TPA para Restauração: quais as opções para o seu negócio?

Ao longo dos últimos anos tem-se assistido a mudanças profundas nos hábitos dos consumidores na hora do pagamento das suas compras.

Carteiras digitais, cartões de crédito virtuais e, sobretudo, o contactless são a face dessa verdadeira revolução, obrigando os retalhistas a adaptarem-se de forma a manterem o interesse dos seus clientes, nomeadamente com a oferta de terminais de pagamento automático (TPA) inovadores nos seus espaços físicos.

A alusão que fazemos aos pagamentos contactless não é inocente. De acordo com o mais relatório REDUNIQ Insights, é possível verificar-se que, em 2022, 75% das transações em Portugal se realizaram com recurso a esta tecnologia de pagamentos, percentagem que significa um crescimento de 9% em relação a 2021 e de 59% face a 2020.

Com uma média de 25 euros gastos por cada consumidor numa compra com contactless, esta tecnologia tem ajudado as mais variadas áreas económicas do país a recuperarem depois do vendaval trazido pela pandemia. Neste ponto, verifica-se que o peso do contactless na faturação dos negócios atingiu os 56% em 2022, mais 10% do que em 2021 e mais 50% do que aquilo que se registava no antes da pandemia.

Entre estas áreas de negócio é de realçar a Restauração.

Fortemente afetada pelos confinamentos, a Restauração tem vindo a recuperar tendo registado no ano passado um aumento de 71% na sua faturação global. Este crescimento expressivo em muito se deve ao aumento em 131% em faturação com cartões de origem estrangeira e de um aumento de 50% com cartões de origem nacional.

Visão por Setor de Atividade Variação Homóloga da Faturação 2022-2021

Visão por Setor de Atividade Variação Homóloga da Faturação 2022-2021

Como referimos, para que os negócios de Restauração possam usufruir deste crescimento na sua faturação que o contactless lhe oferece, torna-se necessário que possuam nos seus estabelecimentos de um equipamento POS para Restauração que permitam não só receber pagamentos contactless por cartão ou smartphone, como também tornar a experiência de compra e gestão mais simples.

Na vanguarda do desenvolvimento de meios de pagamento inovadores e adaptados às necessidades dos negócios e aos hábitos dos seus clientes, a REDUNIQ coloca ao dispor da Restauração nacional dois terminais de pagamento automático (TPA) que vão elevar a experiência de compra no seu restaurante, café ou bar para um novo patamar de excelência.

Comecemos pelo REDUNIQ Smart, um POS para restaurantes, cafés ou bares que promete tornar o seu negócio mais móvel e digital.

REDUNIQ Smart: o TPA Android para Restauração

Neste TPA Android para restaurante, café ou bar, a melhor tecnologia contactless une-se ao digital para proporcionar aos negócios de Restauração a possibilidade de aceitarem pagamentos por cartão contactless, chip ou MB Way e, simultaneamente, dar ao negócio a possibilidade de, no mesmo terminal de pagamento automático, desenvolver e integrar apps de gestão e faturação, faturas ou outras aplicações à medida das suas necessidades.

Assim, além de passar a poder oferecer aos seus clientes um meio de pagamento rápido e seguro, este TPA equipado comum software POS restauração vai permitir-lhe fazer a gestão de todo o seu negócio (faturação, marketing, pagamentos, etc.) a partir de um único equipamento.

De forma resumida, este novo sistema POS para restaurante, cafés e bares, poderá passar a:

  • Aceitar pagamentos de clientes de todo o mundo, por cartão ou smartphone, com Contactless, chip, MB Way, Apple Pay ou Google Pay.
  • Gerir online e em tempo real os sistemas Backoffice, de compras e fornecedores, ou ter acesso a apps que lhe permitam acompanhar e gerir o seu negócio.
  • Torna os negócios mais móveis e digitais. Todo o processo de compra, desde a gestão de stocks ao pagamento, agora no mesmo terminal.

Aplicações de Gestão para o seu Restaurante incorporadas no REDUNIQ Smart

ZoneSoft

Caso não queira desenvolver uma aplicação, a REDUNIQ em parceria com a ZoneSoft, coloca ao seu dispor uma app com software de faturação intuitiva e facilmente integrada no terminal REDUNIQ Smart.

