Razões para a sua loja aceitar pagamentos por TPA em 2023

A mudança nos hábitos de consumo dos portugueses que tornou mais comum a opção por pagamentos presenciais com recurso a meios contactless (cartões, smartphones, smartwatches, etc) a par das recomendações e medidas do Banco de Portugal para o estímulo ao pagamento com meios cashless em loja que se traduz na obrigatoriedade de emissão dos cartões (débito e crédito) com contactless e na promoção e integração de terminais de pagamento automático (TPA), também eles contactless, nas lojas com porta aberta para a rua, são o ponto de partida para a verdadeira revolução que estamos a assistir em matéria de transações.

De acordo com o mais recente relatório REDUNIQ Insights sobre o panorama transacional português no primeiro semestre de 2022, o peso dos pagamentos por TPA com recurso a meios contactless continua a aumentar representando, no final de junho, 55% do total de faturação dos negócios ligados ao sistema REDUNIQ, mais 9% do que se verificava em 2021 e mais 30% do que acontecia em 2020.

Se estes números já são impressionantes, quando nos detemos na rubrica “transações”, os dados recolhidos pelo relatório dão-nos conta de que a mudança nos hábitos de pagamento dos portugueses estão, de facto, a mudar radicalmente deixando para trás os pagamentos com dinheiro físico, uma vez que as transações com recurso a meios de pagamento sem contacto representam 74% do total, mais 9% do que em 2021 e mais 22% do que em 2020.

O cenário que fomos desenhando ao longo das últimas linhas mostram mais do que uma tendência, eles são a imagem da necessidade de os retalhistas em lojas físicas adequarem os seus meios de pagamento aos novos hábitos de consumo dos consumidores de modo a manterem e até aumentarem o número de vendas.

Razões para a sua loja aceitar pagamentos por TPA em 2023

Como vemos por esta pequena amostra, razões não faltam para que os negócios passem a aceitar pagamentos com TPA em 2023, mas existem mais, muitas mais. Venha conhecê-las!

  • Melhoria da experiência de compra

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e essa exigência traduz-se ao longo de toda a jornada de compra, mas, em especial no momento do pagamento, altura em que, por vezes, o cliente se depara com a falta de dinheiro suficiente para concluir a operação e anula a compra ou “mete na conta”.

Ao disponibilizar um TPA Contactless, isto não acontece, uma vez que o cliente pode pagar utilizando o seu cartão de débito ou crédito, por smartphone ou qualquer outro wearable contactless e evitar andar com dinheiro no bolso e o negócio irá conseguir efetuar a venda.

É exatamente isto e muito mais que terminais de pagamento automático como o REDUNIQ Smart ou o REDUNIQ Easy oferecem ao seu negócio.

O Smart assume-se como terminal Android “state of the art” que, além de permitir que negócio aceite pagamentos contactless com cartão, chip, MB Way, Google Pay e Apple Pay, traz incorporadas um conjunto de apps de gestão que auxiliam os negócios e lhes permitem ser totalmente móveis e digitais.

O Easy, um terminal de pagamentos gratuito sem taxas, comissões, período de fidelização ou receita mínima, permite que o seu negócio passe a aceitar pagamentos contactless com cartões de crédito e débito, nacionais e internacionais, por cartão, contactless e ainda MB WAY. Com o REDUNIQ Easy, os negócios pagam uma mensalidade de acordo com o volume de faturação mensal.

  • Maior rapidez e segurança nas transações

Para além de colocar o negócio em linha com os hábitos de consumo dos clientes, a utilização de um TPA como o REDUNIQ Smart ou o REDUNIQ Easy proporciona uma maior rapidez e segurança nas transações.

Em termos de rapidez, o facto de através da simples aproximação do cartão ou wearable contactless do cliente ao TPA a operação de pagamento fica completa em pouco menos de 5 segundos.

Em termos se segurança, os pagamentos por TPA permitem que não só que o cliente carregue consigo grandes quantidades de dinheiro físico, como também que o negócio tenha muito menos dinheiro em caixa evitando, desta forma, os furtos ou mitigando a sua gravidade.

A isto junta-se ainda a prevenção de erros com o troco, uma vez que a transação através de um TPA realizar-se-á pelo valor certo não envolvendo qualquer necessidade de proceder a entrega de trocos.

  • Maior número de vendas, aumento do ticket médio e garantia que o pagamento se realiza

A rapidez, segurança e a maior comodidade para o cliente que um TPA contactless traz permite a uma loja diminuir as filas e aumentar não só o número de vendas, como também o ticket médio (valor médio gasto em cada compra) como o comprova o crescimento em acumulado de faturação proveniente de cartões de 45% no primeiro semestre deste ano face ao mesmo período de 2021, uma vez que o cliente não fica limitado ao dinheiro que transporta.

É importante referir que, em pagamentos contactless, o cliente não necessita de inserir o PIN do cartão em compras inferiores a 50 euros e se ainda não tiver sido atingido o valor global de 150 euros.

Para além disto, o pagamento contactless por TPA dá à loja a garantia de que recebe o dinheiro dos pagamentos imediatamente na sua conta bancária. De sublinhar que todas as transações ficam registadas facilitando a gestão e o esclarecimento de qualquer dúvida que possa surgir.

  • Não obriga a faturação mínima

Quer o REDUNIQ Smart, quer o REDUNIQ Easy não obrigam a uma faturação mínima. Por exemplo, no REDUNIQ Easy, a loja pagará uma mensalidade de acordo com o volume de faturação mensal do negócio, isto é, se faturou menos irá pagar menos.

  • Os TPA não conhecem nacionalidades

Independentemente da origem do cartão do cliente, a REDUNIQ coloca ao dispor dos negócios a solução DCC – Conversão de moeda no TPA para permitir aos clientes pagarem na sua moeda de origem oferecendo, pelo meio, benefícios financeiros adicionais ao negócio.