O Turismo em Portugal continua a bater recordes. Só em 2023, de acordo com os dados do governo, o nosso país recebeu cerca de 30 milhões de visitantes, mais 10% face a 2019 (melhor ano turístico até o ano passado), e 77 milhões de dormidas.
Isto, contudo, não são apenas números isolados, neles cabem o sustento de muitas empresas e trabalhadores que fazem do Turismo o seu modo de vida.
Para que esta vida seja sempre o mais simples possível, a REDUNIQ oferece a estas empresas uma série de métodos de pagamento contactless (TPA REDUNIQ Smart e TPA REDUNIQ Soft, por exemplo) e online (REDUNIQ@E-Commerce e REDUNIQ@Payments) que permitem ajustar o seu serviço aos hábitos de pagamento dos turistas e facilitar a gestão do negócio.
Um desses serviços, resultante da parceria entre a REDUNIQ e Global Blue, líder mundial na gestão de operações Tax Free, passa pela emissão dos formulários Tax Free diretamente nos terminais de pagamento REDUNIQ Smart, possibilitando desta forma às empresas ter uma maior flexibilidade na gestão integrada dos seus negócios e aos turistas uma maior conveniência em toda a experiência de compra e reembolso de IVA, uma componente muito apreciada a quem visita Portugal.
Além deste, a REDUNIQ disponibiliza também aos negócios portugueses, com loja física ou online, a funcionalidade DCC – Conversão de Moeda, permitindo que de forma transparente, informada e segura, os negócios possam passar a receber pagamentos na moeda de origem dos seus clientes.
A REDUNIQ está sempre ao lado dos negócios, mas não é a única a trabalhar para que estes possam continuar a fazer de Portugal um local de eleição para os turistas.
APTERN, sabe o que é?
O que é a APTERN?
Atrás do acrónimo APTERN encontra-se a Associação Portuguesa de Turismo em Espaços Rurais e Naturais, uma organização sem fins lucrativos portuguesa que tem por missão promover o Turismo Rural e Natural em Portugal através não só da criação de estratégias de dinamização do setor, como também de um profundo compromisso para a conservação da natureza e desenvolvimento de processos de renaturalização das áreas rurais e naturais.
Através destes inúmeras ações que vamos procurar aprofundar mais à frente neste artigo, a APTERN procura potenciar os benefícios da natureza no bem-estar individual e coletivo e, claro está, defender os interesses dos seus associados.
Objetivos da APTERN
Como se percebe, a APTERN nasce com a firme convicção em dinamizar o turismo rural e sustentável através de medidas que potenciem a natureza e a sua recuperação ou conservação.
Assim, entre os principais objetivos da associação, contam-se:
- Promover o desenvolvimento sustentado da oferta turística nos espaços rurais e naturais;
- Promover e potenciar todos os segmentos da oferta turística para qualificação do destino turístico/espaços rurais e naturais;
- Promover a criação, desenvolvimento, gestão e exploração sustentável de equipamentos do setor, bem como apoiar o desenvolvimento de projetos e atividades nas áreas de atuação da Associação;
- Promover, organizar e explorar atividades de animação turística que consolidem a oferta;
- Desenvolver formação que promova a sustentabilidade e a qualidade do emprego, que promova o conhecimento e capacite para as funções necessárias ao desenvolvimento das atividades de turismo rural e natural;
- Procurar desenvolver ações de intervenção e promoção do emprego junto da população desempregada e recém-licenciados nas áreas de atuação da APTERN;
- Promover ações de voluntariado social e ambiental com vista à participação cívica e projetos de inovação social e ambiental que respondam às necessidades do setor;
- Representar marcas e produtos;
- Promover e participar em projetos de I&D.
O papel da APTERN: para que serve?
Como referimos e se percebe pelos objetivos da APTERN, esta associação procura servir de âncora de conhecimento e cooperação entre entidades governativas e agentes do setor turístico rural e natural, contribuir para a sustentabilidade do turismo e dotar os seus associados da formação necessária a melhorarem o seu serviço e tornarem-se mais atrativos.
Neste último caso, a APTERN oferece consultoria a quem pretenda investir no turismo rural e natural, desenvolver um modelo de negócio sustentável, promover o negócio e melhorar e capacitar e qualificar os destinos e a oferta turística.
Em termos de capacitação dos operadores turísticos, esta associação oferece aos seus associados as seguintes formações:
- Formação em Turismo em Meio Rural;
- Formação em Turismo Descoberta;
- Formação em Turismo de Desporto Aventura;
- Formação em Animação e Eventos Turísticos;
- Formação em Língua Inglesa;
- Formação em Itinerários e Circuitos Turísticos;
- Formação em Marketing Comercial;
- Formação em Língua Espanhola.
Também poderá ter interesse em saber como legalizar um negócio de turismo rural?