Pagamentos contactless em farmácias: como melhorar a experiência dos seus clientes?

Saiba como os pagamentos contactless em farmácias podem beneficiar a eficiência das operações e melhorar o atendimento dos clientes.
Saiba de tudo sempre em primeira mão

Esteja sempre um passo à frente com as nossas dicas. Subscreva!

Subscrever o blog

Oferecer um atendimento personalizado e de excelência aos clientes da sua farmácia não se resume à simpatia com que os recebe ou a aviar as respetivas prescrições médicas.

Pela forte afluência que, por norma, as farmácias registam, possibilitar aos seus clientes um checkout rápido através da oferta de meios de pagamento personalizados e em linha com as suas necessidades é de extrema importância, não só para que estes voltem, como também para que não se formem filas intermináveis.

Neste contexto, os pagamentos contactless em farmácias têm ganho especial destaque, ao aliarem rapidez, segurança e conveniência, tornando a experiência de compra mais fluida e eficiente.

Pagamentos contactless na farmácia

O que é o pagamento contactless e como funciona?

Tal como o nome indica, os pagamentos contactless correspondem a transações que são efetuadas sem contacto entre o meio de pagamento do cliente e o TPA do retalhista.

Isto só é possível graças à inclusão da tecnologia NFC (Near Field Communication) nos terminais de pagamento que possibilitam, então, que um cartão de crédito/débito, um smartphone ou um wearable (smartwatch, pulseira inteligente, etc.) realize um pagamento pela sua simples aproximação ao TPA físico.

Às maiores higiene e segurança que a tecnologia de pagamento sem contacto proporciona tanto ao cliente como ao retalhista, juntam-se ainda a rapidez e a personalização do processo transacional (um terminal contactless oferece múltiplos métodos de pagamento), que, no final, acabam por contribuir para melhorar a experiência do cliente.

Assim, depois de aviar a medicação, basta que o seu cliente aproxime o seu cartão ou smartphone do seu terminal de pagamentos e, em apenas alguns segundos, a transação fica concluída.

Porque é que os clientes preferem métodos de pagamento rápidos e seguros?

É habitual dizer-se que “tempo é dinheiro” e que “com o dinheiro não se brinca”. Estas duas ideias assentam que nem uma luva na experiência que um cliente encontra numa farmácia com pagamento digital através de um terminal contactless.

O nascimento de métodos de pagamento rápidos está muito ligado à crescente digitalização das mais variadas facetas do quotidiano, nomeadamente, à experiência que os consumidores passaram a ter com as compras online, local onde todo o processo de compra, incluindo o pagamento, decorre de forma simples e em apenas em alguns segundos.

Depois de recalcados, estes hábitos tornam-se exigências que, em compras físicas, têm de ser cumpridas para poder concretizar-se a fidelização de clientes em farmácias ou em outra qualquer área de negócio.

É aqui que a rapidez se alia à segurança dos TPAs contactless. Além de proporcionarem transações rápidas, os terminais de pagamento REDUNIQ são protegidos pela certificação PCI DSS (o mais elevado padrão de segurança para pagamentos eletrónicos), o que garante que passará a contar com pagamentos contactless na sua farmácia seguros e que lhe oferecem a máxima proteção contra fraudes e acessos indevidos em cada transação efetuada.

É aqui que a rapidez se alia à segurança dos TPAs contactless. Além de proporcionarem transações ágeis, os terminais de pagamento REDUNIQ contam com a certificação PCI DSS (o mais elevado padrão de segurança para pagamentos eletrónicos). Isto significa que os pagamentos contactless em farmácias poderão ser disponibilizados com total confiança, garantindo máxima proteção contra fraudes e acessos indevidos em cada transação realizada.

Benefícios dos pagamentos contactless em farmácias e outros estabelecimentos de saúde

Aumento das vendas e do ticket médio

A facilidade e rapidez do pagamento pode incentivar os clientes a fazerem compras mais completas e espontâneas, aumentando o valor médio gasto em cada visita.

Melhoria da experiência de compra do cliente

Ao oferecer os métodos de pagamento preferidos pelos seus clientes, proporciona uma experiência mais fluida e moderna, aumentando a satisfação e a fidelização.

Rapidez e segurança

Com TPAs certificados, como os da REDUNIQ, a farmácia garante que os dados dos clientes estão protegidos contra fraudes, ao mesmo tempo que acelera o processo de checkout.

Reconciliação bancária sem esforço

A eliminação de processos manuais facilita a gestão financeira, reduz erros e liberta tempo para se focar no atendimento ao cliente.

Maior simplicidade e flexibilidade no momento do pagamento

Os TPAs contactless aceitam diferentes meios de pagamento, como cartões, telemóveis e wearables, adaptando-se a todos os perfis de consumidor.

Integração com o software de gestão

Os terminais podem ser integrados com o sistema da farmácia, automatizando processos e reduzindo o risco de falhas humanas.

Aceitação de pagamentos em moeda estrangeira

Ideal para farmácias em zonas turísticas, esta funcionalidade permite receber pagamentos em diferentes moedas e até gerar receitas adicionais.

Como implementar os pagamentos contactless na sua farmácia com sucesso?

O propósito da tecnologia contactless é simplificar a sua vida e a dos seus clientes – e esta simplicidade é transversal à sua implementação.

Para ajudá-lo a começar o processo de integração, convidamo-lo a consultar o nosso comparador de meios de pagamento para lojas físicas e a descobrir as características que cada um dos nossos terminais tem para oferecer à sua farmácia.

Depois de escolher o TPA à medida do seu negócio, basta-lhe clicar no botão “Aderir”, preencher o formulário de adesão e esperar que a equipa REDUNIQ faça a integração do terminal.

Partilhar este artigo

Artigos recentes

Artigos relacionados

Pequenos Investimentos para Negócios Locais

Pequenos investimentos que aumentam as vendas de um negócio local

Ler artigo

Receber Pagamentos do Brasil com PIX

Receber pagamentos do Brasil: como funciona o PIX para negócios em Portugal?

Ler artigo

Como melhorar a experiência do cliente no ponto de venda?

Como melhorar a experiência do cliente no ponto de venda?

Ler artigo

Todas as soluções de pagamento vão dar ao seu negócio

pt_PTPT_PT