A importância dos dados no crescimento do seu negócio


Sabe como é que a Target, grande retalhista americano, previu a gravidez de uma cliente sua ou como a Netflix já tinha a certeza de que a série “House of Cards” seria um sucesso mesmo antes de estrear?

A resposta encontra-se nos dados, mais concretamente na Big Data, uma espécie de montanha de dados que programas computacionais baseados em Inteligência Artificial e/ou  Machine Learning (movidos a poderosos algoritmos de análise) captam, organizam e tratam de modo a serem interpretados com recurso a métodos matemáticos e estatísticos.

Através da análise do comportamento dos hábitos de consumo dos clientes, consegue-se obter informações preciosas que permitem criar estratégias de negócio vencedoras, ainda mesmo antes de o serem. Os dois casos em cima referidos são paradigmáticos de como a utilização destes dados podem transformar-se em informações e auxiliar as empresas nas suas tomadas de decisão.

Dados: o que são e qual a sua importância

Vivemos na Era da Informação e, como dizia Steve Jobs, “informação é poder”. Este poder fica imortalizado através da expressão “Data is the new Oil”.

Cunhada em 2006, esta expressão vem, desde então, adquirindo peso e frequência na imprensa e é referida por CEOs e líderes mundiais. Trata-se de uma analogia, pois da mesma forma que há um século, as empresas que conseguiram explorar petróleo acumularam vasta riqueza e construíram a base de um novo tipo de economia, hoje, as empresas “data-driven” como a Google, Facebook, Uber, Amazon ou a Yahoo, estão a fazer o mesmo.

Estes gigantes não são, contudo, os únicos a utilizarem os dados para melhorarem as suas performances. Com ou sem presença online, empresas das mais variadas dimensões e setores, já perceberam que têm que antecipar as tendências de consumo para conseguirem estar sempre um passo à frente da concorrência e conquistarem clientes.

Um nome, um Like, uma publicação numa rede social, uma morada ou um número de telemóvel deixados num qualquer formulário online são dados. Enquanto o dinheiro é o mediador na aquisição de um bem ou produto, as informações que os consumidores deixam online são o combustível de que se alimenta o conjunto de estratégias de atração e fidelização de clientes a que chamamos Marketing e que tanta importância tem na alavancagem das várias tipologias de negócio.

Voltando ao exemplo da Target. Depois de analisados quais os produtos mais comprados pelas clientes grávidas, a empresa traçou um perfil-tipo que lhe permitiu não só perceber, antecipadamente, que clientes estavam grávidas, como elaborar campanhas especialmente direcionadas para as futuras mães antecipando-se, deste modo, à concorrência.

Como podemos perceber pelo exemplo anterior, a mera disponibilidade dos dados não garante a assertividade da informação, tampouco revela de forma clara a solução para os problemas de cada empresa. Dados “em bruto” de pouco valem, só depois de uma depuração e refinação, estas informações poderão assumir-se como uma mais-valia para uma empresa.

Logo, os negócios que não tiverem condições de capturar, adicionar e traduzir os diversos tipos de dados sentirão dificuldades para traçar estratégias e estabelecer uma comunicação efetiva e personalizada com os seus clientes.

Tipos de análise de dados

De modo a extrair “conhecimento” dos dados que armazena, um negócio terá, desde logo, que perceber qual dos tipos de análise de dados melhor serve os seus objetivos. As análises não são todas iguais. As metodologias de análise mais comuns são a descritiva, a diagnóstica, a preditiva e a prescritiva e, cada uma delas, liga-se a um objetivo concreto.

Por exemplo, se um comerciante quiser saber qual a razão por detrás de um aumento extraordinário do número de visitantes na sua loja online ou física num período de tempo delimitado, a análise de diagnóstico é a mais indicada, mas se esse mesmo comerciante estiver interessado em prever se este comportamento se poderá continuar a verificar no futuro, a análise preditiva, que relacionando as causas e os efeitos (dados) será a mais indicada.

Os objetivos de cada negócio indicam a adoção ou abandono de um determinado modelo de análise, mas a pertinência do tratamento dos dados mantem-se. Da análise dos dados, os negócios podem perceber que tipo de produtos, canais de venda ou meios de pagamento se estão a afirmar como tendências de consumo e tomar as medidas necessárias para que a experiência de compra vá, em cada momento, ao encontro das necessidades e expectativas do cliente.

Soluções de informação para negócios

Como se percebe, os dados e a sua análise são extrema utilidade e vêm realçar o papel que soluções de conhecimento como o REDUNIQ Insights têm na viabilidade económica dos negócios.

Desenvolvida pela REDUNIQ (maior rede de aceitação de cartões nacionais e estrangeiros em Portugal), o REDUNIQ Insights é uma solução de conhecimento que pretende disponibilizar análises com base em informação sobre a atividade do retalho nacional, suportando empresas na geração de insights e na tomada de decisões de desenvolvimento dos seus negócios.

Através da informação analítica que tem por base os dados transacionais da rede de aceitação de pagamentos REDUNIQ em território nacional, esta solução prepara relatórios de informação para empresas personalizados e adequados à realidade de cada uma delas. Antecipar tendências significa uma enorme vantagem competitiva para as empresas. Isto passa, invariavelmente, por conhecer melhor quem são os “seus” consumidores.

Com REDUNIQ Insights isso é possível

Saber quem são, onde vivem ou de onde vêm, onde gastam mais, quem está a consumir produtos semelhantes aos seus, a quem pode comunicar ou ainda comparar o negócio com o setor em geral, são alguns dos elementos fundamentais ao crescimento de uma empresa que o REDUNIQ Insights permite conhecer.

Por exemplo, com recurso ao REDUNIQ Insights, um negócio com várias lojas espalhadas por Portugal pode ficar a saber, entre outras coisas, qual a percentagem da faturação que em cada um dos seus espaços corresponde a pagamentos contactless – transações feitas mediante a aproximação de um cartão ou wearable a um TPA contatacless, ou se as soluções de pagamento online que disponibiliza na sua plataforma e-commerce se coadunam com as tendências de consumo atuais.

Para ficar a conhecer a solução REDUNIQ Insights e os relatórios já disponibilizados pela REDUNIQ:

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