Ideias precisam-se. Ideias que permitam a milhares de negócios superar os desafios decorrentes de um novo confinamento que vai tirar milhares de consumidores das ruas e, consequentemente, clientes das lojas.

Durante um mês, até 15 de fevereiro, todo o comércio não essencial, restaurantes (só poderão vender em take away) e cafés vão voltar a fechar levando a que, uma vez mais, estes negócios tenham que se reinventar para continuar a servir os seus clientes, mesmo que estes estejam confinados em casa.

Tal como no confinamento de março e abril de 2020, o e-commerce que deu então prova de extrema utilidade, volta a estar na ordem do dia, afigurando-se como uma das melhores formas de manter os negócios vivos, mas não é a única como veremos de seguida.

Como otimizar o seu negócio durante o novo confinamento?

Formas de otimizar o seu negócio durante o novo confinamento

Reveja o seu modelo de negócio

Seja qual for o modelo em que o seu negócio assente (B2B ou B2C), é natural que, face à atual situação económica decorrente da pandemia, as receitas diminuam e tenha que rever o seu modelo de negócio.

Descubra o mínimo de que a sua empresa precisa para se manter viva e começa a considerar reduzir os gastos variáveis. Além disto, encontre também uma forma de renegociar os gastos fixos, procure alterar as suas estratégias de venda e invista no e-commerce e nas entregas.

Aproveitando uma potencial migração do seu negócio para o online pense, de igual modo, num reposicionamento de produto.

Adopte uma estratégia omnichannel

Tal como afloramos no ponto anterior, num cenário de confinamento, o canal online afigura-se como uma excelente forma de ultrapassar os constrangimentos do novo confinamento. Se a sua loja fechou e quer continuar a vender, adopte uma estratégia omnichannel e passe a vender através de e-commerce.

O omnichannel, convergência entre comércio virtual e físico, permite-lhe não só continuar a vender, como lhe dá a oportunidade de oferecer uma experiência de compra simples e cómoda aos seus clientes e permitir-lhe-á, com um bom marketing e gestão das suas redes sociais, ter acesso a um público mais abrangente e a uma alavancagem das suas vendas.

Nesta transição do físico para o online, o ponto de partida deverá ser a aposta numa estruturação estratégica do plano de vendas online: uma online shop ou um marketplace. Os profissionais têm de analisar os prós e os contras de cada uma das opções e, muito possivelmente, adoptar as duas soluções.

Enquanto o marketplace oferece maior rapidez de lançamento do negócio e externalização da logística, a online shop confere-lhe uma maior independência, maior personalização da experiência e maior capacidade de escalar. Contudo, esta última opção exige maior esforço e maior conhecimento para lançar e fazer crescer o negócio.

Adeque os seus meios de pagamento ao comércio eletrónico

A migração de um negócio físico para o digital ou a creating an online shop de raiz vai exigir-lhe uma atenção especial aos payment methods que coloca à disposição dos clientes.

Se as lojas de bens de primeira necessidade que permanecerão abertas continuarão a apostar na utilização de meios de contactless payment, os negócios que apostem nas vendas online terão obrigatoriamente que investir numa e-commerce solution que vá ao encontro não só do perfil de cliente, como da forma que escolhe para vender os seus produtos online (marketplaces das redes sociais, site próprio, etc.).

Quer detenha ou esteja a pensar criar um site, quer faça vendas à distância através das redes sociais, saiba que os consumidores portugueses quando compram online optam por pagamentos por cartão or Multibanco reference.

Face a estas necessidades de negócios e clientes, a REDUNIQ desenvolveu a solução REDUNIQ@Payments que permite:

Pagamentos à distância by e-mail, SMS or WhatsApp, com cartões Visa e Mastercard sem necessidade de ter um site ou de integração com a loja online do comerciante.

O @Payments disponibiliza uma plataforma, optimizada para smartphones e tablets, onde o comerciante cria um link, que pode ser enviado por e-mail, SMS ou WhatsApp. O consumidor recebe o link, clica, e vai para uma página segura REDUNIQ, que garante o comerciante não tem acesso aos dados do cartão em nenhuma fase do pagamento.

Se a preferência recair sobre uma solução de payment by ATM reference ou MB Way, a REDUNIQ oferece o Payment for Services. No caso de o comerciante sell online without a website através das redes sociais, pode aceder a esta solução de pagamento através de um simples acesso à plataforma da REDUNIQ e sem necessidade de integração.

Ofereça opções de crédito aos seus clientes

Esta pandemia só pode ser vencida se agirmos como uma verdadeira comunidade. Todos somos afectados e só com empatia e solidariedade poderemos ultrapassar estes tempos difíceis.

Para um negócio isto significa não só oferecer aos seus clientes o que eles necessitam, como dar-lhes uma maior flexibilidade na hora do pagamento. Ajude os seus clientes a economizar dinheiro e a gerir gastos através de soluções de crédito, permitindo o pagamento do modo que for mais conveniente, e criação de ofertas.

Ao ajudar os seus clientes estará a auxiliar o seu negócio.

Mantenha a comunicação com o seu público

O confinamento pode abafar os sons que costumam dar vida às nossas ruas, mas não pode, em caso algum, “calar” o seu negócio. É fundamental manter a comunicação com o seu público.

Quer o seu negócio tenha migrado para o e-commerce, quer continue de porta aberta (comércio de bens de primeira necessidade), as redes sociais permitem que um negócio, entre outras coisas, aumente o seu alcance, reconhecimento ou o envolvimento da marca, direcione tráfego para o site, blog ou plataforma de e-commerce, aumente as vendas e construa uma comunidade para a marca.

Lembre-se, é preciso agregar valor, agir de maneira empática e evitar o oportunismo.

Faça entregas

Com a impossibilidade de receber clientes na sua loja, a logística das entregas é um fator fundamental para conseguir manter a fidelidade dos seus clientes. Os serviços de entrega ao domicílio não servem apenas para restaurante. O mercado de “delivery” é diversificado e significa uma excelente oportunidade de negócio para vários tipos de estabelecimentos, desde restaurantes até lavandarias, passando por farmácias, lojas de roupa, entre outras.

Tenha ou não feito migrar o seu negócio para o online, se está a pensar em fazer entregas ao domicílio, deve ter em atenção o tipo de embalagem que utiliza para expedir os seus produtos, os prazos de entrega (não prometa o que não poderá cumprir) e, sobretudo, qual o meio que escolhe para realizar a entrega. Neste último caso, tente perceber quais as transportadoras que lhe podem garantir prazos de entrega mais curtos e comissões de serviço mais baixas.

Aceite devoluções e não cobre por elas.