Solução Pagamentos Integrados para Hotelaria REDUNIQ


A História da Humanidade é feita de resiliência, reinvenção e inquietação, uma boa inquietação que o levou a transformar terras áridas em férteis terrenos agrícolas e a desenvolver tecnologia capaz de, num segundo, levar informação até ao outro lado do mundo.

Tudo muda e continuará a mudar enquanto o engenho humano for capaz de saltar barreiras e fazer das utopias uma realidade palpável. Quem imaginaria que o dinheiro correria o risco de se tornar obsoleto com as novas ferramentas digitais ou que poderíamos gerir um negócio a partir do nosso telemóvel? Pois é, a reinvenção e o dinamismo não conhece limites e chega a todos os domínios da atividade humana e a Hotelaria não é excepção.

Longe vão os tempos em que a Hotelaria era sinónimo de uma atividade que apenas englobava o aluguer de quartos a um qualquer viajante de ocasião. Em especial nos últimos 15 anos, o setor da hospitalidade afirmou-se como um pilar fundamental da Economia nacional através de uma oferta que cruza áreas e saberes distintos com os mais inovadores desenvolvimentos tecnológicos em matéria de pagamentos, segurança e bem-estar cativando, deste modo, a atenção e agrado de milhões de turistas.

Apesar do vanguardismo, a Hotelaria está em constante reinvenção, uma reinvenção que já fez check in na receção e dentro em breve tomará conta de todo setor. Sustentabilidade, “Room Office”, reconhecimento facial e sistemas de pagamento adaptados a um mundo cada vez mais contactless, cashless e digital, são as faces de uma mudança que vamos conhecer um pouco mais aprofundadamente a partir de agora.

Novo ambiente de Trabalho

“Room Office” é um desses conceitos. Várias redes hoteleiras estão a transformar alguns dos seus quartos em espaços de trabalho privativo, confortável, silencioso e seguro. As camas são retiradas e substituídas por mesas, cadeiras, sofás e internet de alta velocidade e os “hóspedes-trabalhadores” são brindados com café, chá e água e possibilidade de room service. Alguns pacotes específicos oferecem também a possibilidade de alugar equipamentos para reuniões online e até alguns equipamentos desportivos.

Para além do “room office”, termos como o “road office” (quartos preparados como escritório para quem está de passagem) ou o “hotel schooling” (visa atrair famílias e crianças fora dos fins-de-semana preparando os quartos como sala de aula à distância) estão a ajudar a mudar a face da Hotelaria.

Sustentabilidade

Outra das mudanças que estão em curso prende-se com a adopção de uma filosofia de sustentabilidade e proximidade. Várias unidades hoteleiras estão a optar por dar primazia aos produtores locais conseguindo, deste modo, oferecer aos clientes produtos mais frescos e “autênticos” e, simultaneamente, contribuir para a economia local.

Sistema de Pagamentos Integrados na Hotelaria

Cereja no topo do bolo, os pagamentos assumem um lugar de particular relevo nesta vaga de reinvenção da Hotelaria. Juntar os programas de gestão hoteleira a uma solução TPA com tecnologia contactless integrada para assim oferecer uma melhor experiência de pagamento e uma maior rapidez nos processos de check-in e check-out aos clientes.

Essa é a proposta da REDUNIQ com o sistema integrado de pagamentos especialmente concebida para hotéis com sistemas de gestão hoteleira. Esta solução permite uma gestão de pagamentos mais eficiente, através da integração do terminal de pagamento automático com os principais softwares de faturação, tornando o processo de aceitação de cartões mais rápido e seguro.

Como funciona a solução de pagamentos integrado da REDUNIQ?

Check-In

No check-in, o hóspede apresenta uma única vez o seu cartão como meio de pagamento. O funcionário do hotel procede à entrada do cliente no sistema de gestão hoteleira, indica o valor estimado da despesa final do cliente (incluindo o preço da estadia e eventuais despesas no bar, restaurante ou spa) e procede à autorização do valor sobre o cartão utilizado. O cartão é lido no TPA físico instalado no local, que se encontra ligado ao sistema de gestão, e é feita automaticamente a autorização no cartão do cliente.

Estadia

Ao longo da estadia, sempre que o montante de despesa ultrapasse o valor autorizado previamente, o sistema de gestão desencadeia automaticamente pedidos de autorização sucessivos (top-up) sobre o cartão do cliente. Isto garante que o cliente tem saldo suficiente para liquidar o valor total da sua despesa.

Check-Out

No check-out, a conta é fechada pelo funcionário do hotel, o débito é feito automaticamente da conta do cliente e o sistema emite um comprovativo dos valores debitados para entregar ao cliente. Uma vez que o sistema regista os dados do cartão no check-in, não é necessária nova autenticação da transação pelo cliente, tornando assim o check-out mais rápido e simples.

Em termos de cartões, esta solução de pagamentos integrados está preparada para aceitar cartões de débito e crédito dos sistemas internacionais Visa, Mastercard, Diners, Discover, JCB e American Express. A pensar nos clientes estrangeiros, os “top-up” são efetuados em euros e a conclusão da transação é realizada na moeda de origem do cartão.

Apesar de não ser obrigatória a adesão ao serviço DCC de conversão de moeda (permite aos clientes escolher pagar por cartão na sua moeda de origem, de forma transparente, informada e segura) disponibilizado pela REDUNIQ com a contratualização da solução de pagamentos integrados, a verdade é que a unidade hoteleira pode ficar a ganhar com a adopção das duas em simultâneo.

Com o DCC, não só o hotel recebe um incentivo financeiro por volume de transações convertidas, como acaba por ser uma mais-valia para o cliente que poderá pagar na moeda de origem do seu cartão.

Se esta solução de pagamentos integrados se mostra um precioso aliado na gestão dos pagamentos na Hotelaria do séc. XXI, a aposta em terminais tecnologicamente vanguardistas que permitam pagamentos contactless está tornar-se regra. A disseminação do cartão contactless e a maior rapidez e simplicidade que este tipo de pagamentos aporta, são fatores que concorrem para o seu crescimento a nível global.

Neste campo, a REDUNIQ disponibiliza soluções de TPA Contactless que permitem que os negócios, como os hotéis, aceitem pagamentos pela simples aproximação de um cartão, smartphone ou wearable do terminal garantindo-lhes, igualmente, uma redução de custos com o manuseamento do dinheiro (processo de pagamento otimizado e contabilidade mais facilitada) e transações médias mais elevadas.

Neste campo, a REDUNIQ disponibiliza soluções de TPA Contactless state of the art como o novo REDUNIQ Smart. Totalmente móvel e adaptável, este TPA Contactless Android permite que o cliente possa, a partir do mesmo terminal, consultar todos os serviços disponíveis, confirmar marcações e fazer o pagamento. A unidade hoteleira poderá ainda associar um programa de fidelização ao terminal, permitindo, por exemplo, emissão de vouchers e leitura dos mesmos.

Além de aceitar pagamentos por cartão Contactless, chip, MB Way e Apple Pay, o REDUNIQ Smart dá à unidade hoteleira a possibilidade de desenvolver apps para a gestão do seu negócio a partir do próprio terminal permitindo, deste modo, juntar no mesmo TPA softwares de gestão e faturação, impressão de bilhetes, faturas ou outras apps à medida das suas necessidades.