Guia Ponto de Venda (POV): Como aumentar as vendas de uma loja?

Depois de dois anos em que as lojas estiveram entre abertas e fechadas, com muitas condicionantes, os negócios com porta para a rua, acordaram para o pós-pandemia com a firme vontade de recuperarem o tempo e as vendas perdidas. Contudo, neste período de tempo, algumas coisas mudaram radicalmente.

A começar na “competição” do comércio eletrónico e, sobretudo, na alteração dos hábitos e necessidades dos consumidores, recuperar ou aumentar as vendas da loja vai requerer da sua parte uma atenção especial a determinados pormenores que farão toda a diferença.

Para quem se está a perguntar como aumentar as vendas da loja física, nós temos a resposta em formato Guia que o vai ajudar a recuperar o dinheiro perdido e a captar novos clientes.

Como aumentar as vendas na sua loja: Guia Ponto de Venda (POV)

Como referimos, dois anos de pandemia provocaram alterações profundas no comportamento dos consumidores. Entre as muitas mudanças, provavelmente a mais importante está relacionada com os meios de pagamento, nomeadamente a democratização da utilização do contactless no ato de pagamento.

É precisamente pelos pagamentos contactless e pela necessidade de a sua loja disponibilizar meios de pagamento que o permitam que começamos este guia de 7 pontos.

  • Invista em meios de pagamento contactless

De acordo com um dos últimos relatórios da solução de conhecimento REDUNIQ Insights tornado público em janeiro deste ano, os pagamentos contactless representavam já 52% do total de operações efetuadas na rede de pagamentos da REDUNIQ, um valor que contrasta com os 36,1% e os 8,5% registados em igual período de 2020 e 2019, respetivamente.

Estes números vêm não só comprovar o aumento gradual e consistente do peso dos pagamentos sem contacto na faturação dos negócios portugueses, como também uma crescente adesão dos portugueses a novas formas de pagar baseadas na utilização do smartphone ou wearables.

Assim, devido a esta mudança de paradigma que vai deixando o dinheiro físico para segundo plano, e com o intuito de ajudar os negócios portugueses a aumentar as vendas em loja, a REDUNIQ não deixou os seus créditos por mãos alheias neste domínio desenvolvendo terminais de pagamento (TPA) inovadores que estão a ajudar a transformar o panorama do setor dos pagamentos em Portugal.

Esse é o caso do terminal de pagamento automático Android  – REDUNIQ Smart. Além de aceitar pagamentos contactless com cartão, chip, MB Way, Google Pay e Apple Pay, este TPA de última geração traz incorporadas um conjunto de apps de gestão que auxiliam os negócios a vender mais e que lhes permitem ser totalmente móveis e digitais.

Ao funcionar como TPA Contactless e centro de gestão com ligação ao mundo digital, esta nova solução TPA Android da REDUNIQ oferece uma flexibilidade extra aos negócios na gestão dos seus recursos, uma vez que, por exemplo, com a app ZS Mobile um lojista pode registar pedidos no terminal, faturar (certificação da AT) ou elaborar orçamentos e encomendas mesmo sem ligação à Internet, enquanto com a WinRest ou a ZSRest, um negócio de restauração passa a poder apresentar menus, registar e confirmar pedidos de clientes e ainda integrar o seu software de faturação num único TPA físico.

  • Conheça a fundo o produto ou serviço que vende

Costuma dizer-se que “conhecimento é poder” e na pode ser mais verdadeiro se estiver a tentar perceber como aumentar as vendas de uma loja.

Procure conhecer a fundo o produto ou o serviço que está a comercializar, visite a fábrica onde o produto é feito, obtenha informações sobre os materiais utilizados e, sempre que possível, experimente o produto ou o serviço.

Deste modo, quando um cliente visita a sua loja, poderá enriquecer o discurso falando da sua experiência pessoal e da história por detrás do produto. Isto ajudá-lo-á não só a “aproximar” o cliente da venda, como também a responder de forma mais credível às eventuais questões que possam surgir da parte dele.

  • Escute o cliente e adopte uma abordagem positiva

Fale menos e ouça mais. Ouvir o cliente é uma excelente forma de ficar a conhecer melhor as suas necessidades, poder adaptar os argumentos de venda e até ajustar o produto ou o serviço para que corresponda ao que o cliente realmente precisa.

Este “serviço de consultoria grátis que o cliente lhe está a oferecer” deve ser, da sua parte, regado com simpatia e a empatia, dois requisitos fundamentais num bom vendedor.

Estas características pessoais devem estar presentes desde o primeiro momento, uma vez que é a atitude positiva do comercial que cativa o cliente e faz fechar a venda, mesmo quando o cliente não tinha isso em mente no início do processo.

De igual forma, a simpatia, a par da satisfação com o produto/serviço em si, ajuda a alimentar a relação com o cliente fidelizando-o.

  • Tenha uma equipa bem treinada e proactiva

Caso tenha uma equipa a trabalhar consigo, é importante que esteja ciente dos valores que o seu negócio quer passar, esteja bem treinada, seja proactiva e, sobretudo, “vista a camisola da empresa”, uma vez que são estes os profissionais que representam a sua marca e fazem o contato direto com os clientes.

Por exemplo, um operador de caixa num supermercado pode sugerir produtos extras ou estimular o cliente a registar-se no clube de descontos da loja na altura do checkout (finalização de compra com o pagamento). Para além de garantir mais vendas, isto aportará mais valor ao seu ponto de venda.

  • Posicione a compra como oportunidade imperdível

Uma das técnicas de venda mais eficazes é o chamado “sentido de urgência”. Na prática, esta técnica consiste em associar ao produto ou ao serviço condições especiais durante um curto período de tempo.

Esta abordagem promocional deve ter em conta um benefício (um desconto ou uma oferta extra), que possa ser percebida pelo cliente como algo apelativo e vantajoso, caso contrário, numa próxima oportunidade, será mais difícil fazer esse “gatilho” funcionar.

  • Utilize ferramentas digitais

Cada vez mais portugueses têm contacto com um produto ou serviço pela primeira vez através das redes sociais, por isso, é importante que “dê corda” ao marketing digital. Este conjunto de técnicas de venda irão permitir-lhe que tire partido do contexto online onde atualmente os clientes se movem.

Ainda que a parte crucial do processo de venda se passe na loja, as ferramentas digitais vão ajudá-lo a criar uma relação próxima e de confiança com o cliente e a aumentar as vendas. Entre as várias técnicas que pode utilizar contam-se, por exemplo, o e-mail marketing, o funil de vendas, a otimização de SEO e o marketing de influência.

  • Conheça os seus clientes, analise os dados das vendas e transforme esse conhecimento em ações

Para além do marketing propriamente dito, as ferramentas digitais podem ser-lhe extremamente úteis para conhecer mais a fundo os seus clientes e a suas necessidades dando-lhe a oportunidade de direcionar de forma mais efetiva a sua oferta.

Através da análise dos dados das vendas e das visitas ao seu site e páginas nas redes sociais, o seu negócio passa a saber, por exemplo, qual a idade, classe social, frequência de compras, ticket médio das compras e produtos preferidos dos sues clientes.

Depois de compilados e devidamente analisados, estes dados irão permitir-lhe personalizar o seu POV e a forma de comunicar com esses consumidores.