Uma experiência de compra sem atrito e adequada aos desejos e necessidades dos clientes é meio-caminho andado para que o negócio obtenha um maior número de vendas, um maior ticket médio (valor médio gasto em cada compra) e uma maior fidelização.
Apesar de não ser uma tarefa, em si mesma, complicada ou necessariamente dispendiosa, obter estes resultados implica uma atenção particular a factores como o marketing ou os meios de pagamento, independentemente de se tratar de um pequeno negócio ou do canal em que este opera quer seja presencial, online ou omnicanal.
Por exemplo, face a esta expansão das oportunidades de negócio para micro e pequenas empresas e à adoção de novos hábitos de consumo, a REDUNIQ coloca ao serviço destes negócios uma série de meios de pagamento online e pagamentos físicos que permitem diminuir e tornar a jornada de compra mais prazerosa. É o caso da solução digital REDUNIQ@Payments ou dos terminais de pagamento automático com tecnologia contactless para lojas físicas como o REDUNIQ Smart ou o REDUNIQ Soft que, para além dos pagamentos contactless com cartão ou carteiras digitais, auxiliam na gestão e aumento das vendas, facilitam a vida aos clientes e tornam os negócios mais móveis e digitais.
Os meios de pagamento online ou presenciais com contactless devem ser o culminar de uma jornada de compra que, no entanto, começa no momento em que as pequenas empresas procuram captar a atenção dos consumidores para a sua oferta de bens e serviços.
Com o aparecimento e desenvolvimento do online, a tarefa destas micro e pequenas empresas acabou por sair facilitada ao permitir-lhes ter acesso a ferramentas que lhes dão a oportunidade de passarem a sua mensagem a milhares de consumidores de forma quase imediata, captarem compradores e até aumentarem o valor gasto por estes em cada compra.
10 dicas de marketing digital para micro e pequenas empresas
As ferramentas estão aí, mas como transformá-las em verdadeiros colaboradores da sua pequena empresa? De forma a utilizar da melhor forma as potencialidade do mundo online, apresentamos-lhe 10 dicas de marketing digital para pequenas empresas que vão ajudar a pavimentar o caminho para mais clientes e vendas.
1. Aproveite as potencialidades da ferramenta Google My Business
Quer venda online, presencialmente ou de forma omnicanal (online e presencial), pode e deve aproveitar ferramentas gratuitas como o Google My Business que, mediante a criação de um perfil do seu negócio nesta plataforma, ajuda a que a sua empresa ganhe uma maior visibilidade no motor de pesquisa Google, no Google Maps e no Painel de Conhecimento do Google.
2. Utilize o e-mail marketing
O marketing digital tem muitas facetas e uma das que melhor resultados produz é, sem dúvida, o e-mail marketing.
Aproveite os dados deixados livremente pelos seus clientes para chegar diretamente aos mesmos, de forma muito pouco dispendiosa, através de e-mails automatizados, como a sua newsletter, onde estes tenham acesso não só a informação de relevante sobre os seus produtos e serviços, como também a cupões de desconto, de forma a fidelizar ou atrair novos compradores.
3. Aposte em SEO Local
A maior parte das micro e pequenas empresas portuguesas operam numa lógica de proximidade, por isso pondere aproveitar os serviços de SEO Local que, na prática, ajudam a encaminhar os consumidores da área onde está localizado o seu negócio para a sua loja durante a pesquisa nos motores de pesquisa.
Através destes serviços, pode ficar a saber, por exemplo, quem visita a sua loja online, de onde vêm e quais as páginas que visitam dentro do seu site.
Caso queira alargar a sua rede de clientes, junte ao SEO Local a ferramenta SEO Global que providenciará o mesmo serviço, mas de forma global.
4. Tenha uma presença dinâmica nas redes sociais
Independentemente do canal em que o seu negócio opere, hoje em dia é fundamental ter uma conta numa ou mais redes sociais.
Dependendo da natureza do seu negócio e qual o seu objetivo, escolha a rede social onde a maioria do seu target tem conta ou aquela que lhe pode proporcionar alargar a sua base de seguidores e potenciais clientes.
Redes sociais como o Facebook ou o Instagram permitem-lhe fazer parte dos seus marketplaces, onde além de poder vender os produtos e serviços, garantem-lhe um grande número de visitantes que podem ser convertidos, mediante a experiência de compra, em clientes.
5. Produza conteúdo de interesse
Seja no site ou nas páginas de redes sociais da empresa, procure sempre criar conteúdo relevante para os seus visitantes e seguidores. Isso passa, por exemplo, por artigos, publicações ou vídeos que expliquem as vantagens do seu serviço e produtos, quais as aplicações, curiosidades, promoções ou novidades, como a oferta de um novo meio de pagamento ou entregas gratuitas.
6. Link Building
O link building é uma estratégia de marketing de conteúdo que, na prática, permite que um outro canal de promoção publique conteúdo produzido pela sua empresa através da inclusão de links no texto que remetem o leitor diretamente para uma página do seu site.
Ao conseguir a publicação deste tipo de conteúdos com links para o seu negócio em plataformas com grande tráfego, estará a construir links de qualidade que levam a sua empresa a conseguir obter melhores resultados nos motores de pesquisa.
7. Programas de Fidelidade e Desconto
Já afloramos esta questão no ponto do e-mail marketing, mas a verdade é que uma das melhores formas de captar a atenção de novos clientes e fidelizar aqueles que já costumam comprar na sua loja, já que, de acordo com os especialistas, os programas de fidelidade têm uma taxa de retenção de 5% dos clientes.
Por exemplo, ofereça cupões de desconto via e-mail marketing ou redes sociais, anuncie promoções utilizando todos os canais digitais da empresa e/ou um sistema baseado num cartão de pontos que permitem aos clientes obter descontos em produtos se gastarem uma determinada quantia na sua loja.
8. Estabeleça parcerias com influencers
O chamado marketing de influência está na ordem do dia e os influencers são os seus pontas-de-lança.
De forma a alargar o seu número de clientes e dar aos seus produtos e serviços um caráter de autoridade, estabeleça parcerias com influencers, para criarem conteúdos nas redes sociais, direcionados para os seus potenciais clientes.
A grande vantagem deste tipo de marketing digital é a conquista de confiança e reputação junto de um público mais alargado, que a longo prazo trará mais clientes.
9. Invista em publicidade digital
As funcionalidades Facebook Ads, Instagram Ads ou Google Ads permitem-lhe não só publicitar a sua empresa ou produtos/serviços, como também dirigir a mensagem pretendida ao seu público-alvo conquistando, deste modo, um maior tráfego que pode ser convertido em vendas.
10. Marketing de afiliados
O marketing de afiliados permite gerar receitas adicionais através da comercialização dos seus produtos por intermédio de uma rede de sites ou plataformas digitais.
Mediante o pagamento de uma comissão, estes tipos de plataformas vão publicitar os seus conteúdos e produtos através de publicações ou banners publicitários que remetem para a página de conversão do seu site.