Como vender por e-mail? Técnicas de email marketing para melhorar os resultados

O comércio eletrónico veio abrir novos horizontes de negócio às empresas e particulares do país.

A variedade e as possibilidades são imensas, em grande parte devido à multiplicidade de canais de venda que podem ser somados a uma loja online profissional ou a quem vende através de marketplaces ou das redes sociais, como é o caso das vendas por WhatsApp, mensagem, telefone e e-mail.

Como vender por e-mail?

Vender por email pode parecer complexo à primeira vista, mas aplicando as técnicas certas de email marketing e tendo a solução de pagamentos online ideal, tudo se torna extremamente simples.

No campo do email marketing, o mais importante é, primeiro, conseguir os contactos, algo que pode concretizar utilizando os contactos gerados pelas vendas anteriores ou conseguidos através de promoções e giveaways.

O passo seguinte é tratar do conteúdo do email. É importante que a mensagem não só seja direta, como também se paute pela atratividade, isto é, traga benefícios/descontos e informação útil sobre os produtos e serviços do seu negócio e, caso seja pertinente, personalize o conteúdo. Pondere, igualmente, a criação de newsletters.

Depois, é só enviar e esperar pelo resultado.

Como sublinhamos, para que as vendas por email se efetuem da forma mais simples e eficiente possível, torna-se necessário que, mesmo que venda online sem site, disponha de métodos de pagamento que lhe permitam receber o fruto das suas campanhas de email marketing.

Esse é o caso da solução chave-na-mão REDUNIQ@Payments. Sem custos de adesão, mensalidade ou necessidade de integração, esta solução de pagamentos online da REDUNIQ vai permitir-lhe passar a aceitar, de forma segura, as suas vendas por e-mail, SMS, WhatsApp, por referência Multibanco ou MB WAY, com cartões Visa e Mastercard de todo o mundo.

O processo é bastante simples. Imagine que tem uma página numa rede social a partir da qual vende roupa por email marketing. No momento em que o seu cliente se prepara para pagar a sua compra, esta solução, optimizada para smartphones e tablets, cria um link de pagamento que vai poder enviar por email, SMS e WhatsApp ao cliente.

Assim que o cliente clica no link, irá ser reencaminhado para uma página segura REDUNIQ onde poderá escolher a forma de pagamento que mais lhe convém, garantindo, deste modo, a segurança de toda a operação.

Assim, de forma sintética, ao vender por email com o REDUNIQ@Payments vai permitir-lhe:

  • Vender por email e receber pagamentos online por WhatsApp, E-mail ou SMS (emissão de link de pagamento através do portal da REDUNIQ) rápidos (a ordem de pagamento pode ser enviada de imediato para o telemóvel do cliente);
  • Usufruir de uma solução de pagamentos sem custos de adesão, mensalidade ou necessidade de integração;
  • Diminuir o atrito do processo de compra e cortar nos custos;
  • Usufruir de uma página de pagamento que reconhece o tipo de browser e adapta-se automaticamente ao ecrã dos smartphones e tablets, sem ser necessário qualquer ajuste da sua parte;
  • Obter um maior volume de vendas e ticket médio mais alto;
  • Conseguir fidelizar um maior número de clientes devido à rapidez e intuitividade de todo o processo de pagamento.

5 técnicas de email marketing que vão melhorar os resultados do seu negócio online

Já afloramos o que é e o que o email marketing pode fazer pelo seu negócio, mas agora é tempo de aprofundarmos a questão e lhe deixarmos 5 técnicas de email marketing que vão garantir melhores resultados operacionais ao seu negócio:

Testes A/B

De forma a perceber quais os conteúdos que o seu público-alvo considera mais atrativos, é importante que conduza testes A/B.

Na prática, um teste A/B corresponde à medição do resultado que o envio de duas mensagens semelhantes para duas pessoas diferentes para perceber qual delas resulta numa venda. 

Para que o teste seja efetivo, as mensagens, apesar de idênticas, devem ter pequenas diferenças no título, corpo de texto, lettering, imagens, etc.

Segmente os clientes

Quando o número de contactos começar a crescer, é uma boa altura para segmentar os clientes e os conteúdos que lhes envia.

Aproveite para solidificar a relação com cada um deles, apostando em campanhas de descontos personalizadas.

Crie listas orgânicas

Muitas empresas, especialmente os grandes negócios, compram listas com milhares de contactos e depois “disparam” emails em massa. Esta é uma técnica que um negócio que faz da proximidade a sua filosofia não deve seguir.

Ao invés, utilize os contactos que os seus clientes lhe vão deixando nas compras que efetuam e nos registos que efetuam para receberem newsletters. O importante é que estes contactos sejam obtidos de forma consentida.

Evite o SPAM e aposte em emails personalizados

Para além de mostrarem pouco respeito pelo cliente prejudicando, desse modo, a capacidade de transformar um email numa venda, o SPAM irá prejudicar a reputação do seu negócio junto do grande público.

Como já referimos, crie listas orgânicas e personalize o conteúdo dos emails, isto vai fazer o cliente sentir-se especial.

Atenção às métricas

Para saber se as campanhas de email marketing estão a cumprir o seu papel e a gerar conversões (vendas), esteja particularmente atento ao número de contactos que abriram (Open Rate), de facto, o seu email, quantos cliques nos links (Click Rate) que acompanham o email foram verificadas e, claro, quantas conversões geraram.