Terminal POS: com funciona e quais os benefícios?

A forma e os métodos de pagamento sofreram grandes mudanças ao longo dos séculos, mas nunca tanto como nos últimos 50 anos.

Ao longo das últimas décadas, o dinheiro físico foi sendo substituído por meios de pagamento cashless (cartões de débito e crédito, por exemplo) que acabaram por obrigar a que os negócios tivessem de se equipar com novas soluções para poderem receber estes novos tipos de pagamento.

O exemplo máximo desta reconfiguração na forma como se paga e se recebe o pagamento são os terminais POS (point-of-sale), instrumentos que vieram revolucionar não só os pagamentos, mas também trazer uma série de benefícios a negócios e clientes.

Terminal POS: significado

O terminal POS ou terminal de pagamento automático é o instrumento através do qual um cliente efetua o pagamento das suas compras, por exemplo, numa loja, restaurante ou hotel, mediante a introdução de um cartão de crédito ou débito e do respetivo PIN no próprio terminal.

De forma simples e rápida, o lojista processa a venda e introduz o valor do produto ou serviço no terminal. De seguida, o cliente introduz o cartão, coloca o PIN e clica no OK para dar como concluída a operação de pagamento.

Esta era, até há bem pouco tempo, a única forma e função de um terminal de pagamento automático, mas com o advento do contactless e da tecnologia NFC (Near Field Communication) tudo isto mudou consideravelmente.

Com cada vez mais cartões, smartphones e wearables (pulseiras, smartwatches, etc.) com tecnologia contactless integrada, os terminais POS tiveram que acomodar esta nova forma de pagamento em que, para além de não envolver dinheiro físico, também implica que não exista interação física entre cliente e retalhista.

De uma forma ainda mais simples e rápida do que os anteriores terminais, estes novos POS contactless permitem que um cliente pague as suas compras com a aproximação do seu dispositivo de pagamento contactless (cartão, smartphone, etc) do terminal, também ele com tecnologia contactless integrada, sem que seja necessário a introdução de PIN, a operação fica concluída em poucos segundos.

Como exemplo deste tipo de terminais, temos o TPA REDUNIQ Easy, o TPA Android REDUNIQ Smart e o mais recente REDUNIQ Soft.

Benefícios de um terminal POS para o seu negócio

Diferentes terminais POS trazem, necessariamente, diferentes benefícios aos mais diferentes negócios de retalho.

Em função daquilo que dissemos anteriormente, vamos ver, em específico, que benefícios podem trazer ao seu negócio cada um destes três terminais POS REDUNIQ, para além das já bem conhecidas vantagens como a maior eficiência no ato de receber pagamentos, a maior segurança, simplicidade e fluidez nas transações:

REDUNIQ Easy

Concebido como um terminal POS a pensar nos negócios que processam poucos pagamentos e procuram um TPA sem custos de adesão, comissões, período de fidelização ou receita mínima, com o REDUNQ Easy a mensalidade é ajustada à faturação dos negócios. E para oferecer cada vez mais benefícios, esta solução ganhou nos últimos meses funcionalidades adicionais, tais como a possibilidade de se aceitar pagamentos contactless e MB WAY permitindo, assim, que os retalhistas usufruam de mais uma forma de aumentarem as vendas e, consequentemente, a sua faturação.

Vantagens do REDUNIQ Easy

  • Não tem custos de adesão, comissões, período de fidelização ou receita mínima;
  • Simplificação dos pagamentos;
  • Mensalidade ajustada ao seu negócio (não paga o que não faturou);
  • Sem taxas (até aos 7.500€ de faturação mensal não lhe serão cobradas taxas);
  • Ideal para negócios sazonais (a mensalidade acompanha a faturação do negócio);
  • Permite o pagamento na moeda de origem dos clientes (DCC – Conversão de Moeda);
  • Acesso gratuito à Área do Cliente REDUNIQ onde poderá consultar transações, documentos financeiros, e outras informações do seu negócio.
  • Comunicações, consumíveis e manutenção ao terminal, bem como acesso à linha de apoio ao cliente, disponível 24horas/dia.

REDUNIQ Smart

Já o REDUNIQ Smart marca uma verdadeira revolução no software POS existente até então.

Inserido num novo paradigma de consumo que privilegia a mobilidade, este TPA Android REDUNIQ Smart veio permitir que um negócio, quer seja hotel, restaurante ou sapataria não só aceite pagamentos contactless com cartão, chip, MB WAY, Google Pay e Apple Pay, mas também facilita a gestão de toda a estrutura do negócio desde o momento, por exemplo, de uma reserva num hotel ou restaurante, até ao momento em que se faz a contabilidade do mês ou do ano através da incorporação de um conjunto de apps de gestão que tornam os negócios totalmente móveis e digitais.

Vantagens do REDUNIQ Smart

  • Possibilidade de aceitar pagamentos de clientes de todo o mundo, por cartão ou smartphone, com Contactless, chip, MB Way, Apple Pay ou Google Pay;
  • Registo de pedidos, faturação ou elaboração de orçamentos e encomendas no terminal mesmo sem ligação à Internet;
  • Acesso a apps com software de gestão, facilmente integradas no terminal, incluindo a app Tax Free e o serviço DCC;
  • Negócio mais móvel e digital, uma vez que todo o processo de compra, desde a gestão de stocks ao pagamento, se efetua no mesmo terminal;
  • Possibilidade de gestão online e em tempo real os sistemas Backoffice, de compras e fornecedores, que lhe permitam acompanhar e gerir o seu negócio de forma mais eficiente.

REDUNIQ Soft

Falar do REDUNIQ Smart já seria falar do equipamento mais state of the art que podemos encontrar em Portugal, mas a REDUNIQ não se fiou por aqui e apresentou recentemente aquele que será o futuro dos pagamentos presenciais: o REDUNIQ Soft.

Esta é uma solução de pagamento NFC Android, que permite que o seu negócio aceite pagamentos de forma rápida e fácil através de uma App no seu smartphone.

De forma simples e rápida, após a instalação da aplicação REDUNIQ Soft no seu smartphone ou tablet, transformando-o num verdadeiro sistema “virtual POS terminal” Android, o seu negócio fica imediatamente pronto para começar a receber pagamentos por NFC, pagamentos por QR Code ou pagamentos por Contactless.

Vantagens do REDUNIQ Soft

  • O seu negócio passa a aceitar pagamentos por dispositivo móvel via NFC, QR Code, número de telemóvel ou Contactless de forma segura, sem precisar de um TPA;
  • Pode aceitar pagamentos em qualquer lugar, esteja onde estiver o seu negócio;
  • Acessibilidade simplificada a partir do seu smartphone ou tablet;
  • Ganhos em sustentabilidade, já que passa a usufruir de um serviço mais digital, sem necessidade de impressão de talões;
  • Não tem mensalidade de TPA.

 

A estes terminais, é ainda possível juntar a solução DCC- Conversão de Moeda que, entre outras coisas, permite que o sue negócio passe a aceitar pagamentos na moeda de origem do cliente e ainda recebam uma receita adicional.

A evolução dos terminais POS tem sido, como vimos, tremenda. Dos mais simples terminais até ao terminal POS portátil, todos eles aportam vastos benefícios ao seu negócio, seja ele qual for e onde quer que se encontre.