Entrevista O Valor do Tempo

O que une um filme galardoado, a sardinha portuguesa e o inovador TPA REDUNIQ Smart? A resposta é: Grupo O Valor do Tempo.

Criado há 30 anos em Seia, na Serra da Estrela, o Grupo O Valor do Tempo assume sem receios o papel de,

“guardião do passado e promotor do futuro da arte, da cultura e do património”.

É sob este juramento de honra que o Grupo O Valor do Tempo arrancou para a dinamização do Museu do Pão, dedicou-se à preservação das icónicas conservas Comur, criou a saborosa Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau e terminou 2023 como “estrela de cinema” no filme “Pobres Criaturas” (“Poor Things” no original) onde “contracenou” com Emma Stone, Mark Ruffalo e Willem Dafoe.

Como todos os bons atores ou os melhores jogadores de futebol do mundo, no caminho para o sucesso, o Grupo O Valor do Tempo rodeou-se de uma equipa vencedora onde, entre outros players, contou com a preciosa ajuda da REDUNIQ no desenvolvimento de soluções de pagamento online que lhe permitiram não só aumentar “a eficiência da operação”, como, simultaneamente, garantir “uma maior satisfação do cliente”.

Estas são apenas algumas das histórias que marcam os quase trinta anos de vida do Grupo O Valor do Tempo, tempo em que, apesar da fama conquistada e dos obstáculos ultrapassados, a empresa nos garante, na entrevista que gentilmente nos cedeu e que a seguir reproduzimos, que

“o grande desafio é saber que o melhor está sempre para vir”.

Como surgiu a ideia de criar o Grupo O Valor do Tempo?

A nossa paixão por Portugal materializa-se no valor conferido ao património, convertendo preciosidades históricas portuguesas em experiências icónicas, dignificadas e homenageadas em espaços cuidados, plenos de História e de magia – um valor essencial e transversal a todas as marcas insígnia do Grupo O Valor do Tempo.

Criado em 1996, em Seia, a primeira expressão pública surgiu em 2002, com a abertura do Museu do Pão.

Quase três décadas depois, privilegiamos uma abordagem económica integrada, assente no valor acrescentado do produto feito à mão, como é o caso das conservas produzidas pela centena de mulheres que trabalham na fábrica da Comur ou pelos pastores do rebanho próprio da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, na Serra da Estrela.  

Assumimos o papel de guardião do passado e promotor do futuro da arte, da cultura e do património. As nossas marcas têm, todas elas, um simbolismo que lhes agrega valor e um denominador comum que as une: Portugal. Os nossos espaços oferecem História que se ouve, cheira, saboreia, sente e vive e onde o tempo encontra finalmente o seu valor.

De que forma a REDUNIQ ajuda o vosso negócio?

A REDUNIQ facilita as transações financeiras de uma forma célere e segura e oferece soluções de pagamento online que aumentam a eficiência da operação, ao mesmo tempo que garante uma maior satisfação do cliente.

De que forma a digitalização dos pagamentos mudou o negócio? Os pagamentos por cartão tornam o vosso negócio mais eficiente, evitando filas para pagamento? 

As vantagens são imensas; os pagamentos por cartão evitam o uso do dinheiro físico, aceleram as operações em caixa, evitando filas e também oferecem mais segurança para nós e para o cliente final, algo que é facilmente percecionado por todos. 

Qual a maior vantagem em ter o terminal REDUNIQ Smart? A tecnologia ligada a um terminal Android com Apps incorporadas melhora o vosso dia-a-dia? 

Estando ligada ao terminal de pagamento, esta tecnologia permite um maior controlo das operações de caixa, reduzindo a probabilidade de erro do colaborador, e consequentemente melhorando a experiência do cliente.

O REDUNIQ Soft tornou o vosso negócio mais móvel e ágil? 

Sim, sobretudo nos conceitos de restauração, com esplanadas de grande dimensão.

Como imaginam a evolução dos métodos de pagamento no futuro?

Cada vez mais digital e menos física (numerário), mais prática e descomplicada.

Quais os grandes desafios do vosso setor de atividade neste ano? E nos próximos anos?

O grande desafio é saber que o melhor está sempre para vir, o que é extraordinário, e que a aposta nas nossas pessoas, por um lado e em perpetuar as memórias e a história de Portugal através das nossas marcas, por outro, é uma aposta que sabemos ser vencedora.

Em que é que o Grupo O Valor do Tempo se distingue dos seus concorrentes? 

A maximização da experiência do cliente com uma forte aposta no story telling, permite-nos ligarmo-nos emocionalmente às pessoas pela via da criação de memórias, das origens e da História.

Os nossos espaços comerciais são cuidadosamente projetados e pensados para deixar os clientes confortáveis e felizes, criando experiências de consumo memoráveis.