De acordo com dados da Pordata, 99,9% do tecido empresarial português corresponde a PME (Pequenas e Médias Empresas), o que faz dos pequenos negócios não só os principais empregadores do país, como também os verdadeiros motores da economia nacional.
Apesar da sua importância no panorama económico português, as PME enfrentam uma forte concorrência das grandes marcas que, pela sua dimensão global, conseguem trabalhar com margens menores e escalar a produção para atender a um maior número de consumidores.
Face às enormes diferenças entre pequenos negócios e grandes empresas, a diferenciação no mercado nunca poderá ser feita pela quantidade ou pela compressão das margens de lucro, mas sim por um conjunto de fatores que podemos englobar numa só palavra: personalização.
Além de um atendimento ao cliente mais humano que aproxima retalhista e consumidor, a personalização da jornada de compra passa também por estratégias de fidelização que incluam métodos de pagamento inovadores, alinhados com os hábitos de consumo atuais.
A importância de métodos de pagamento diversificados para pequenos negócios
Numa PME, as expectativas e necessidades de cada cliente devem ser encaradas como prioridade. Isso significa oferecer métodos de pagamento familiares, simples e rápidos, que facilitem o momento da compra.
Segundo o Banco de Portugal, os pagamentos com cartões de crédito e débito e com dispositivos contactless são, juntamente com o numerário, os preferidos dos consumidores portugueses — tendo passado de 8% em 2020 para 53% no final de 2023.
Destacam-se também o MB WAY, que aumentou 33% em número de operações e 38% em valor transacionado em 2023, e as carteiras digitais, como o Google Pay e Apple Pay, que permitem pagamentos imediatos por smartphone.
Os consumidores têm hoje uma panóplia de opções de pagamento flexíveis, e os pequenos negócios devem acompanhar esta evolução para fidelizar clientes e aumentar a faturação.
Quanto mais diversificados forem os métodos oferecidos, maior o conforto e segurança no momento do pagamento.
Mas há mais: a inovação nestas soluções contribui para um checkout mais rápido, menos atrito e um aumento do ticket médio.
Além disso, estes métodos permitem a integração com aplicações móveis adaptadas ao setor de negócio, facilitando a gestão de faturas, stocks e até marcações de reservas.
Pagamentos parcelados, contactless e carteiras digitais: quais implementar?
O surgimento de tecnologias transacionais como o parcelamento de pagamentos, o contactless e as carteiras digitais tem aproximado os pequenos negócios dos seus clientes. Mas em que consistem estas soluções?
Pagamentos parcelados
Permitem ao cliente pagar as compras em prestações, sem juros. Isso dá-lhe mais flexibilidade e elimina a limitação do dinheiro disponível no momento, aumentando o ticket médio por transação.
A solução Parcela Já com UNICRE é exemplo disso mesmo, em que permite aos negócios físicos e online oferecer aos seus clientes o parcelamento do pagamento das suas compras entre 2 a 6 prestações sem juros, mas receberem, de imediato, o valor total da compra.
Pagamentos contactless
Dependendo do TPA utilizado, o negócio pode aceitar pagamentos sem contacto, sem PIN e de forma mais rápida, higiénica e segura.
Carteiras digitais
Com a tecnologia contactless integrada nos terminais, é possível aceitar pagamentos por smartphones e smartwatches, como MB WAY, Google Pay e Apple Pay — oferecendo uma experiência alinhada com os hábitos de consumo dos clientes.
Quais implementar?
A resposta é simples: todas.
Com o terminal Android REDUNIQ Smart, não é preciso escolher. Este aceita cartões com chip, MB WAY, Google Pay, Apple Pay, pagamentos parcelados através da app Parcela Já com UNICRE, e permite instalar aplicações de gestão adaptadas à realidade de cada PME.
Entre outras funcionalidades, destaca-se a análise de risco digital imediata no momento do parcelamento, permitindo que o valor total da venda seja recebido pelo retalhista em até 48 horas, sem riscos.
Além disso, é possível realizar devoluções sem cartão, enviar faturas por email, personalizar recibos e muito mais.
Como os TPAs modernos melhoram a experiência do cliente?
O cliente está no centro do desenvolvimento dos terminais de nova geração. Ao oferecer uma vasta gama de métodos de pagamento, estes TPAs garantem uma experiência de compra mais rápida, cómoda e familiar.
A instalação de apps — como as de parcelamento nos pagamentos ou reservas — permite aos clientes gerir melhor a sua vida pessoal e financeira, com maior flexibilidade tanto na compra como nas devoluções.
Estratégias para otimizar os pagamentos e impulsionar as vendas
No duelo pequenas empresas vs grandes marcas, uma PME pode perfeitamente ser a escolha do consumidor — desde que crie diferenciação.
1ª Estratégia: Adaptar o TPA à dimensão do negócio
Para microempresas (96,3% das empresas em Portugal), a escolha deve recair num terminal gratuito, como o REDUNIQ Easy, que:
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Não tem comissões, receita mínima, anuidade nem fidelização;
- Paga apenas uma mensalidade de acordo com o volume de faturação mensal do seu negócio;
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Aceita pagamentos por PIN, contactless e MB WAY;
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Agrada a vários perfis de consumidor;
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Contribui para o aumento da faturação.
2ª Estratégia: Levar os pagamentos até ao cliente
A mobilidade é essencial. Com o REDUNIQ Soft, o retalhista instala uma aplicação no seu smartphone ou tablet e transforma-o num POS Android que aceita pagamentos contactless, NFC e QR Code em qualquer lugar e a qualquer hora.
3ª Estratégia: Cativar clientes estrangeiros com métodos de pagamento familiares
Além do parcelamento, é possível ir mais longe. Com o aumento do turismo, é importante adaptar os métodos de pagamento:
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Com o serviço DCC – Conversão de Moeda, os clientes podem pagar na sua moeda de origem. O retalhista recebe uma receita adicional com o “markup” partilhado;
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Para clientes brasileiros, as soluções de pagamento da REDUNIQ permitem pagamentos com PIX, uma solução familiar e eficiente, com conversão automática de real para euro e custos inferiores aos de cartões.