O que é a ACISTDS e para que serve?

Quem tem uma empresa, sabe a importância de se poder contar com parceiros de negócios fiáveis e competentes, como é o caso da REDUNIQ e das suas múltiplas soluções de pagamento, sejam pagamentos online ou pagamentos físicos.

A REDUNIQ não é, contudo, o único parceiro com que as empresas de comércio, indústria, turismo ou serviços podem contar.

Espalhadas por todo o país, dezenas de associações comerciais e industriais fazem um louvável trabalho em prol da dinamização do tecido empresarial português através da criação de programas e iniciativas que defendem os interesses destes setores junto das entidades governativas.

Esse é o caso da ACISTDS. Venha conhecê-la e saber o que é que ela pode fazer por si.

O que é a ACISTDS?

Apesar de o seu nome atual só ter sido registado em 2012, a história da ACISTDS (Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal) remonta a 1897, ano em que é fundada a Liga Comercial dos Revendedores de Víveres de Setúbal.

Depois de três décadas em que viram Portugal transformar-se numa república e, posteriormente, numa ditadura, em 1929, a associação muda novamente de nome e passa a denominar-se de Associação Comercial de Setúbal.

Já com Salazar no poder, às portas da 2ª Guerra Mundial dá-se uma nova mudança de nome, desta feita para Grémio do Comércio do Concelho de Setúbal e a integração na Organização Corporativa Nacional.

A liberdade trazida pela revolução de 25 de abril abre as portas à constituição da Comissão Organizadora da Associação dos Comerciantes de Setúbal que, sete anos depois, se transforma na Associação dos Comerciantes do Distrito de Setúbal, nome que dura até 1982.

Com a integração europeia no horizonte, a organização adquire o nome de Associação do Comércio e Serviços do Distrito de Setúbal. Fruto do seu trabalho na defesa dos interesses dos seus associados, em 2009, a associação é reconhecida como Instituição de Utilidade Pública.

Constituída por pessoas singulares ou coletivas do distrito de Setúbal que se dedicam à atividade comercial, industrial, turística ou de prestação de serviços, a ACISTDS não só defende os interesses dos seus associados junto de entidades privadas e públicas, como garante-lhes o usufruto de uma vasta panóplia de serviços e apoios, entre os quais se contam, a título de exemplo, serviços de formação profissional, apoios ao empreendedorismo e ajuda à internacionalização.

Para que serve a ACISTDS?

Defender os interesses das empresas com atividade comercial, industrial, turística ou de prestação de serviços do distrito de Setúbal é, como já sublinhamos, a grande missão da ACISTDS, mas como é que ela se concretiza?

Para além da promoção das atividades dos seus associados e do contributo para o seu desenvolvimento económico, a associação serve de elo de ligação entre estes e entidades públicas e privadas.

Deste modo, a ACISTDS assegura que os seus associados estão representados na discussão e negociação de medidas que vão ao encontro da sua atividade.

A par de tudo isto, a associação ajuda a dinamizar o associativismo empresarial e a cooperação organizacional através de uma série de apoios e serviços disponibilizados aos seus associados como, aliás, vamos ver já de seguida.

Serviços da ACISTDS

Como referimos anteriormente, os associados da ACISTDS têm direito a usufruir de um alargado conjunto de apoios e serviços onde se contam os apoios ao empreendedorismo e internacionalização, formação profissional e acesso a serviços jurídicos, mas há mais.

Apoio ao Associado

Através deste apoio, os associados da ACISTDS podem ter acesso a toda a informação necessária à sua atividade profissional, como é o caso de dísticos obrigatórios ou venda de Livro de Reclamações.

Apoio Jurídico

De forma a ajudar as empresas associadas a ultrapassarem problemas legais ou a prepararem-se juridicamente para litígios, a associação oferece-lhes consultas jurídicas a preços especiais.

Apoio ao Empreendedorismo

Os associados, seja qual for o setor a que pertencem, encontram na ACISTDS uma equipa multidisciplinar que os vai ajudar a criar ou expandir os seus negócios.

Entre outras coisas, este apoio inclui uma parceria com duas associações empresariais da zena centro do país e consultoria formativa de forma a fornecer apoios ao empreendedorismo.

Associado Protocolar

A ACISTDS oferece aos seus associados a possibilidade de proporem e criarem protocolos com outros associados.

Formação Profissional Certificada

Empresas mais competitivas dependem, entre outras coisas, de profissionais qualificados. Sabendo disto, a ACISTDS disponibiliza aos seus associados uma vasta panóplia de cursos e formações, obrigatórias e complementares, cofinanciados pelos programas POISE e POCH e em estreita ligação com o IEFP.

  • Higiene, Segurança Alimentar (HSA/HACCP) e no Trabalho (HST)
  • Parcerias nacionais e internacionais
  • Protocolos com entidades terceiras que oferecem aos associados ACISTDS serviços com descontos ou condições especiais.
  • Prestação de cuidados de medicina preventiva, curativa e de reabilitação aos beneficiários da Associação Particular de Solidariedade Social (APSS) da ACISTDS

Além dos diversos serviços e apoios oferecidos pela ACISTDS, é crucial considerar a importância dos métodos de pagamento no contexto empresarial moderno.

Com a parceria da REDUNIQ, os associados têm acesso a soluções de pagamento seguras e eficientes, adaptadas às necessidades específicas de cada negócio.

Essas opções de pagamento são fundamentais para garantir transações comerciais fluidas e satisfatórias, contribuindo para o crescimento e sucesso das empresas associadas.