identificar oportunidades concretas de evolução rumo a uma operação mais sustentável e responsável, incluindo nas dimensões financeiras e digitais, como os próprios métodos de pagamento.

É aqui que entram os pagamentos sustentáveis, soluções que agilizam e flexibilizam o serviço ao cliente e melhoram a sua experiência de compra, garantindo, de permeio, mais vendas, uma maior taxa de fidelização e a valorização do seu negócio.

O que são práticas de pagamento sustentáveis?

Quando falamos de pagamentos sustentáveis, não estamos a referir-nos apenas ao seu impacto sobre o ambiente, mas também (e sobretudo) a um ecossistema transacional que acautele a boa gestão do negócio, a satisfação dos clientes e o aumento das vendas e da taxa de fidelização.

Pagamentos Sustentáveis: como valorizar o seu negócio?

Para se perceber na prática o que são métodos de pagamento sustentáveis, há que recorrer a uma série de elementos. O primeiro deles é, desde logo, saber que meios de pagamento são mais utilizados atualmente e o que sugerem as tendências nesta área.

De acordo com o último Relatório dos Sistemas de Pagamentos do Banco de Portugal, a tecnologia contactless tem tomado conta do universo dos pagamentos presenciais no nosso país, tendo acabado o ano de 2024 com uma quota de 56,7% nas transações efetuadas com cartões de débito e crédito.

Se a esta percentagem juntarmos os pagamentos contactless realizados com MB WAY e carteiras digitais, rapidamente se verifica que esta forma de pagar em que TPA e cartão ou smartphone do cliente não se tocam tem adquirido preponderância nas transações presenciais.

Logo, para uma loja ou um restaurante garantirem mais vendas e mais clientes, por exemplo, um método de pagamento sustentável será obrigatoriamente aquele que se encontre alinhado com as necessidades e os hábitos transacionais dos seus clientes, bem como com o nível de faturação do negócio.

Contudo, atualmente, não basta oferecer métodos de pagamento que vão ao encontro dos clientes, mas também fornecer-lhes uma experiência de compra personalizada e adequada às suas condições socioeconómicas.

É aqui que entram os pagamentos parcelados – como o Parcela Já com UNICRE, e as soluções que permitem a um cliente pagar na sua moeda de origemDCC.

No primeiro caso, este tipo de soluções, que já conquistou mais de 400 milhões de consumidores em todo o mundo, permite que um cliente pague as suas compras em prestações sem juros e sem que o comerciante tenha de esperar largos meses para receber a totalidade da venda, o que acaba por lhe garantir finanças mais saudáveis, mais dinheiro em caixa e uma maior taxa de fidelização.

Já no que diz respeito aos pagamentos com a moeda de origem do cliente, isto é extremamente importante para negócios que vivam do turismo em Portugal e recebam muitos clientes de fora da Zona euro.

Além de facilitar o câmbio (automático e integrado no momento do pagamento) e reduzir despesas operacionais, com este tipo de soluções, o negócio pode oferecer ao cliente um serviço de valor acrescentado que acaba por valorizar o atendimento.

Quais são os métodos de pagamento sustentáveis mais adequados ao seu negócio?

Tendo em mente tudo aquilo que acabámos de referir, para poder tornar o seu negócio mais sustentável do ponto de vista económico, a solução terá de passar obrigatoriamente pela instalação de terminais de pagamento automáticos capazes de observar não só a preferência dos consumidores portugueses pelos pagamentos contactless, como também a valorização da sua experiência de compra através do fracionamento do respetivo pagamento e da possibilidade de clientes estrangeiros pagarem na sua moeda de origem.

A estas três dimensões, junta-se uma outra: a contenção de gastos operacionais, mas como se conjugam todos estes elementos num único método de pagamento?

A resposta que procura passa por um destes três TPAs:

TPA Gratuito com mensalidade Easy

Criado a pensar em negócios sazonais e/ou com baixa faturação, este terminal com mensalidade Easy permitir-lhe-á receber pagamentos contactless com cartões de crédito e débito, nacionais e internacionais, carteiras digitais (Apple Pay e Google Pay) e ainda MB WAY.

As vantagens para a sustentabilidade do seu negócio vão muito além da aceitação de pagamentos. Com este TPA gratuito da REDUNIQ, beneficie da isenção de taxas e comissões (até €7.500 mensais de faturação), sem custos de adesão, sem período de fidelização e sem exigência de receita mínima.

Além disso, a mensalidade é ajustada ao volume de faturação do seu negócio – pagando apenas o que condiz com a sua realidade operacional e garantindo flexibilidade e adaptabilidade às suas necessidades.

TPA Smart

Mais robusto e tecnológico do que o Easy, o TPA Smart garante que o seu negócio acompanha a crescente digitalização da vida quotidiana e oferece um serviço de valor acrescentado aos seus clientes.

Além de permitir que quem compra na sua loja pague por chip ou contactless através de cartões nacionais, internacionais, Google Pay, Apple Pay e MB WAY, o TPA Android Smart vem preparado para acomodar diversas aplicações móveis, como a App Parcela Já com UNICRE e o PIX.

Ao passo que a App Parcela Já com UNICRE possibilita que os seus clientes fracionem os pagamentos de compras entre 2 e 6 prestações sem juros, o PIX traz-lhe uma maior capacidade de atração de clientes brasileiros ao converter pagamentos em reais brasileiros em euros de forma automática e integrada.

Quanto a clientes de outras paragens fora da Zona euro, este terminal traz consigo as funcionalidades DCC – Conversão de Moeda e Tax Free (que proporciona maior conveniência no reembolso do IVA), que permitem, respetivamente, que um cliente estrangeiro pague com cartão na sua moeda de origem e obtenha mais facilmente o reembolso do IVA de compras realizadas em território nacional.

Soft

A mobilidade digital tem um nome: Soft.

Capaz de transformar o seu dispositivo Android num POS, esta aplicação, quando instalada no seu smartphone, permitir-lhe-á, em qualquer lugar e a qualquer hora, não só receber pagamentos por QR Code, NFC, contactless (Visa ou Mastercard), número de telemóvel, MB WAY, Google Pay e Apple Pay, como ainda beneficiar da funcionalidade DCC – Conversão de Moeda, do PIX e realizar o envio do recibo por e-mail, devoluções remotas e a personalização de perfis.

Vantagens de aceitar pagamentos sustentáveis no seu negócio

Ao passar a aceitar pagamentos sustentáveis, o seu negócio poderá garantir as seguintes vantagens competitivas:

  • Estabilidade financeira;
  • Aumento da faturação;
  • Maiores taxa de fidelização e satisfação do cliente;
  • Crescimento do ticket médio (valor médio gasto em cada compra);
  • Oferta de uma jornada de compra mais personalizada e satisfatória;
  • Sistemas de backoffice de gestão mais ágeis e completos;
  • Redução de custos operacionais;
  • Maior flexibilidade no momento do pagamento;
  • Valorização do seu negócio aos olhos dos clientes;
  • Maior competitividade face aos seus concorrentes diretos.

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