Nunca a expressão “apanhar o comboio da modernidade” fez tanto sentido como agora para os utilizadores dos transportes públicos do Porto. Foi efetivamente isto que acabou de acontecer com o projeto-piloto dos TIP (Transportes Intermodais do Porto), REDUNIQ, Visa, Card4B, Cybersource e da Littlepay que visa dotar os transportes urbanos da Invicta de pagamentos contactless a ver a luz do dia.
Assim, a partir de julho de 2021, os utentes da Linha Violeta (E) do Metro do Porto, que serve o Aeroporto Sá Carneiro, e os da linha 500 da STCP podem pagar a viagem sem terem a necessidade de carregarem o Andante, bastando-lhes aproximar o cartão contactless, o smartphone ou smartwatch, do validador.
“Os utentes vão poder pagar a sua viagem tocando simplesmente com o seu cartão de débito, crédito, cartão pré-pago ou dispositivo de pagamento ‘contactless’ nos validadores com o símbolo. Isto significa que não é necessário ter dinheiro em numerário, esperar nas filas para adquirir títulos de transporte ou perder tempo a descobrir onde comprar”,
explicou a Visa aquando da inauguração dos primeiros terminais dotados de tecnologia contactless no Porto.
Para adquirir o bilhete de transporte basta aproximar o seu cartão contactless de débito, crédito, ou pré-pago, ao validador, momento a partir do qual é registado um bilhete naquele cartão e a informação fica disponível para o fiscal poder verificar, caso isso venha a acontecer, que foi feita uma compra de um bilhete com aquele cartão.
Em especifico, este projeto-piloto abrange as estações Aeroporto, Senhora da Hora, Casa da Música, Trindade da Linha Violeta, Campanhã, Bolhão, Campo 24 de Agosto, São Bento, Aliados (estas na Linha Amarela ou comuns às linhas A, B, C e F do Metro) e os autocarros da linha 500 da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) Praça da Liberdade / Matosinhos (Mercado).
Se a experiência for bem-sucedida, pagar com contactless poderá vir a ser uma realidade de norte a sul do país, aproveitando o facto de Portugal ser um país turístico e onde a questão da mobilidade tem grande atualidade.
Não há como escapar, pagar com contactless está na ordem do dia. Basta olhar para os dados do último relatório do REDUNIQ Insights que indicam que 42% da faturação dos negócios portugueses já provém deste meio de pagamento, o que torna natural a sua integração nos sistemas de transportes.
Aliás, o representante da Visa sublinhou, durante o lançamento deste projeto-piloto, a importância que a introdução da tecnologia contactless tem enquanto estímulo para o uso dos transportes públicos.
Contactless estimula a utilização dos transportes públicos
O estímulo de que falamos no parágrafo anterior é bem visível num estudo da Visa e do C Space que demonstrou que 44% dos utilizadores dos transportes públicos acreditam que utilizariam mais frequentemente estes meios de transporte se o meio de pagamento contactless estivesse disponível, sendo que, destes, 60% diziam esperar que, no futuro, esta tecnologia possa estar disponível.
À semelhança do que já acontece em Londres. Turim ou Bona, os utilizadores dos transportes intermodais do Porto não precisam de esperar, pois acaba de ser colocada à sua disposição uma forma de pagamento mais simples, rápida, segura e conveniente para se deslocarem dentro da cidade.
Para além disso, a oportunidade de utilizar pagamentos contactless nos transportes públicos contribui ainda para a criação de uma região mais eficiente e sustentável do ponto de vista ambiental.
REDUNIQ ao serviço da mobilidade urbana
Como vimos, a REDUNIQ é um dos parceiros deste projeto, o que não é uma coincidência. As suas quase quatro décadas dedicadas ao desenvolvimento de soluções inovadoras no campo dos sistemas de pagamento, foram não só determinantes em todo este projeto, como estão a dar à mobilidade urbana ferramentas contactless que tornam os pagamentos mais eficientes e seguros.
Prova disso, é o recente lançamento do inovador terminal de pagamentos Android REDUNIQ Smart com tecnologia contactless integrada.
Para além de aceitar pagamentos por cartão contactless, chip e MB WAY, o TPA Contactless REDUNIQ Smart traz incorporadas um conjunto de apps de gestão que auxiliam os negócios e lhes permitem ser totalmente móveis e digitais, como é o caso da app certificada omeutáxi, que providencia aos taxistas e aos seus clientes um método mais simples, seguro e rápido de realizar transações.
Criada a pensar nos motoristas de táxis e na necessária adaptação dos seus serviços à entrada em vigor da faturação eletrónica obrigatória, omeutáxi app é uma aplicação certificada pela Autoridade Tributária que, entre outras coisas, permite a emissão de faturas mesmo sem acesso à Internet, a gestão de toda a frota a partir do mesmo terminal, a possibilidade de ajustar a taxa de IVA a ser utilizada (e os valores dos suplementos) e a sincronização dos dados da empresa, dos clientes, dos produtos e dos documentos de faturação (estes dados são enviados para o portal iGest).