Como melhorar a experiência do cliente no ponto de venda?

Saiba como otimizar a experiência do cliente no ponto de venda com pagamentos flexíveis, personalização e estratégias de fidelização.
Saiba de tudo sempre em primeira mão

Esteja sempre um passo à frente com as nossas dicas. Subscreva!

Subscrever o blog

Sintetizada na expressão “experiência do cliente”, a oferta de um serviço capaz de proporcionar aos seus clientes uma jornada de compra que não só cumpra as suas expectativas, mas que também seja personalizada de modo a colocar as suas necessidades específicas no centro de toda a experiência é um dos elementos mais importantes de qualquer negócio.

Mas como fazê-lo?

O que é a experiência do cliente e qual é a sua importância?

Em traços gerais, a experiência é o conjunto de interações entre um cliente e um negócio que, somadas, devem resultar na concretização de uma determinada compra e na subsequente fidelização.

Estas interações correspondem, grosso modo, a todos os aspetos da relação da loja física ou online com o cliente e vão desde a forma como este último procura e descobre a sua loja ao modo como os produtos e serviços são promovidos, ao atendimento e ao suporte, aos métodos de pagamento oferecidos e ao checkout, entre outros.

O grande objetivo é, como já sublinhámos, oferecer uma experiência de compra o mais perfeita possível que crie no cliente uma impressão positiva duradoura que o leve a pensar no seu negócio em primeiro lugar quando tem de comprar algo ou procurar um serviço.

Esta fidelização acabará, no final, por fazer aumentar as vendas/taxas de conversão, o ticket médio e a reputação do seu negócio no mercado.

Convém, no entanto, não confundir a experiência do cliente com o atendimento ao cliente, já que o segundo diz respeito, sobretudo, ao apoio ao cliente durante a jornada de compra, ajudando-o, neste âmbito, a resolver problemas e a tirar dúvidas antes, durante e após a compra.

Como oferecer uma experiência de compra mais satisfatória para o cliente?

Como melhorar a experiência do cliente no ponto de venda?

A resposta passa, desde logo, por uma estratégia de marketing bem dirigida e apelativa que consiga ir ao encontro das necessidades dos potenciais clientes e que, sobretudo, tenha em consideração os objetivos do negócio e o tipo de plataforma de venda.

Personalização

Outro dos aspetos com que um negócio deve preocupar-se é a personalização.

Atualmente, a maioria dos clientes procura não só um produto ou serviço, mas toda uma experiência que tenha em consideração os seus hábitos de consumo e pagamento, isto é, um serviço que seja pensado cliente a cliente, para que cada um deles se sinta valorizado.

Além disto, é importante que o apoio ao cliente seja rápido, simples e, acima de tudo, útil. Utilizando um variado manancial de meios (chatbots, e-mail, telefone, etc.), este serviço de suporte e atendimento deve gerar confiança e garantir que a opinião de cada cliente conta.

Checkout de Pagamento

Tendo em conta as anteriores recomendações, chegamos a uma das partes mais importantes de uma boa experiência de compra: checkout com o pagamento.

Não raras vezes, o desfasamento entre os métodos de pagamento oferecidos e as expectativas dos clientes resulta em carrinhos de compras abandonados (nomenclatura do e-commerce) e em compras abortadas.

Para que isso não aconteça, é importante ter em conta os dados deixados pelos seus clientes em compras prévias e analisar as estatísticas globais relativamente aos meios de pagamento preferidos dos consumidores.

Neste ponto em particular, podemos dizer-lhe que, em Portugal, os meios de pagamento mais utilizados em lojas físicas e online são os pagamentos com cartões por contactless, seguidos do MB WAY e das carteiras digitais.

Assim, oferecer estes meios de pagamento aos clientes através de TPAs contactless ou soluções de pagamento online garantir-lhe-á mais vendas, um ticket médio mais elevado, um aumento da taxa de fidelização e até uma melhor gestão das transações recebidas.

