Como os dados estratégicos podem ajudar o seu negócio na tomada de decisões?

Analisar dados estratégicos pode revelar padrões, identificar oportunidades e orientar decisões para o seu negócio.
Saiba de tudo sempre em primeira mão

Esteja sempre um passo à frente com as nossas dicas. Subscreva!

Subscrever o blog

A digitalização da sociedade levou à criação de um novo regime económico em que os dados estratégicos são, por excelência, o combustível que faz mover todo o sistema.

Estes são verdadeiramente o novo ouro negro, e a verdade é que basta tocarmos no conceito de “algoritmos” para percebermos o quão importantes são para que uma determinada mensagem chegue ao consumidor.

Comecemos por analisar o que são dados estratégicos e como podem ser recolhidos pela inteligência de negócio, isto é, pelas ferramentas de análise de depuração e categorização de informações, como o caso do REDUNIQ Insights.

O que são dados estratégicos e como podem ser recolhidos?

Como os dados estratégicos podem ajudar o seu negócio?

Pode estar a pensar que dados estratégicos se referem a informações pessoais protegidas por lei, mas não é esse o caso.

Entre aqueles que podemos considerar dados estratégicos, encontram-se:

  • Histórico de compras: quando um consumidor efetua várias transações numa solução de pagamento online, acaba por deixar para trás um rasto a que, comummente, se chama histórico. Com base nesse histórico, uma loja online pode, por exemplo, enviar newsletters ou oferecer promoções em produtos semelhantes aos que o cliente adquiriu anteriormente aumentando, deste modo, as probabilidades ter de voltar a comprar;
  • Dados de navegação e tráfego: estes tipos de dados ajudam um negócio a perceber como os clientes chegaram até eles e são importantes para, por exemplo, se otimizar um site de vendas para dispositivos móveis;
  • Meio de pagamento utilizado: a partir da forma como os seus clientes tipo pagam, poderá adequar os meios de pagamento que coloca à sua disposição para que estes tenham uma experiência de compra mais conveniente e flexível, o que aumentará o número de vendas e o ticket médio;
  • Feedback: os comentários e críticas deixadas nas redes sociais do negócio ou na secção de comentários da própria loja online podem ser compilados e utilizados como insights para a melhoria do serviço ao cliente.

Para a recolha de todos estes dados, antes de mais, é essencial que o seu negócio cumpra, estritamente, com os regulamentos europeus de proteção de dados, nomeadamente o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) e a Lei da Proteção de Dados Pessoais(LPDP).

A isto deve somar-se o fornecimento de formulários de pagamento seguros que utilizem, por exemplo, tecnologias de proteção de dados e criptografia, de modo a evitar que as informações sejam armazenadas sob o formato de texto simples.

Em terceiro lugar, é indispensável que ofereça métodos de pagamento protegidos pelos mais avançados protocolos de segurança do mercado, como é o caso do PCI-DSS, protocolo que, em Portugal, é apenas detido pela REDUNIQ.

No que diz respeito à recolha de dados propriamente dita, esta começa com a solução de pagamento escolhida, já que é esta que lhe dará acesso aos dados relativos a métricas de pagamento (valor médio, meio de pagamento, etc.), podendo ser, posteriormente, aprofundada por soluções de conhecimento, como é o caso do REDUNIQ Insights.

Além de relatórios de vendas macroeconómicas sobre o universo transacional português, as ferramentas de análise REDUNIQ permitem afunilar o estudo e dar-lhe a conhecer com maior propriedade o comportamento do consumidor, nomeadamente, quais os seus hábitos de pagamento (ticket médio, nacionalidade, meio de pagamento, etc.).

Trata-se de algo de essencial não só na escolha dos tipos de transações que deve aceitar, como também na definição dos produtos/serviços que oferece e no apoio que presta ao cliente pré-, durante e pós-venda.

Como analisar padrões de compra para identificar oportunidades

Através das ferramentas analíticas REDUNIQ, de sistemas CRM e de soluções como o Google Analytics, poderá realizar ainda uma análise de vendas com o intuito de encontrar padrões que possam ser-lhe úteis na identificação de oportunidades de negócio.

Que padrões são esses?

Que produtos foram adquiridos, que meios de pagamento foram utilizados para concluir a compra, qual o valor médio gasto em cada compra por cliente, quais os horários em que se verificaram mais compras ou qual o número de clientes que abandonaram o carrinho no checkout.

Estas são questões cujas respostas dar-lhe-ão a conhecer alguns padrões de aquisição que serão importantes na criação das estratégias de venda mais adequadas às necessidades dos consumidores.

Exemplos de decisões estratégicas baseadas em dados reais

Com base nas respostas às perguntas sobre padrões de compra, poderá, por exemplo, direcionar “happy hours” para horários em que recebe menos clientes (estimulando, deste modo, alturas do dia mais mortiças), adequar os meios de pagamento e o atendimento ao perfil dos clientes ou alterar o tipo de produto e serviço que o seu negócio oferece.

Para melhor ilustrarmos o que acabámos de dizer, vamos a um caso prático com recurso aos dados da infografia relativa à variação homóloga da faturação dos negócios de retalho portugueses que podemos encontrar no REDUNIQ Insights.

Caso tenha um negócio voltado para o turismo (alojamento local, restaurante, pensão, etc.) e pretenda saber se vale a pena introduzir a solução de pagamento DCC – Conversão de Moeda, que, na prática, lhe permite aceitar transações na moeda de origem do cliente, este relatório dá-lhe a conhecer a proveniência dos pagamentos que recebeu.

Neste caso, relativamente aos dados obtidos ao longo de junho de 2025, verifica-se que o peso da faturação estrangeira representou 24% da faturação total dos negócios nacionais – mais 7% do que em janeiro do mesmo ano.

Se, por outro lado, está a ponderar investir num negócio de retalho, saiba que as gasolineiras foram o setor de atividade em que a faturação mais cresceu comparativamente a junho de 2024 (+51%), seguido do retalho alimentar (+18,3%) e da área da saúde (13,4%).

Poderá, ainda, solicitar uma infografia detalhada e especificamente adaptada ao seu negócio, de forma a descobrir tendências, identificar padrões e dinâmicas de consumo, compreender as preferências dos clientes em diferentes regiões do país e obter indicadores de desempenho.

Deste modo, poderá proceder a um planeamento estratégico com base em dados em tempo real pormenorizados que o ajudem a guiar o seu negócio em direção ao sucesso.

Partilhar este artigo

Artigos relacionados

principais-tendencias-no-e-commerce-global-em-2023

Tendências de consumo em 2026: o que os comerciantes devem antecipar

Ler artigo

Aceitar pagamentos por cartão: tudo o que as PMEs precisam de saber

Aceitar pagamentos por cartão: tudo o que as PMEs precisam de saber

Ler artigo

O que é a funcionalidade DCC e como é que pode beneficiar a sua empresa?

O que é a funcionalidade DCC (Dynamic Currency Conversion) e como é que pode beneficiar a sua empresa?

Ler artigo

Todas as soluções de pagamento vão dar ao seu negócio

pt_PTPT_PT