Para além de lhe poupar trabalho no desenvolvimento de uma aplicação, esta app de faturação integrada dá aos comerciantes uma série de outras vantagens:

  • Registo de pedidos no terminal;
  • Faturação certificada pela Autoridade Tributária;
  • Integração direta com a App de pagamento;
  • Solução fiável e de configuração simples.

Apresentar menus, registar e confirmar pedidos de clientes, aceitar pagamentos contactless e integrar o seu software de faturação são apenas algumas das funcionalidades que o REDUNIQ Smart oferece ao seu negócio de restauração. Com a criação de apps pode automatizar processos, ganhando mais tempo para o atendimento e, com isso, mais tempo para mais clientes.

WinRest

Com a app WinRest integrada no REDUNIQ Smart, além de poder faturar aos seus clientes (através do software certificado de acordo com a nova legislação), esta permite ainda aceitar pagamentos num único terminal, por contactless (por cartão ou smartphone), chip, MB WAY, Apple Pay e Google Pay.

Outras funcionalidades como registar pedidos, consultar movimentos e stocks, gerir campanhas e comissões de empregados, podem ser encontradas dentro da própria aplicação.

Além de uma maior segurança nos pagamentos, o seu restaurante passará também a ter um maior controlo nos processos de gestão, fazendo com que o seu negócio se torne mais simples, rápido, prático, móvel e digital.

É ainda possível juntar a funcionalidade DCC – Conversão de Moeda que, de forma simples, permite que o seu negócio de restauração aceite pagamentos de clientes de todo o mundo na sua moeda de origem sem barreiras ou complicações e com o plus de ainda recebem uma receita adicional, uma vez que a REDUNIQ partilha o “markup” com o negócio.

REDUNIQ Soft: utilize o smartphone ou tablet do seu restaurante como POS

Novos desafios pedem novas respostas.

Com base neste mantra, a REDUNIQ desenvolveu uma nova solução de pagamento NFC Android que vem permitir que o seu negócio de restauração aceite pagamentos por Contactless / NFC ou QR Code de forma rápida e fácil, onde e quando quiser, sem precisar de um TPA, através de uma App no seu smartphone.

Após a contratualização do serviço com a REDUNIQ e instalação da aplicação REDUNIQ Soft no seu smartphone ou tablet, transformando-o num verdadeiro sistema POS Android, o seu restaurante ou café fica imediatamente pronto para começar a receber pagamentos por Contactless / NFC ou pagamentos por QR Code.

Assim, seja através de cartão contactless ou do MB WAY/Google Pay/Apple Pay (QR Code, número de telemóvel ou NFC), irá receber de forma imediata, independentemente da sua localização, o valor que lhe é devido pelo cliente.

Para que tal se processe, apenas são precisos três simples passos:

  1. Inserir o montante a pagar pelo cliente na aplicação REDUNIQ Soft;
  2. O cliente seleciona o método de pagamento desejado (Contactless/NFC, QR Code ou Número de telemóvel);
  3. Autenticação (caso o valor seja superior a 50€, o cliente deve colocar o seu PIN) e emissão de recibo de pagamento. No final, pode enviar o recibo de pagamento por e-mail ao seu cliente.

Como se percebe, com a simples instalação do REDUNIQ Soft, ficará com a melhor app para receber pagamentos à distância de um clique.

Quanto às as vantagens deste programa POS para restaurantes, cafés e bares, para o seu negócio e para os seus clientes são enormes, entre elas, as principais são:

  • Simplicidade: Aceite pagamentos por dispositivo móvel via Contactless / NFC, QR Code ou número de telemóvel de forma segura, sem precisar de um TPA;
  • Mobilidade: Aceite pagamentos em qualquer lugar, esteja onde estiver o seu negócio;
  • Acessibilidade: Aceda à aplicação no seu smartphone ou tablet;
  • Sustentabilidade: Serviço mais digital, sem necessidade de impressão de talões;
  • Pagamentos simplificados: Aceite pagamentos com cartões de crédito e débito, nacionais e internacionais, por contactless, e por MB WAY e Wallets digitais;
  • Custos reduzidos: Sem mensalidade de TPA.