Inovação dos pagamentos nos transportes

Há uns meses, um estudo levado a cabo pela Visa que juntou cerca de 20 mil pessoas de vários países revelou que 44% dos inquiridos davam preferência aos transportes públicos para se deslocarem para o trabalho ou escola em contraponto com os 54% que disseram preferir meios privados (carro ou mota, p.ex.).

Entre as razões para que mais de metade do universo de estudo ter afirmado preferir utilizar o seu carro em detrimento dos transportes públicos estavam coisas tão diversas como a sobrelotação, o tempo da viagem, a limpeza e, muito particularmente, os métodos de pagamento.

A necessidade de adquirirem diferentes bilhetes para diferentes tipologias de viagem (44% dos inquiridos), o desconhecimento em relação ao preço (42%) e o facto de alguns serviços apenas poderem ser pagos com dinheiro físico (41%) foram os principais obstáculos à utilização de transportes públicos assinalados.

Inovação nos pagamentos favorece mobilidade

Num momento em que as alterações climáticas ameaçam o planeta e a multiplicação do número de carros particulares condiciona a mobilidade e gera níveis inaceitáveis de poluição atmosférica nas grandes cidades, a que, ainda podemos juntar a questão da higiene e segurança em função da pandemia leva a que a promoção e incentivo à utilização dos transportes públicos esteja, mais do que nunca, em cima da mesa.

Como vimos, um dos grandes obstáculos à utilização dos transportes públicos está nos métodos de pagamentos. De modo a ultrapassar esta barreira, cidades como Estocolmo ou Londres apostaram as suas fichas em métodos de pagamento com base em tecnologia contactless.

Na capital sueca, as notas e moedas foram abolidas nos autocarros e substituídas por pagamentos contactless através de cartão ou smartphone enquanto em Londres a introdução desta tecnologia no seu sistema de transportes permitiu uma redução de custos de 35% (sensivelmente 100 milhões de euros) ao operador para além, claro está, de ganhos de tempo e comodidade para os utilizadores na hora de pagar as suas viagens.

Em Portugal, esta vaga de inovação nos pagamentos em transportes públicos também já se faz sentir e promete revolucionar a forma como pagamos as nossas viagens no metro, autocarro ou comboio.

O projeto-piloto tem o dedo da Unicre, dos Transportes Intermodais do Porto (TIP) e da Visa e vai dar aos utilizadores do Metro do Porto a possibilidade de utilizarem o seu cartão contactless (crédito ou débito) como título de transporte.

A solução começará por ser implementada em até quatro das seis linhas da rede do Metro do Porto e permitirá ao cliente otimizar a escolha da melhor tarifa. Para além de diminuir os tempos de espera na compra de bilhetes e reduzir o impacto ambiental que resulta da emissão de bilhetes físicos, esta medida vai diminuir os tempos de espera e evitar aglomerações na compra de bilhetes, algo de extrema importância no momento em Portugal inicia o seu plano de desconfinamento e se prevê um aumento da afluência de público nos transportes públicos.

REDUNIQ Smart – Faturação e Impressão de Bilhetes

Da REDUNIQ, marca especialista em soluções de pagamento, chega uma outra inovação em matéria de pagamentos nos transportes: o terminal de pagamentos AndroidREDUNIQ Smart.

O crescimento da utilização do contactless para o pagamento de bens e serviços cresceu exponencialmente durante o último ano representando já cerca de 35% da faturação total dos negócios portugueses (dados REDUNIQ Insights). A democratização desta tecnologia leva, por isso, à necessidade de reformulação e modernização dos meios de pagamento disponibilizados pelos negócios aos seus clientes e é aqui que entra esta solução TPA.

omeutáxi app de gestão certificada

Além de aceitar pagamentos por cartão contactless, chip e MB Way, o TPA Contactless REDUNIQ Smart traz incorporadas um conjunto de apps de gestão que auxiliam os negócios e lhes permitem ser totalmente móveis e digitais, como é o caso da app certificada omeutáxi.

Criada a pensar nos motoristas de táxis e na necessária adaptação dos seus serviços à entrada em vigor da faturação electrónica obrigatória, omeutáxi app é uma aplicação certificada pela autoridade tributária que, entre outras coisas, permite a emissão de faturas mesmo sem acesso à Internet, a gestão de toda a frota a partir do mesmo terminal e a possibilidade de ajustar a taxa de IVA a ser utilizada e os valores dos suplementos.

Vantagens da omeutáxi app:

  • Experiência de pagamento mais simples, cómoda e segura;
  • Emissão de faturas em poucos segundos, mesmo sem acesso à Internet;
  • Gestão de toda a faturação a partir do mesmo terminal;
  • Possibilidade de configurar todas as viaturas inseridas na plataforma;