Os terminais de pagamento automático, vulgo TPA, têm um peso cada vez maior na faturação dos negócios portugueses refletindo uma atração crescente dos consumidores por meios de pagamento contactless.
De acordo com o relatório REDUNIQ Insights relativo ao primeiros semestre de 2022, 55% do total de faturação dos negócios ligados ao sistema REDUNIQ provêm de tecnologia contactless, mais 9% do que se verificava em 2021 e mais 30% do que acontecia em 2020.
Os números são ainda mais impressionantes se se atender às transações, rubrica que indica que o contactless já representa 74% do total de transações efetuadas, mais 9% do que em 2021 e mais 22% do que em 2020.
Esta opção por meios de pagamento contactless são uma tendência que está a ajudar a colocar o dinheiro físico na prateleira da memória e a fazer com que os negócios pensem em oferecer terminais de pagamento adequados a estes novos hábitos de consumo.
Mais rápidos higiénicos e seguros que as transações em dinheiro físico, os pagamentos por TPA (contactless ou não) contribui de forma inigualável para a oferta de uma experiência de compra mais completa aos clientes fazendo-os, inclusive, gastar mais em cada compra efetuada porque nunca se dá o caso de o cliente não ter o montante necessário no bolso.
Principais vantagens de um TPA nos negócios em Portugal
Criado na década de 50, este extraordinário mecanismo que dá pelo nome de TPA e que aceita cartões bancários portugueses e estrangeiros para pagamentos eletrónicos fazendo a recolha dos elementos desses mesmos cartões para autorização da operação e recolha de elementos de transação para processamento, apresenta inúmeras vantagens para os negócios que apostam em coloca-los à disposição dos clientes. Vejamos quais de seguida.
Começamos por falar das vantagens que os TPA, de uma forma geral, oferecem ao negócio e aos seus clientes:
- Facilidade nos pagamentos para clientes uma vez que não é necessário inserir código pessoal em pagamentos até €50, utilizando a tecnologia contactless. Quando se trata de valores superiores, o processo é extremamente rápido, bastando introduzir o cartão, digitar o código e confirmar a operação.
- Simplicidade nos pagamentos para empresas (os pagamentos são transferidos eletronicamente para a conta da empresa);
- Maior eficiência no ato de receber os pagamentos, uma vez que evita os cheques com assinaturas falsas ou sem provisão;
- Fluidez nas transações com crédito em conta no dia útil seguinte;
- Maior segurança, com menos dinheiro em caixa;
- Mais simplicidade, com menos depósitos bancários realizados e trocos na mão;
- Não só transmitem uma imagem de modernidade e inovação, como vão ao encontro dos novos hábitos e consumo e pagamento.
Como verificamos, cada vez mais consumidores portugueses apostam no pagamento através de meios contactless, algo que acaba por trazer novos desafios, mas também mais vantagens aos negócios.
Face ao desenvolvimento operado pela REDUNIQ no desenvolvimento de terminais de pagamento automático alinhados com os novos métodos de gestão e pagamento, estas vantagens podem ser multiplicadas se, por exemplo, os negócios optarem por introduzirem o REDUNIQ Smart nos seus estabelecimentos.
Este POS TPA (point of sale TPA) Android, para além de permitir que um negócio aceite um pagamento contactless com cartão, chip, MB WAY, Google Pay e Apple Pay, traz incorporadas um conjunto de apps de gestão que auxiliam os negócios a vender mais e que lhes permitem ser totalmente móveis e digitais, como é o caso da app ZS Mobile que permite que um lojista possa registar pedidos no terminal, faturar (certificação da AT) ou elaborar orçamentos e encomendas mesmo sem ligação à Internet.
Assim, às vantagens já antes enunciadas que um TPA traz a um negócio, com o REDUNIQ Smart juntam-se:
- Possibilidade de aceitar pagamentos de clientes de todo o mundo, por cartão ou smartphone, com Contactless, chip, MB Way, Apple Pay ou Google Pay;
- Registo de pedidos, faturação ou elaboração de orçamentos e encomendas no terminal mesmo sem ligação à Internet;
- Acesso a apps com software de gestão, facilmente integradas no terminal;
- Torna os negócios mais móveis e digitais, uma vez que todo o processo de compra, desde a gestão de stocks ao pagamento, se efetua no mesmo terminal;
- Possibilidade de gestão online e em tempo real os sistemas Backoffice, de compras e fornecedores, que lhe permitam acompanhar e gerir o seu negócio de forma mais eficiente.