Contactless e digital: tendência nos pagamentos


O dinheiro, tal e qual o conhece, pode estar em vias de extinção. Não se apoquente, as notas, as moedas e os cheques que tem na carteira não vão deixar de ter valor, mas a tendência é para que dentro de alguns anos se transformem em peças de museu.

A “culpa” de tudo isto é, do advento de meios de pagamento alternativos que vão ao encontro de um consumidor que valoriza cada vez mais as transações móveis (através do smartphone, por exemplo) e as compras online.

Se a tendência ainda precisasse de verificação pelas autoridades oficiais, esta chegou recentemente por intermédio da “Estratégia Nacional para os Pagamentos de Retalho 2020-2022” que vem ratificar a importância do contactless e do online no panorama nacional de pagamentos com a obrigatoriedade, a curto prazo, de todos os estabelecimentos comerciais disponibilizarem um meio de pagamento electrónico como alternativa ao tradicional numerário.

Todos os cartões e terminais serão contactless em três anos

Até final deste ano, em Portugal, todos os cartões e crédito e débito emitidos no país serão contactless. Apesar de, hoje em dia, cerca de metade dos cartões em circulação já terem tecnologia contactless, o processo de substituição dos cartões tradicionais (o prazo de validade varia entre os três ou quatro anos) ainda demorará três anos.

Ao contrário de um cartão tradicional, que obriga à sua introdução num terminal de pagamentos automático e à colocação do código PIN, este cartão contactless evita contacto físico numa compra em qualquer estabelecimento comercial, tornando a operação mais simples, rápida e higiénica.

Os terminais de pagamento automático (TPA), parte importante no binómio que está na base dos pagamentos contactless, também não escapam a esta revolução. Atualmente, cerca de 50% do parque nacional de TPA está equipado com tecnologia contactless, mas dentro de dois anos já será maioria.

Na REDUNIQ isto já não é uma tendência, mas sim uma realidade.

Pioneira na integração de tecnologia contactless nos seus terminais, a REDUNIQ passou, recentemente, a oferecer um TPA de última geração que, além de aceitar pagamentos por cartão por contactless, chip e MB Way, dá ao comerciante a possibilidade de desenvolver apps para a gestão do seu negócio a partir do próprio terminal.

O REDUNIQ Smart, assim se chama este terminal Android, permite que, entre outras coisas, o comerciante possa consultar e gerir stocks em tempo real, realizar encomendas aos seus fornecedores, gerir a sua frota por GPS ou ainda ter acesso à sua faturação através de apps que pode integrar neste TPA. Caso tenha mais de uma loja, pode ter acesso a todo o grupo de lojas.

As vantagens aplicam-se, de igual modo, ao cliente. Este poderá, por exemplo, consultar o catálogo no terminal, selecionar o produto que pretende, fazer o pagamento por cartão ou smartphone, imprimir ou ler um bilhete por QR Code. Tudo isto a partir de um único TPA Contactless.

Pagamentos online mais seguros e abrangentes

O e-commerce tem crescido exponencialmente, mas ainda não atingiu todo o seu potencial. Nos próximos anos, o canal de vendas online vai ocupar um espaço ainda maior na economia, com a opção de muitos negócios por uma estratégia omnichannel (presença online e offline em simultâneo).

Mais plataformas de e-commerce gerarão mais pagamentos online que, por sua vez, levantam a necessidade dos negócios assegurarem transações mais simples, rápidas e seguras aos seus clientes.

Para o ano está prevista a entrada em vigor da obrigatoriedade da autenticação forte do cliente em compras via e-commerce e que incluirá a implementação de elementos biométricos de verificação de identidade, como a impressão digital ou o reconhecimento facial, nas soluções de pagamento online.

Mais pagamentos imediatos

Vivemos num mundo de mensagens rápidas, mas o processamento de um pagamento electrónico pode demorar um dia útil. Este prazo aumenta se o pagamento for realizado durante um feriado ou num fim-de-semana.

Os pagamentos imediatos são uma das novas tendências nas transações e vai proporcionar que o dinheiro passe a estar disponível na conta do destinatário em apenas alguns segundos, 24 horas por dia, 365 dias por ano.

A curto prazo, com a generalização da entrada em vigor do SEPA (Single Euro Payments Area) em todos os países da União Europeia, vai ser possível realizar pagamentos em euros, a qualquer pessoa em qualquer lugar na Europa com a mesma facilidade, segurança e eficiência que no próprio país – seja por débito direto, cartão de débito ou transferência bancária.

No caso do e-commerce, os pagamentos imediatos eliminam o risco de os comerciantes não serem pagos, uma vez que a autorização de saída dos bens e serviços pode ser facilmente sincronizada com o pagamento. Quando estão em causa transações entre empresas, os pagamentos imediatos melhoram os fluxos de tesouraria, facilitam a gestão de fundos, reduzem os pagamentos em atraso e aceleram a liquidação de faturas.

Maior facilidade nos pagamentos ao Estado

Os pagamentos electrónicos não vêm apenas facilitar a relação comerciante-cliente, este tipo de transações vai ter cada vez mais impacto na relação comerciante-Estado. A curto prazo, pagamentos de impostos e contribuições ao Estado passarão por soluções de pagamento eletrónicas que agilizem os pagamentos, designadamente aqueles de valor elevado e que se aplicam, geralmente, às empresas.