TPA Multibanco: características, custos, vantagens e como pedir

Apesar de muitos consumidores ainda utilizarem notas e moedas para pagarem as suas compras, as transações cashless (sem o auxilio de dinheiro físico) representam uma fatia cada vez maior dos pagamentos presenciais.

Isto mesmo é sublinhado pelo relatório transacional REDUNIQ Insights relativo ao ano passado que nos diz que o número de transações com recursos ao contactless cifraram-se em 75% do total, mais 9% do que aquilo que se verificava em 2021.

Este crescimento e disseminação dos pagamentos contactless acabou por se revelar de extrema importância para as vendas dos negócios nacionais, já que o peso do contactless na faturação atingiu os 56%, mais 10% do que em 2021 e mais 50% do que aquilo que se registava em 2019.

Contudo, para que um negócio possa receber pagamentos contactless por cartão, smartphone, carteiras digitais ou até por PIN, é necessário que tenha em sua posse um Terminal Multibanco / TPA Multibanco, mais conhecido por terminal de pagamentos automático (TPA).

O que é um Terminal Multibanco e quais as suas características?

Um terminal Multibanco é um dispositivo/máquina que faz a leitura de cartões bancários portugueses e estrangeiros para pagamentos eletrónicos após introdução de um PIN ou por aproximação (casos dos pagamentos contactless por cartão, smartphone ou smartwatches).

Assim que é introduzido ou se faz a aproximação do cartão na máquina Multibanco, esta última irá fazer a recolha dos elementos que constam desses cartões para autorizar ou não o processamento da operação de pagamento.

O limite máximo de pagamento por TPA Multibanco é de 100 mil euros, contudo, a partir dos 50 euros em transações contactless, torna-se necessário inserir o código pessoal.

Como funciona o Terminal Multibanco?

Todo o processo de pagamento através de um terminal Multibanco é simples e rápido. Caso o cliente pretenda pagar com cartão sem contactless, este apenas tem que inserir o dito cartão na ranhura e digitar o seu código PIN. Já no caso de uma operação contactless, basta ao cliente aproximar o seu cartão/smartphone/smartwatch do terminal e, em pouco segundos, a operação é finalizada.

Além do pagamento propriamente dito, estes terminais possibilitam a solicitação de assinatura do titular, a impressão de talões comprovativos e, nos TPA mais evoluídos tecnologicamente, também reservas (como reservar uma mesa num restaurante, por exemplo), transações por MB WAY e carteiras digitais, apps de gestão e faturação integradas no terminal e até o desenvolvimento de aplicações específicas e diferenciadas para cada tipo de negócio.

Estas diferenças de funcionalidades e características entre terminais está bem patente nas três soluções de pagamentos físicos da REDUNIQ – REDUNIQ Easy, REDUNIQ Smart e REDUNIQ Soft.

REDUNIQ Easy

Os negócios que nunca aceitaram pagamentos com cartão ou que têm um volume de transações mais baixo e, face a isto, procuram um TPA Multibanco ajustado ao seu negócio têm no REDUNIQ Easy uma excelente solução.

Para além de ser gratuito, este TPA não tem taxas nem comissões e permite que o negócio passe a aceitar, de forma simples e segura, pagamentos com cartões de débito e crédito através de PIN, transações contactless e MB WAY proporcionando aos seus clientes um serviço mais rápido e diferenciado.

Com o REDUNIQ Easy terá uma mensalidade ajustada ao seu negócio, em que apenas irá pagar um valor mensal fixo de acordo com o volume de faturação mensal do seu negócio.

REDUNIQ Smart

Com o REDUNIQ Smart entramos numa geração completamente inovadora de terminais. Para quem deseja tornar o seu negócio mais móvel e digital, o REDUNIQ Smart é a resposta que procura.

Além de permitir que um negócio aceite pagamentos contactless com cartão, chip, MB WAY, Google Pay e Apple Pay, este terminal traz ainda incorporadas um conjunto de apps de gestão que vem revolucionar completamente a forma como se faz a gestão e faturação do negócio.

REDUNIQ Soft

Se o REDUNIQ Smart proporciona um terminal de pagamento Multibanco completamente portátil, o REDUNIQ Soft leva esta ideia ainda mais longe ao tornar-se na primeira solução que permite receber pagamentos através do smartphone.

Na prática, o REDUNIQ Soft vem permitir que um qualquer negócio aceite pagamentos de forma rápida e fácil através de uma App segura no smartphone.

A partir do momento em que o negócio contratualiza este TPA digital e instala a aplicação no smartphone ou tablet do retalhista, estes mesmos dispositivos móveis transformam-se automaticamente em verdadeiros terminais POS Android, que ficam imediatamente prontos para começarem a receber pagamentos por cartão, através de Contactless, MB WAY (QR Code, número de telemóvel ou NFC), Apple Pay e Google Pay.

Vantagens de um TPA Multibanco para o seu negócio?

As vantagens de oferecer aos clientes terminais Multibanco são imensas e incluem, desde logo, maior número de vendas e ticket médio (valor médio gasto em cada compra) mais alto, mas não se ficam por aqui.

  • Facilidade nos pagamentos para clientes (não é necessário inserir código pessoal em pagamentos contactless até €50) e para empresas (os pagamentos são transferidos eletronicamente para a conta da empresa);
  • Aceitação de pagamentos com cartões nacionais e internacionais, por contactless, Google Pay, Apple Pay, MB WAY e QR Code;
  • Mais eficiência na receção de pagamentos, evitando os cheques com assinaturas falsas ou sem provisão;
  • Fluidez nas transações com crédito em conta no dia útil seguinte;
  • Maior segurança, com menos dinheiro em caixa;
  • Mais simplicidade, com menos depósitos bancários realizados e trocos em mão;
  • Acesso e visualização das transações realizadas no ecrã do terminal;
  • Acesso a um Back-office para gestão de funcionalidades como fecho remoto, devolução, histórico de transações, entre outras;
  • Possibilidade de proceder a devoluções sem a presença do cartão;
  • Serviço mais digital, sem necessidade de impressão de talões, logo mais sustentável;
  • Envio do recibo e/ou fatura para o email do cliente;
  • Não só transmitem uma imagem de modernidade e inovação, como vão ao encontro dos novos hábitos e consumo e pagamento.
  • Aceitar pagamentos em qualquer lugar, esteja onde estiver o seu negócio (REDUNIQ Soft).

Custos de um TPA Multibanco?

Os custos com um terminal de pagamento vai depender das funcionalidades e das especificidades do contrato.

No caso do REDUNIQ Easy, não existem taxas, comissões ou custos de disponibilização.

Em termos de mensalidade, esta será sempre adequada à faturação do negócio da seguinte forma:

  • 15 euros de mensalidade para uma faturação mensal até 2 500 euros;
  • 30 euros de mensalidade para uma faturação mensal entre 2502 e 5 mil euros;
  • 45 euros de mensalidade para uma faturação entre 5001 e 7500 euros;
  • 50 euros de mensalidade para uma faturação igual ou superior a 7501 euros.

Por sua vez, o novo terminal digital Android REDUNIQ Soft dispensa o pagamento de mensalidade do TPA.

Relativamente ao REDUNIQ Smart, sendo uma solução de pagamento adaptável à necessidade de cada negócio, deverá entrar em contacto para pedir mais informações sobre os custos inerentes a este terminal.

Como pedir?

Aderir a qualquer um das três soluções de pagamento físico da REDUNIQ de que falamos é extremamente simples bastando, para isso, telefonar para o 21 313 29 15 ou enviar e-mail para REDUNIQ.comercial@unicre.pt.