Aceitar pagamentos por cartão: tudo o que as PMEs precisam de saber

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Em 2024, foram processados 11,5 milhões de pagamentos por dia com recurso a cartões de débito e crédito em transações comerciais, o que equivale a 89,5% de todas as transações realizadas durante o ano passado.

Estes números, presentes no último Relatório do Sistema de Pagamentos do Banco de Portugal, mostram-nos a cada vez maior democratização de transações cashless, ou seja, de operações de pagamento sem recurso a notas ou moedas, e o seu maior peso na faturação dos negócios portugueses.

Porque é que aceitar pagamentos por cartão é essencial para o seu negócio?

Face às estatísticas apresentadas, que apenas refletem uma tendência que o REDUNIQ Insights tem vindo a acompanhar desde 2019, aceitar pagamentos com cartão passa a ser não só uma emergência, como também algo de imprescindível para aumentar as suas vendas e a taxa de fidelização de clientes.

Os hábitos de consumo mudaram radicalmente. Depois de anos pandémicos em que as compras online ganharam força e a utilização de métodos de pagamento físicos foi promovida pelo Governo e pelo Banco de Portugal, a consequência foi o nascimento de um consumidor mais exigente no que toca à sua experiência de compra, nomeadamente, à forma como pode pagar as suas compras com mais segurança, rapidez e higiene.

Ao cumprir com estes requisitos, os negócios, sobretudo os mais pequenos, ganham alavancagem e podem beneficiar de um aumento do número de vendas e do ticket médio (valor médio gasto em cada compra).

Isso mesmo é confirmado pelo relatório da entidade reguladora a que fizemos referência no início do nosso artigo, já que se verificou um crescimento de 46,4% em quantidade e 47,2% em valor nos pagamentos efetuados com cartão, especialmente aqueles em que a tecnologia contactless esteve presente: 56,7%.

Contudo, para que o seu negócio possa beneficiar deste novo ecossistema de consumo e usufruir da aceitação de cartão nos pagamentos, será necessário instalar terminais de pagamento para PMEs no seu estabelecimento comercial.

Tipos de terminais de pagamento disponíveis para PMEs

Começar a aceitar pagamentos com cartões e até smartphones não é tão complicado quanto possa pensar. Tudo dependerá, entre outros fatores, do objetivo a que o seu negócio se propõe, da sua faturação e das necessidades dos seus clientes.

Aceitar pagamentos por cartão: tudo o que as PMEs precisam de saber

Neste domínio, a REDUNIQ destaca-se com uma oferta de soluções de pagamentos para pequenos negócios variada e sempre adequada aos seus interesses.

Percorrendo as soluções TPA REDUNIQ, encontra, desde logo, o TPA Basic, que, tal como o nome indica, permitir-lhe-á oferecer uma maior segurança nos pagamentos dos seus clientes e aceitar transações contactless e com PIN através dos principais cartões nacionais e internacionais de débito e crédito, de MB WAY e das carteiras digitais Apple Pay e Google Pay sem ter de se preocupar com a taxa de adesão, já que esta é gratuita.

Além desta solução, encontrará, igualmente, o TPA gratuito com mensalidade Easy, um terminal que lhe permitirá saber quanto vai pagar de acordo com a faturação do seu negócio e aceitar todos os tipos de pagamentos, entre os quais se contam os cartões, as carteiras digitais e o MB WAY.

Além disto, estes TPAs não têm custos de adesão nem período de fidelização, possibilitando-lhe aceitar pagamentos até 7.500 €/mês com qualquer cartão, sem taxas de transação de cartão.

Já se o seu negócio exige uma solução mais robusta no que toca ao pagamento com cartão de débito/crédito, recomendamos a instalação de um TPA Android Smart.

Aos já referidos pagamentos contactless com cartão, este terminal permite-lhe ainda aceitar transações através de carteiras digitais e MB WAY, bem como usufruir de soluções de pagamento como o PIX ou o Parcela Já com UNICRE, que darão ao seu negócio uma enorme vantagem competitiva sobre os seus concorrentes diretos, flexibilizando o ato de pagamento aos seus clientes.

Como acontece com muitos negócios de pequenas dimensões, a ausência de uma loja física faz com que necessitem de uma solução de TPA que os acompanhe durante todo o dia sem que isso represente custos acrescidos ou uma grande logística.

Se é esse o seu caso, a solução REDUNIQ Soft transforma o seu smartphone num POS Android capaz de aceitar pagamentos contactless, NFC e código QR em qualquer lugar e a qualquer hora.

O que deve considerar em relação a taxas e segurança

Como referimos, na escolha do seu TPA, deve ter em conta a faturação do seu negócio e as necessidades e hábitos de pagamento dos seus clientes, mas não só.

As taxas de adesão e de transação associadas a um terminal devem ser um fator a analisar, já que podem representar uma despesa acrescida e, feitas as contas, fazer com que não valha a pena contratar um determinado TPA.

A par das taxas, há que ter sempre em atenção a segurança oferecida, já que estamos a falar de pagamentos e dados sensíveis dos cartões dos clientes.

Neste ponto, a REDUNIQ destaca-se, uma vez mais, ao ser o único acquirer com a certificação PCI-DSS em Portugal, o que, na prática, significa que os terminais cumprem com os padrões de segurança internacionais, sendo regularmente auditados, de forma a garantir que os dados dos titulares de cartões de débito/crédito estão completamente protegidos contra adulterações por terceiros, fraudes e potenciais brechas de confidencialidade.

Vantagens competitivas de oferecer múltiplas formas de pagamento

Se decidir oferecer múltiplas formas de pagamento aos seus clientes, o seu negócio poderá garantir as seguintes vantagens competitivas:

  • Aumento do número de vendas e do ticket médio;
  • Aumento das vendas de maior valor;
  • Maior conveniência, já que os seus clientes não ficam limitados ao dinheiro físico que trazem consigo;
  • Crescimento da taxa de fidelização;
  • Melhor gestão, uma vez que todos as transações ficam registadas digitalmente e podem ser consultadas na sua Área de Cliente;
  • Maior segurança nos pagamentos – além de não tocar no cartão/smartphone do cliente na altura do pagamento, não terá tão-pouco acesso às informações neles contidos e não terá de lidar com grandes quantidades de dinheiro físico;
  • Acesso a tecnologias complementares que enriquecem o serviço ao cliente, como é o caso da solução Parcela Já com UNICRE, que lhe permite usufruir de uma maior flexibilidade na altura do pagamento.

Aceitar pagamentos por cartão deixou de ser opcional para as PMEs: é uma exigência do mercado e uma oportunidade de crescimento. Ao apostar em soluções seguras e flexíveis, garante mais vendas, maior ticket médio e clientes satisfeitos.

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