Negócios para gerar dinheiro extra em 2023

Aproxima-se a passagem de ano e com ela as tradicionais resoluções de ano novo.

Às promessas mais comuns como “deixar de fumar” e “passar a frequentar o ginásio”, juntamos outras com um peso e importância ainda maior na nossa vida.

Referimo-nos a mudar de emprego ou abrir um negócio. Com o intuito não só de nos sentirmos mais completos profissionalmente, mas também ganharmos mais dinheiro.

Se, muito provavelmente, deixar de fumar ou ir ao ginásio ficará para outras passagens de ano, o mesmo não tem de acontecer com a sua vida profissional.

Negócios para ganhar dinheiro extra em 2023

À pergunta “como ganhar dinheiro extra?”, nós respondemos com um artigo onde lhe vamos a dar a conhecer uma série de ideias de negócios de simples execução, aproveitando sobretudo o canal online, que prometem trazer ventos de bonança ao seu orçamento.

  • Vender online através das redes sociais

Nos últimos dois anos, o E-commerce (comércio eletrónico) democratizou-se e tornou-se numa das melhores formas de ganhar dinheiro extra, especialmente aproveitando as redes sociais.

Com uma simples inscrição numa rede social ou, se quiser algo mais especializado, nos marketplaces que elas acomodam, poderá vender tudo aquilo que desejar.

Roupas novas ou usadas, carros, móveis ou até serviços (limpeza, mecânica, bricolage, etc.), são algumas das coisas que poderá vender de forma a ganhar dinheiro extra online em Portugal durante 2023.

Como os marketplaces das redes sociais já são pré-concebidos para que o utilizador apenas tenha de lá anunciar os produtos ou serviços que pretende vender, todo o processo é facilitado, até porque em termos de marketing, os algoritmos das redes sociais e os milhões de potenciais compradores a que os marketplaces chegam fazem o resto.

Há contudo, um aspeto que pode provocar apreensão a muitos dos potenciais empreendedores online: a questão dos pagamentos online. Porém, com o REDUNIQ@Payments, não há razões para alarme.

Criado a pensar em quem pretende vender online sem site (marketplaces, redes sociais, etc.), o REDUNIQ@Payments é uma solução “chave na mão” intuitiva e sem necessidade de integração que lhe vai permitir aceitar pagamentos online por link, de forma simples e rápida, através de e-mail, SMS, WhatsApp, por referência Multibanco, MB WAY ou com cartões Visa e Mastercard.

Em termos operacionais, de forma simples e segura, o @Payments disponibiliza uma plataforma, otimizada para smartphones e tablets, onde o negócio pode aceitar pagamentos com a criação de um link de pagamento, que pode ser enviado por e-mail, SMS ou WhatsApp ao cliente.

Quando o cliente recebe esta ordem de pagamento por link, este só tem de clicar para ser reencaminhado para uma página segura REDUNIQ garantindo, deste modo, que o retalhista digital não tem acesso aos dados do cartão em nenhuma fase do pagamento.

  • Petsitter

O nome pode não lhe dizer alguma coisa, mas esta é uma tendência que tem dado que falar dentro e fora de portas.

Devido à falta de tempo, muitas pessoas não conseguem passear os seus animais de estimação e é aqui que entram o petsitter que, na prática, mais não é do que servir de “babysitter”, mas de animais de estimação, especialmente cães.

Assim, caso tenha um carinho especial por animais e algum tempo livre, aproveite para publicitar os seus serviços no seu bairro ou nas redes sociais e ganhar algum dinheiro extra.

  • Cozinhar para fora

Se gosta de cozinhar e as suas iguarias são elogiadas por todos, porque não aproveitar e passar a fazer comida para fora?

Como o comprovam as múltiplas plataformas de entrega de comida existentes atualmente, são cada vez mais os portugueses que optam por deixar a cozinha de lado e encomendar as suas refeições.

Face a esta tendência, pode passar a cozinhar para fora ao fim-de-semana anunciando os seus serviços nas plataformas online e através da entrega de flyers.

De forma a trazer valor acrescentado ao seu serviço, pode fazer uma parceria com um amigo ou até entregar você próprio as encomendas ao domicílio e aceitar pagamentos online através do REDUNIQ@Payments e/ou por contactless através do TPA gratuito REDUNIQ Easy que, sem tem taxas, que se adapta à faturação de cada negócio e que permite que o seu negócio passe a aceitar pagamentos contactless com cartões de crédito e débito, nacionais e internacionais, por cartão, contactless e ainda MB WAY.

  • Dar explicações e/ou palestras

No seguimento da sugestão anterior, se é especializado numa língua estrangeira ou domina a fundo alguma temática pondere dar explicações e/ou palestras/workshops de forma a rentabilizar o seu conhecimento.

Por exemplo, se tem conhecimentos em mandarim, pode fazer uma parceria com um centro de estudos e proporcionar aulas desta língua.

A par disto, pode igualmente publicitar os seus serviços online e dar aulas virtuais através das plataformas digitais.

  • Invista em produtos financeiros de rendibilidade assegurada

Como já todos tivemos oportunidade de saber, o Banco Central Europeu (BCE) aumentou as taxas de juro.

Se esta é uma má noticia para quem tem um crédito habitação para pagar, o mesmo não se pode dizer de quem investe em produtos financeiros como os certificados de aforro ou depósitos de alta rendibilidade.

Apesar de não ser um negócio lato senso, pensando a médio prazo, a última das nossas ideias para fazer dinheiro extra passa por investir num produto financeiro deste tipo, ou seja, de baixo risco e alta rendibilidade e esperar para colher os frutos desse investimento.