Entregas

Por fim, deverá trabalhar também as entregas (no caso de compras online ou ao domicílio) com a oferta de rastreamento do pedido, a política de devolução e trocas e o suporte pós-venda, sendo que este último aspeto deve servir para envolver o cliente na dinâmica do negócio através de campanhas promocionais dirigidas e recomendações personalizadas, inclusivamente incentivando-o a fazer parte de programas de fidelização.

Quais são os métodos de pagamento mais indicados para negócios físicos e online?

Tendo em conta que a maior parte dos consumidores portugueses tem nos cartões de crédito/débito contactless, no MB WAY e nas carteiras digitais os seus meios de pagamento preferidos, o ideal é que o seu negócio procure oferecer métodos capazes de satisfazer as necessidades do seu público-alvo e, se possível, surpreendê-los com soluções de pagamento flexíveis.

Pagamentos na Loja Física

Por exemplo, na área dos pagamentos presenciais, recomendamos que aposte em terminais como o terminal de pagamentos Smart, que lhe permite aceitar pagamentos com cartões nacionais e internacionais, MB WAY, Apple Pay e Google Pay.

Além destes meios de pagamento, ainda poderá flexibilizar o ato de pagamento dos seus clientes através da inclusão da solução PIX, aplicação que lhe permite receber transações em reais brasileiros, e da solução Parcela Já com UNICRE, que dá aos seus clientes a possibilidade de parcelarem os seus pagamentos entre 2 e 6 prestações sem juros.

Se o seu negócio necessita de uma maior mobilidade, poderá optar ainda pela solução Soft, que transforma o seu dispositivo Android num POS capaz de receber pagamentos com cartão via contactless ou MB WAY (QR Code, número de telemóvel e NFC).

Pagamentos na Loja Online

Já no caso do comércio eletrónico, a solução passará, no caso de vender através de site, por um gateway de pagamento E-Commerce, que, na prática, tem uma integração simples e aceita pagamentos com cartões nacionais e internacionais, MB WAY, Apple Pay, Google Pay, PIX e Parcela Já com UNICRE.

Caso venda online sem site através de um marketplace ou das redes sociais, o mais indicado será apostar na solução Pay by Link que, na prática, faz com que o seu negócio online aceite pagamentos por link à distância sem precisar de um website através de cartões das principais marcas internacionais, Apple Pay, Google Pay, MB WAY, PIX ou referências Multibanco.

De referir que, com o Pay by Link, poderá melhorar a experiência do cliente ao personalizar o link de pagamento com recurso até 5 idiomas e ao permitir-lhe pagar na sua moeda de origem.

Vantagens de disponibilizar meios de pagamento em linha com as necessidades dos seus clientes

Tornando a experiência de compra do cliente mais satisfatória com a oferta de meios de pagamento em linha com os seus hábitos e necessidades, poderá, entre outras coisas, beneficiar:

  • Do aumento do volume de compras;
  • Do incremento do valor do ticket médio;
  • Da obtenção de uma maior taxa de fidelização/conversão;
  • Da oferta de pagamentos mais flexíveis aos seus clientes;
  • Da redução de custos com mensalidades e taxas;
  • De maiores mobilidade, transparência e segurança nas transações que recebe;
  • De uma vantagem competitiva sobre os seus concorrentes diretos.

Partilhar este artigo

Artigos recentes

Artigos relacionados

Pequenos Investimentos para Negócios Locais

Pequenos investimentos que aumentam as vendas de um negócio local

Ler artigo

Receber Pagamentos do Brasil com PIX

Receber pagamentos do Brasil: como funciona o PIX para negócios em Portugal?

Ler artigo

principais-tendencias-no-e-commerce-global-em-2023

Tendências de consumo em 2026: o que os comerciantes devem antecipar

Ler artigo

Todas as soluções de pagamento vão dar ao seu negócio

pt_PTPT_PT