Euro Digital: o que se sabe sobre a Moeda Digital Europeia

A União Europeia, através do BCE (Banco Central Europeu), está decidida a entrar no mundo das criptomoedas e combater a desregulação característica deste ativo financeiro com o Euro Digital, uma criptomoeda centralizada e regulada.

A discussão já tem alguns anos, mas parece que desta vez é que os consumidores europeus vão poder utilizar uma moeda digital com a chancela do BCE nas suas transações, ainda que não exista uma data concreta para sua implementação.

Depois de um período de investigação sobre as virtudes e forma de aplicação do Euro Digital que terminou no último mês de outubro, o BCE passou para a fase de análise dos resultados do seu estudo esperando-se que, brevemente, se faça luz sobre a forma como vai funcionar a moeda digital europeia e a data em que será lançada.

Com cada vez mais consumidores e negócios a interrogarem-se sobre a nova criptomoeda europeia, vamos procurar esclarecer algumas dúvidas com base no que foi tornado público pelas autoridades europeias até ao momento.

O que é o Euro Digital?

Aquela que será a primeira criptomoeda europeia centralizada e regulada, está a ser anunciada como mais estável do que as criptomoedas que atualmente circulam em todo o mundo e poderá ser utilizada não só como meio de pagamento digital, mas também para pagamentos presenciais contactless através de cartão ou de uma aplicação móvel.

Isto só será possível porque, à semelhança do que acontece com o nosso euro, o Euro Digital será integrada nos sistemas de pagamentos internacionais e estará sob o “comandado” de um Banco Digital Europeu que, na prática, estará ligado ao BCE e funcionará nos mesmos moldes do que este.

No fundo, quando estivermos a falar de transações ou transferências online, tudo irá ocorrer como acontecia até aqui com o euro, até no valor da moeda, já que valerá o mesmo que o euro.

Tal como ocorre com os pagamentos online com euros, quando um cliente que adquiriu euros digitais quiser comprar um determinado produto ou serviço num site ou Marketplace, bastará ao retalhista possuir um meio de pagamento adequado a este tipo de moedas digitais.

Esse é o caso do REDUNIQ E-Commerce, solução que permite à sua loja online receber pagamentos e-commerce com cartões de débito e crédito Visa e Mastercard e a solução chave na mão REDUNIQ@Payments que, caso venda online sem site, lhe vai permitir lhe receber pagamentos online por e-mail, SMS, WhatsApp, por cartão, referência Multibanco ou MB WAY, sem ter que se preocupar com custos de adesão, custos fixos, mensalidades ou integração.

Que custos terá com o pagamento com a Moeda Digital Europeia?

Com base na informação existente até à data, um pagamento online ou presencial com euros digitais não terá qualquer custo acrescido face aquilo que hoje se pratica com o seu congénere físico.

Aliás, as instituições europeias fazem questão de sublinhar que a segurança, simplicidade de utilização e gratuitidade que hoje temos com o euro físico, serão exatamente as mesmas que aquelas que teremos com o Euro Digital.

Assim, na prática, os pagamentos cashless com euros digitais serão iguais a muitos outros que temos hoje em dia, isto é, serão apenas mais uma solução de pagamentos, mas que acrescentam a possibilidade de transações automáticas.

Os dados dos consumidores estão protegidos com o Euro Digital?

A segurança dos dados pessoais é algo que ganhou importância acrescida nos últimos anos, especialmente com o advento das criptomoedas, mas desde já se pode assegurar que ao utilizarem euros digitais nos pagamentos, os consumidores e negócios europeus não terão de partilhar os seus dados com nenhuma entidade terceira.

Dentro desta proteção, inclui-se a identidade do utilizador, os dados sobre o pagamento e a metainformação relativa à transação (o IP do dispositivo utilizado para o pagamento, por exemplo).

Nunca será de mais sublinhar que, como moeda do Banco Central Europeu, o Euro Digital não servirá como produto financeiro especulativo como as criptomoedas não reguladas, isto é, será uma moeda estável, sem riscos e irá respeitar as diretivas europeias sobre a privacidade e proteção dos dados dos utilizadores.

As notas e moedas de euro vão desaparecer?

Apesar de vivermos em plena era de ascensão dos pagamentos cashless, as moedas e notas de euro não vão desaparecer com o lançamento do Euro Digital sendo, pelo contrário, um meio de pagamento auxiliar.