Descubra pequenos investimentos que podem gerar grandes resultados no seu negócio local. De métodos de pagamento flexíveis a programas de fidelização e SEO Local, veja como aumentar as vendas sem precisar de grandes gastos.
A esmagadora maioria das empresas portuguesas (99,9%, de acordo com os dados do INE) são PMEs (Pequenas e Médias Empresas), o que, pela sua dimensão, faz com que as suas integração na e ligação à comunidade em que se inserem sejam fundamentais para o seu desenvolvimento.
Ainda que uma parte destes negócios locais seja sobretudo composta por exportadores, o grosso das empresas vende localmente, o que implica uma gestão cuidada e atenta às necessidades do público-alvo, já que qualquer disrupção resultará, inevitavelmente, no fecho de operações.
Contudo, como acontece não raras vezes, entre um investimento na melhoria da experiência do cliente e a sua concretização, interpõe-se a falta de financiamento ou custos demasiado avultados em integração tecnológica.
Isto não tem, porém, de ser uma fatalidade, como veremos ao longo deste artigo, em que lhe proporemos três pequenos investimentos que prometem ajudá-lo a aumentar as suas vendas e a manter o seu negócio aberto e com boa saúde financeira.
Principais desafios de um negócio local
Começar e manter um negócio local é, por si só, um grande desafio, mas o principal obstáculo, se assim podemos chamar-lhe, é conseguir “criar uma comunidade”, ou seja, criar laços de confiança com a comunidade em que se insere, para que exista um verdadeiro fluxo contínuo de vendas.
Para que esta ligação se estabeleça, é necessário, contudo, que:
- os preços sejam acessíveis à carteira de quem vive e trabalha na zona;
- os produtos e serviços sejam de qualidade;
- o serviço ao cliente seja atencioso e zeloso face às necessidades de quem o visita.
Uma das melhores formas de começar a criar laços com a comunidade é, sem dúvida, comprar sempre que possível a fornecedores locais. Além de estabelecer uma maior proximidade com o tecido económico da zona, poderá poupar em combustível e energia e ainda baixar os preços, especialmente em negócios de retalho ligados à restauração, supermercados e vestuário.
Outro dos desafios é conseguir acompanhar a inovação tecnológica de concorrentes com maior poderio financeiro, algo que, como veremos mais à frente, poderá ser facilmente ultrapassado.
Por fim, a questão do marketing.
Se o negócio não for conhecido e não se esforçar por passar uma mensagem que cative os clientes, o espaço ficará às moscas. Neste sentido, aproveitar as redes sociais, as técnicas de SEO Local e o e-mail marketing poderá ajudar a que, sem muito dinheiro, se torne possível cativar mais clientes e aumentar as vendas.
Leia também: 10 dicas de marketing digital para pequena empresas
Aumentar as vendas com pequenos investimentos para negócios locais
Definidos os desafios, está na altura de conhecer três investimentos de baixo custo que podem aumentar as vendas do seu negócio local e ajudá-lo a construir um futuro de sucesso.
Pagamentos alinhados com os hábitos de consumo dos locais
Apesar de o velhinho “pagar fiado” estar em desuso, há um meio de pagamento que está a fazer reviver esta forma de criar laços de confiança entre um negócio e a sua clientela local: os pagamentos parcelados.
É verdade: o chamado “buy now, pay later” (ou, em português, o “compre agora, pague depois”) é uma tendência mundial na área dos pagamentos, tendo chegado aos métodos de pagamento do retalho português através da solução Parcela Já com UNICRE.
Outra boa notícia: a funcionalidade Parcela Já com UNICRE oferece um processo de contratação simples e livre de custos de incumprimento para si. O negócio recebe o valor total da venda de forma imediata, pagando apenas uma comissão de factoring à UNICRE, sem assumir qualquer risco de incumprimento.
Na prática, esta solução simples de utilizar diretamente no terminal de pagamento – que pode encontrar no TPA Android Smart, permitir-lhe-á oferecer aos seus clientes a possibilidade de estes comprarem o que necessitarem e poderem pagar entre 2 e 6 prestações mensais sem juros, tanto em lojas físicas como online, com cartões Visa ou Mastercard.
Graças a uma análise de risco imediata e integrada no momento do pagamento, receberá de imediato o valor total da venda, um ponto a seu favor comparativamente ao antigo “pagar fiado”.
Desta forma, conseguirá conquistar novos clientes e fidelizar os atuais, aumentando, pelo meio, o valor médio de vendas sem ter de realizar um grande investimento.
Programas de fidelização conquistam clientes e aumentam as vendas
O foco no cliente deve ser permanente, o que implica criar programas de fidelização, embora sem ter de gastar demasiado.
Além de o ajudar a reter clientes, este tipo de programas funciona igualmente como potenciador do reconhecimento da sua marca junto da comunidade, a par de um fator diferenciador em relação aos seus concorrentes diretos.
Apesar das suas virtudes, para que um programa de fidelização cumpra o papel para que foi criado, tal exigirá da sua parte uma atenção especial a alguns aspetos:
- Recompensa valiosa: para que o seu programa resulte efetivamente num reforço do vínculo entre o seu negócio e a comunidade, é importante que a recompensa seja percecionada como valiosa e relevante pelos clientes;
- Personalização: deve personalizar os pacotes de fidelização de acordo com os hábitos e necessidades de cada um dos seus clientes;
- Utilização simples: quanto mais simples for o acesso aos benefícios do programa de fidelização, maior será o sucesso da campanha;
- Comunicação: para que o programa cumpra a sua função, é essencial que a comunicação das suas vantagens e regras junto da comunidade seja clara e transparente.
SEO Local: uma forma de chegar diretamente aos consumidores da sua zona

Ainda que o seu negócio local não esteja na Internet, esta pode ser extremamente relevante para o sucesso das suas operações sem que, no entanto, tal implique um investimento avultado.
Como? Através de técnicas de SEO Local.
O SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Pesquisa, em português) é um conjunto de técnicas e soluções de marketing digital que permitem a um negócio ser encontrado por um maior número de pessoas aquando das suas pesquisas online.
Quando aplicado ao nível local, este conjunto de técnicas trabalha para que, por exemplo, um restaurante, uma loja de eletrodomésticos ou uma padaria apareça nos primeiros resultados de uma pesquisa no Google.
Isto não só fará com que aumente as suas vendas, como também beneficie de boas avaliações online (desde que ofereça um bom serviço) e, por conseguinte, de um maior reconhecimento do seu negócio.