Prepare o seu negócio para vender na Black Friday e no Natal


As compras de Black Friday e de Natal serão, este ano, quando um homem quiser. Que nos desculpe o adágio popular, mas para um 2020 atípico, compras atípicas. Ao contrário de anos anteriores, novembro e dezembro, meses fortes no consumo por via da Black Friday e do Natal, serão diferentes para consumidores e, sobretudo, para comerciantes.

Do lado destes últimos, o grande desafio será gerir todas as limitações decorrentes da pandemia e aproveitar a oportunidade para continuar a providenciar uma experiência de compra completa aos seus clientes, seja em loja física ou online.

Entre encomendas por telefone e recolha à porta das lojas, uma das grandes aposta dos comerciantes é o prolongamento da época de promoções e de trocas de modo a evitar aglomerados e filas demoradas nas lojas físicas. Não existirá, por isso, apenas uma Black Friday, mas várias ao longo de quase dois meses.

Se estas medidas prometem diminuir o número de clientes por metro quadrado nas superfícies comerciais, o grande destaque desta época vai para as vendas online (e-commerce).

De acordo com as previsões, o e-commerce deverá registar um aumento de 400% durante as compras na Black Friday e no Natal o que irá colocar em plano de evidência a capacidade dos negócios gerirem os pagamentos online.

Black Friday e Natal: o seu negócio já está preparado para vender?

Venha connosco, vamos ajudá-lo a preparar a sua loja física ou online para uma época de compras, no mínimo, desafiante.

Loja física

Para além de limitar a lotação e prolongar a época de promoções na sua loja, vender durante a Black Friday e durante o Natal vai exigir de si uma atenção especial no que concerne às soluções de pagamento que deverá colocar ao dispor dos consumidores. De nada servirão as limitações à entrada se o ato de pagamento atrasa o escoamento dos seus clientes.

Nunca como antes, os pagamentos contactless estarão em evidência. Por isso, a existência de um terminal de pagamentos automático (TPA) com tecnologia contactless no seu estabelecimento é fundamental porque lhe permitirá transações mais rápidas, seguras e higiénicas do que os pagamentos tradicionais.

REDUNIQ Smart – terminal de pagamentos Android

Num momento de total redefinição do conceito de pagamento com a democratização da utilização do contactless e do crescimento das transações digitais, a REDUNIQ acaba de lançar no mercado o novo terminal de pagamentos Android REDUNIQ Smart.

O REDUNIQ Smart está preparado para aceitar pagamentos por cartão contactless, chip, MB Way, Apple Pay ou Google Pay e permite-lhe que, entre outras coisas, consiga,

  • consultar e gerir stocks em tempo real
  • realizar encomendas aos seus fornecedores
  • gerir a sua frota por GPS
  • ou ainda ter acesso à sua faturação através de apps que pode integrar neste terminal.

Caso tenha mais de uma loja, pode ter acesso a todo o grupo de lojas.

Já o seu cliente poderá, por exemplo,

  • consultar o catálogo no terminal
  • selecionar o produto que pretende
  • fazer o pagamento por cartão ou smartphone
  • imprimir ou ler um bilhete por QR Code.

Tudo isto a partir de um único TPA Contactless.

Loja online

Se dispõe de uma loja online ou se a sua loja física também vende pela Internet, já sabe que além do desafio que é cativar/fidelizar clientes e ter uma cadeia logística fiável (fornecedores, entregas, etc.), a diminuição do atrito (número de clientes que abandona o carrinho de compras antes da finalizar da transação) pode ser uma carga de trabalhos se a solução de pagamentos online escolhida não estiver à altura.

Antevendo-se um influxo anormalmente grande de compradores neste período de promoções e compras de Natal antecipadas a que se soma a enorme competitividade do mercado e-commerce, a questão dos pagamentos assume uma importância ainda maior.

Nesse sentido, a REDUNIQ desenvolveu soluções simples e seguras para a aceitação de pagamentos online adaptadas às necessidades especificas de cada negócio. São eles o REDUNIQ@Payments, Pagamento de Serviços e E-Commerce.

  • Vender sem ter um website

Destinado a comerciantes que não tenham uma loja virtual, o REDUNIQ@Payments permite-lhe pagamentos com cartão à distância, de forma simples, prática e segura.

Basicamente, o seu negócio adere ao serviço (sem mensalidade, custos de adesão ou receita mínima) e tem acesso a um Backoffice que lhe permite emitir links de pagamento para os seus clientes, que são, por sua vez, enviados por e-mail.

O cliente recebe o e-mail, clica no link e entra numa página segura de pagamento. Aqui, o cliente insere os dados do seu cartão, que serão validados junto do banco emissor e aos quais nunca poderá aceder enquanto comerciante. Depois de validada a transação, os pagamentos são creditados na sua conta em apenas dois dias úteis, após a data da compra.

  • Vender e receber pagamentos pelas redes sociais

Já este ano, a pensar em quem vende através dos marketplaces das redes sociais, a solução REDUNIQ@Payments ganhou uma nova funcionalidade que permite ao seu negócio receber pagamentos por WhatsApp ou SMS com cartões Visa e Mastercard.

  • Referência MB: meio de pagamento preferido dos portugueses nas compras online

80% dos compradores portugueses preferem o pagamento das suas compras online por referência multibanco. Esta é uma tendência que se vai mantendo constante ao longo dos últimos anos e não vai certamente mudar nas compras na Black Friday e no Natal.

De modo a ir ao encontro das necessidades do seu cliente e colocar a sua loja online na rota desta tendência, a REDUNIQ criou o Pagamento de serviços por referência MB. Este serviço permite à sua loja online gerar referências multibanco para o pagamento online e pode ser integrado no site.

No caso de não possuir site, é-lhe colocado ao dispor a solução Pagamento de Serviços para aceitar pagamentos, através do simples acesso à plataforma da REDUNIQ, sem necessidade de integração com um site.

  • One–click shopping

Até agora falamos de lojas de menor dimensão, mas para quem trabalha com grandes volumes de compras e necessita de autorizar pagamentos diretamente no seu site, a solução passa pelos Pagamentos E-Commerce.

Este módulo “one-click shopping” (os seus clientes não têm de voltar a introduzir os dados do cartão a cada nova compra) está integrado com o carrinho de compras e autoriza pagamentos online com cartão de crédito (MB, Visa, Mastercard e American Express), MB Way online e por referência MB, diretamente no seu site.