Quais os principais meios de pagamento em e-commerce?

Da consulta do último relatório sobre Economia Digital da ACEPI (Associação de Economia Digital), é possível ficar a saber que 75% da população portuguesa, cerca de 7 milhões de pessoas, utilizam a internet e 3.8 milhões destes utilizadores fazem compras online.

É possível saber ainda que o computador continua a ser o equipamento mais utilizado para compras na Internet com mais de 90% das preferências, seguido do telemóvel com 78% e do tablet com 27% e que a Worten é a loja preferida dos e-shoppers portugueses.

Sabemos então, da análise dos dados da ACEPI, quantos portugueses compram online, como compram e a quem compram, mas saberemos como pagam aquilo que compram? A resposta é sim e são esses os dados que lhe vamos apresentar de seguida.

Meios de pagamento online mais populares em Portugal

Como referimos, do estudo da ACEPI não fazem parte apenas o número de portugueses que compram online ou quais os sites que preferem para o fazer, mas também quais os principais meios de pagamento em e-commerce que os e-shoppers lusos mais utilizam para adquirirem bens e produtos online.

Pagamento por referência Multibanco

É sem surpresa que, na lista elaborada pela ACEPI, o meio de pagamento online preferido dos consumidores portugueses é o pagamento por referência Multibanco, reunindo 78% das preferências.

Apesar de o estudo não apresentar razões para esta preferência, a relutância de muitos consumidores portugueses em pagarem através de cartão de crédito/débito ou por carteiras digitais, pode ter assumido um papel importante nesta escolha, uma vez que no Pagamento por referência Multibanco não existe a necessidade de introduzir dados pessoais.

Para que este método de pagamento se processe, basta que a loja online gere automaticamente uma referência que o consumidor pode usar para pagar a encomenda. O pagamento poderá ocorrer então através de um terminal multibanco, home-banking (web e mobile), MB Spot, telemóvel e TPA.

Apesar deste facto, os pagamentos online com cartão são cada vez mais seguros. O serviço 3D-Secure da REDUNIQ permite pagamentos online com cartão de forma segura, através da introdução de um código de utilização única enviado por SMS para o telemóvel do titular do cartão.

Cartão de Crédito/Débito

Com 68% das preferências, encontramos em 2º lugar os Cartões de Crédito ou Cartões de Débito, método em que o consumidor efetua o pagamento introduzindo os dados do seu cartão no formulário da loja online.

Mais seguro depois de várias medidas impostas pela União Europeia, nomeadamente a dupla autenticação, o pagamento por cartão apresenta inúmeras vantagens para consumidor e negócio, dado que não só permite que pagamento seja efetuado aquando da encomenda, como também facilita todo o processo de faturação e logística.

Outra das vantagens associadas a este meio de pagamento é a possibilidade de permitir cobranças periódicas automáticas, serviço especialmente interessante no caso de o negócio disponibilizar compras recorrentes (“autoship”) através de subscrição.

Transferência bancária

As Transferências bancárias são preferidas por 61% dos portugueses, surgindo como a terceira opção na lista. Neste caso, a loja online facilita um IBAN para o qual o cliente transfere o valor da compra em causa.

Paypal

À semelhança do que acontece com os cartões, a opção pelo PayPal é especialmente interessante para compras recorrentes (“autoship”) como aquelas que acontecem em diversos serviços de subscrição.

De modo a efetuar o pagamento, o consumidor tem que, anteriormente, ter uma conta PayPal com um cartão ou conta bancária adicionada. Com esta condição cumprida, basta iniciar a sessão na plataforma PayPal através da janela que surge no processo de checkout.

Com 55% das preferências, o PayPal ocupa a quarta posição na tabela da ACEPI.

MB WAY

Com 50% das preferências, o quinto lugar é ocupado pelo MB WAY, solução que permite efetuar um pagamento na loja online através da inserção do número de telemóvel recebendo, de seguida, uma notificação para confirmar o pagamento.

Tal como o cartão de crédito, o MB WAY tem a vantagem de que o pagamento ocorre aquando da encomenda.

Na análise desta lista, ainda uma palavra para os pagamentos no ato de entrega (40%) e para o crescimento das carteiras digitais que já reúnem 21% pagamento das preferências dos consumidores portugueses no ato de pagamento, tendência em muito relacionada com a maior utilização do smartphone nas compras online.

REDUNIQ na vanguarda dos pagamentos online

Como podemos perceber, a diversidade marca a lista dos métodos de pagamentos online preferidos dos portugueses, o que coloca do lado dos negócios a necessidade de adoptarem soluções abrangentes e funcionais que permitam ir ao encontro dos hábitos de consumo dos e-shoppers lusitanos e, desse modo, gerarem mais vendas para a sua loja online.

Para que o checkout (finalização de compra com o ato de pagamento) não seja um problema e o seu negócio online ofereça os mais inovadores meios de pagamento online aos seus clientes, a REDUNIQ oferece-lhe duas soluções de pagamentos online: o REDUNIQ E-Commerce e o REDUNIQ@Payments.

Neste comparativo entre meios de pagamento online REDUNIQ, começamos pelo REDUNIQ E-Commerce.

Para além de permitir à sua loja online receber pagamentos online com cartões de débito e crédito Visa e Mastercard de todo o mundo, a solução REDUNIQ E-Commerce não tem custos de adesão nem mensalidade e possibilita a integração do MBWAY aos outros meios de pagamento e-commerce da sua loja online.

Já se a sua ideia é vender online sem site através das redes sociais, o REDUNIQ@Payments é a solução que procura. Destinada, como referimos, a negócios online que vendam com ou sem site, o REDUNIQ@Payments é uma solução chave na mão que além de não ter custos de adesão, custos fixos ou mensalidade, também não exige integração permitindo-lhe receber pagamentos online por e-mail, SMS, WhatsApp , por cartão Visa e Mastercard, MB WAY e referência Multibanco.