What is the Portugal 2030 project?

Always know everything first hand

Stay one step ahead with our tips. Subscribe!

Subscribe to the blog

O que é o projeto Portugal 2030?

Basta um tour pelo interior do país para percebermos que a desigualdade é uma marca d’água do território português, nomeadamente no que respeita ao acesso a empregos e cuidados de saúde de qualidade, investimento em tecnologias digitais ou na oferta de uma rede de transportes em linha com as necessidades das populações e das empresas locais. Estas lacunas podem estar prestes a serem mitigadas com o Portugal 2030 (ou PT 2030), um programa de fundos europeus que poderá revelar-se de grande importância para as regiões menos desenvolvidas do país ao pretender financiar projetos de intervenção nesses territórios.

Portugal 2030: o que é?

O Portugal 2030 vem materializar a intenção das autoridades europeias de construir comunidades mais coesas territorialmente através do investimento em projetos que pretendam atuar em seis vetores chave:

1 – Portugal + inteligente

Incremento da aposta, entre outras áreas, em projetos de investigação e inovação, digitalização, competitividade, empreendedorismo e internacionalização das empresas.

2 – Portugal + conectado

Aposta na ferrovia enquanto rede de transporte estratégia por excelência e qualificação dos territórios de modo a garantir a sua atratividade e competitividade nos mercados nacionais e internacionais.

3 –Portugal + próximo dos cidadãos

Aposta na criação de estratégias de desenvolvimento local que promovam a coesão social e no desenvolvimento urbano sustentável.

4 –Portugal + verde

Vetor orientado para o reforço do investimento em energias renováveis, na economia circular e na mobilidade sustentável.

5 –Portugal + social

Promoção da qualificação das populações locais, acesso a emprego de qualidade, igualdade de acesso a cuidados de saúde e inclusão e inovação social.

6 – Portugal + transição justa

Projetos para a transição justa para um crescimento económico sustentável e neutro em carbono.

Os objetivos são de monta, mas o financiamento também o é, já que estas ajudas da Europa têm uma dotação orçamental total da ordem dos 23 mil milhões de euros. A prioridade irá para projetos que se dirijam às regiões menos desenvolvidas de Portugal, embora possam abranger a área de Lisboa e Porto.

De sublinhar que, o Portugal 2030, está a ser implementado através de 12 programas: 

  • 4 de âmbito temático:
    • o Pessoas 2030 dedicado à demografia, qualificações e inclusão;
    • o COMPETE 2030 dedicado à Inovação e transição digital;
    • o Sustentável 2030 dedicado à Ação climática e sustentabilidade;
    • e o Mar 2030;
  • 5 Regionais que correspondem às NUTS II do Continente e 2 referentes às regiões autónomas: Norte 2030, Centro 2030, Lisboa 2030, Alentejo 2030 e Algarve 2030; Açores 2030 e Madeira 2030;
  • E o PAT 2030 – Programa de Assistência Técnica.

Como fazer candidaturas ao Portugal 2030?

De acordo com as informações governamentais, os concursos para estes projetos organizam-se em três quadrimestres, entre setembro de 2023 e agosto de 2024.

Sublinha o Ministério da Presidência, entidade que tutela os fundos europeus, que os planos de avisos de abertura dos concursos apresentam particular detalhe

“no primeiro quadrimestre (o seguinte à sua aprovação), com informação que permite caracterizar os planos de avisos a publicar, como objetivos, enquadramento estratégico, programático e regulamentar, beneficiários, ações elegíveis, montantes associados e território abrangido”.

Refira-se que o Plano Anual de Avisos é, segundo o ministério,

“alvo de atualizações todos os quadrimestres, nos meses de abril, agosto e dezembro, sendo publicada uma versão atualizada do mesmo para os 12 meses subsequentes”.

Caso tenha um projeto e queira se candidatar um dos apoios previstos neste programa siga estes passos:

  1. Aceda ao Balcão dos Fundos;
  2. Vá a Candidaturas > Avisos Abertos;
  3. Consulte a lista de avisos utilizando os filtros para encontrar avisos sobre apoios que se destinem a projetos como o seu.

Share this article

Related articles

O futuro dos pagamentos online: O que esperar?

O futuro dos pagamentos online: O que esperar?

Read article

Logo Shopify

Transform your e-commerce with REDUNIQ and Shopify integration

Read article

UNICRE announces agreement with Novo Banco for the sale of its cards and consumer credit business.

Read article

All the payment solutions your business needs

en_GBEN