Como estará o setor do retalho daqui a 10 anos?

O comportamento dos consumidores tem vindo a sofrer alterações. Mas já imaginou como estará o setor do retalho daqui a 10 anos?
Always know everything first hand

Stay one step ahead with our tips. Subscribe!

Subscribe to the blog

Veja as alterações que se poderão sentir nos negócios de retalho nos próximos 10 anos.

Como estará o setor do retalho daqui a 10 anos?

É sabido que o comportamento dos consumidores e os métodos de fazer compras têm vindo a sofrer alterações. Mas já imaginou como estará o setor do retalho daqui a 10 anos? Se ainda não está a par das principais tendências do mercado empresarial nos próximos anos, conheça-as agora!

Negócios aliados às novas tecnologias

É importante de que forma as novas tecnologias estão a revolucionar a experiência do cliente, pois este paradigma já faz parte do nosso presente e irá intensificar-se no futuro.

A globalização das atividades económicas, a regulamentação do mercado, o paradigma digital e de e-commerce são outros fatores que têm vindo a modificar as empresas.

As compras estão cada vez mais digitais, os métodos de pagamento são cada vez mais simples, o recurso à Inteligência Artificial tem sido maior para facilitar e automatizar processos, como a gestão de stock, estudo do padrão de consumo dos clientes ou previsões financeiras, através do “Big Data”.

Pode optar por soluções mais básicas, mas que farão toda a diferença para o consumidor, como, por exemplo, oferecer Wi-Fi dentro dado seu estabelecimento ou disponibilizar tablets junto aos balcões de atendimento, para fazer inquéritos de satisfação do cliente.

Dinheiro em mão não é um problema

Não ter dinheiro na carteira deixa de ser um problema. Prevê-se que, no futuro, os pagamentos passem a ser quase todos feitos apenas em cartão, via smartphone ou online.

Aliás, são vários os exemplos que podemos observar atualmente, incluindo empresas de transporte que permitem a leitura de cartões para realizar pagamentos.

If you have foreign customers, make sure your POS has DCC - Dynamic Currency Conversion –uma solução que a REDUNIQ lhe oferece, que consiste no pagamento com a moeda de origem do seu cliente. Como funciona? Primeiramente, o TPA reconhece de forma automática se o cartão está emitido numa das moedas convertíveis. Depois, se o pagamento for elegível para DCC, é apresentado no TPA o valor na moeda de origem e em euros, e a transação é efetuada na moeda que o cliente escolheu, e ainda recebe um valor adicional por essa compra!

A tecnologia Contactless é outra tendência cada vez mais presente. Em 2018, foram mais de 35 milhões de transações por Contactless. Com um cartão Contactless o seu cliente pode fazer pagamentos até 20 euros sem necessidade de inserir o PIN do seu cartão, basta encostá-lo ao TPA e o pagamento é feito, sendo um método de pagamento, pois cumpre todos os critérios de segurança dos sistemas de pagamento internacionais e atuam sobre o método tradicional de Chip e PIN.

A REDUNIQ dispõe de mais de 96.000 terminais com tecnologia Contactless ativa, que reduz cerca de metade do tempo da transação , reduz os custos de manuseamento de dinheiro e evita a formação de filas de pagamento.

No que diz respeito às compras e pagamentos online, segundo o INE – Instituto Nacional de Estatística, em 2018, cerca de 37% dos portugueses entre os 16 e os 74 anos, fizeram compras online, usando o smartphone ou um computador. Estes resultados mostram um crescimento de mais três pontos percentuais quando comparado com 2017.

O foco deve ser o cliente

O futuro passa, essencialmente, por tornar a experiência de compra mais centrada no cliente, transparente, apelativa e simplificada. Tudo o que é desenvolvido num negócio deve ser pensado na ótica do cliente.

Algumas empresas, inclusive, têm vindo a adotar uma tendência tecnológica denominada de “chatbot”, que permite auxiliar os clientes durante o processo de compra numa loja online. Tudo o que facilitar o processo de compra de um cliente é meio passo dado para estar na vanguarda.

Estes foram alguns dos temas debatidos no 3.º Fórum da Distribuição em Portugal, cujo tema foi “O Retalho 20-30”, evento no qual a REDUNIQ esteve presente, falando, sobretudo, sobre o impacto das novas tecnologias no retalho.

Este futuro não está tão longe quanto parece. Aposte na inovação e faça proveito daquilo que de melhor a tecnologia tem para oferecer às empresas.

Share this article

Related articles

Logo Shopify

Transform your e-commerce with REDUNIQ and Shopify integration

Read article

meios-de-pagamento-mais-utilizados-portugal

Which payment methods do Portuguese consumers use the most?

Read article

Soluções de Pagamento para lojas físicas vs. lojas online: o que muda?

Payment solutions for physical shops vs. online shops: what changes?

Read article

All the payment solutions your business needs

en_GBEN