Segurança nos Pagamentos Contactless e Online

O principal objetivo de um negócio físico ou online, é assegurar que a jornada de compra do cliente seja o mais simples e adequada possível às suas necessidades de forma a não só a conquistar a sua fidelização, como também a que este gaste mais em cada compra efetuada.

Segurança nos pagamentos

Para além da necessária aposta em produtos e serviços de qualidade, e da criação de uma estratégia de marketing e publicidade em linha com os objetivos da empresa, o investimento na segurança dos pagamentos é, sem sombra de dúvidas, um dos pontos mais importantes a levar em conta pelos negócios online e offline.

Certificado PCI-DSS

O certificado PCI-DSS (Payment Card Industry Data Security Standards), é uma norma de segurança internacional que garante a uma empresa seguir os padrões e boas práticas nas operações com os cartões de débito e crédito.

Este standard de segurança, desenvolvido e gerido por uma entidade independente constituída pelos principais Sistemas de Pagamento Internacionais (Visa Inc., MasterCard, Discover Financial Services, JCB International e American Express), foi criada em 2006.

Em Portugal, a REDUNIQ é o único acquirer com o certificado PCI-DSS, e tem como principais objetivos:

  • Maximizar a proteção dos dados de titulares de cartão e minimizar o risco de compromisso de dados.
  • Proteger os titulares de cartões de pagamento, de forma a assegurar a confidencialidade e integridade dos dados sensíveis associados à utilização de cartões de pagamento, quer se trate dos dados do cartão ou de autenticação.
  • Proteger as empresas de consequências financeiras e reputacionais adversas, que possam resultar da quebra dessa confidencialidade.

A PCI-DSS aplica-se aos pagamentos físicos (compras em terminais de pagamento com cartões) e aos pagamentos online (e-commerce, sites e aplicações), definindo os padrões de segurança que devem ser seguidos e regularmente auditados.

Protocolo de Segurança EMV 3-D Secure

Em 2019, a União Europeia (UE) introduziu o protocolo de segurança EMV 3-D Secure (ou EMV 3DS) como o standard para a indústria dos pagamentos, face ao aumento exponencial das compras online e, consequentemente, dos pagamentos online durante a pandemia.

Desde então, as autoridades europeias decidiram fortalecer a segurança deste tipo de transações com a nova diretiva de autenticação forte (PSD2) que, em síntese, veio obrigar as instituições bancárias a solicitar aos clientes dois ou mais elementos de segurança nos pagamentos de compras online com cartão.

A par deste tipo de medidas, os negócios também têm uma palavra a dizer quando o assunto são as formas de pagamento seguras pela Internet.

Negócios Online – como receber pagamentos de forma segura na internet?

Talvez por ser um fenómeno ainda novo para muitos consumidores, o principal foco das preocupações dos consumidores prende-se com os pagamentos online.

De acordo com um estudo da Visa, publicado na primeira metade do ano de 2020, 46% dos inquiridos mostravam-se inseguros com a utilização de cartões de crédito/débito nas compras online.

Formas de receber pagamentos online seguras

De modo a aumentar a confiança dos consumidores e diminuir carrinhos de compras online abandonados na altura do checkout (conclusão da compra com o pagamento), a REDUNIQ dá aos negócios online duas soluções que não só garantem aos consumidores um pagamento seguro online, como ajudam o negócio a fidelizar clientes e aumentar as vendas.

A primeira delas chama-se REDUNIQ@Payments e, na prática, é uma solução “chave na mão” criada a pensar nos negócios que vendem online sem site.

Esta solução, permite aceitar de forma intuitiva, simples, rápida e segura, pagamentos online através de um link enviado por e-mail, SMS, WhatsApp, por referência Multibanco, MB WAY ou com cartões Visa e Mastercard.

Em termos práticos, esta solução vai disponibilizar ao negócio uma plataforma, otimizada para smartphones e tablets, onde poderá cobrar por link de pagamento.

Após o cliente receber esta ordem de pagamento por link, só tem de clicar para ser reencaminhado para uma página segura REDUNIQ garantindo, deste modo, que o retalhista digital não tem acesso aos dados do cartão em nenhuma fase do pagamento tornando esta operação completamente segura para o cliente e para o negócio.

A par do @Payments, a REDUNIQ desenvolveu a solução REDUNIQ E-Commerce que permite às lojas online profissionais com site próprio aceitar pagamentos online em Portugal com cartões de débito e crédito, Visa e Mastercard, de clientes de todo o mundo sem custos de adesão nem mensalidade.

Além disto, e com toda a segurança oferecida pelo certificado PCI- DSS que garante a privacidade dos dados sensíveis dos clientes e evita fraudes.

Negócios físicos – pagamentos Contactless são seguros

Apesar de mais antigos e de despertarem menos sentimentos de insegurança nos clientes, os pagamentos contactless tinham uma utilização marginal no total dos meios de pagamento utilizados pelos consumidores até o final do ano de 2019.

Se o protocolo de segurança EMV 3-D Secure veio assegurar uma maior confiança dos consumidores neste tipo de pagamento com recurso ao contactless, nada fez mais pela democratização das transações sem contacto em lojas físicas como as medidas de promoção levadas a cabo pelo Banco de Portugal e autoridades governativas durante a pandemia e o desenvolvimento de novos terminais de pagamento por parte da REDUNIQ.

O contactless é seguro e as estatísticas sublinham-no. De acordo com o REDUNIQ Insights, no relatório relativo ao primeiro semestre deste ano, os pagamentos contactless em Portugal representavam 55% do total de faturação dos negócios ligados ao sistema REDUNIQ, mais 9% do que se verificava em 2021 e mais 30% do que acontecia em 2020.

Peso Faturação Contactless Primeiro Semestre 2022

Peso Faturação Contactless Primeiro Semestre 2022 | REDUNIQ Insights

Na base deste crescimento acaba por estar uma mudança nos hábitos de consumo dos portugueses que é sublinhada pelo das transações com recurso a meios de pagamento sem contacto que, no final de junho, representavam 74% do total de transações realizadas no período em análise, mais 9% do que em 2021 e mais 22% do que em 2020.

Peso Transações Contactless Primeiro Semestre 2022

Peso Transações Contactless Primeiro Semestre 2022 | REDUNIQ Insights

Tal e qual como nos pagamentos online, a REDUNIQ tem uma palavra a dizer na segurança dos pagamentos contactless.

Através do desenvolvimento de terminais de pagamento automáticos como o REDUNIQ Easy ou o TPA Android REDUNIQ Smart, estes ajudam a que o negócio consiga não só aumentar o ticket médio e realizar mais vendas, como também tornar as transações mais seguras para o cliente e para o próprio negócio.

Para além disto, estes terminais de pagamento, evitam que os consumidores carreguem consigo grandes quantidades de dinheiro físico, que o negócio tenha muito menos dinheiro em caixa evitando, desta forma, os furtos ou mitigando a sua gravidade e a prevenção de erros com o troco, uma vez que a transação através de um TPA realizar-se-á pelo valor certo não envolvendo qualquer necessidade de proceder a entrega de trocos.