A palavra desafio é talvez a que melhor define a situação em que muitas empresas se encontram.

A procura de soluções de financiamento que cubram os seus gastos operacionais e a necessidade de darem um cunho mais móvel e digital, em consonância com os novos hábitos de consumo dos seus clientes, são alguns desses desafios e exigem respostas à altura durante o ano de 2021.

Neste contexto, a UNIBANCO e a REDUNIQ, marcas do grupo UNICRE, apresentam um guia de soluções financeiras e de pagamentos para empresas e negócios, com o propósito de ligar pessoas, empresas e tecnologia e proporcionar experiências de pagamentos únicas.

Soluções Financeiras para Empresas

Soluções Financeiras para Empresas

Vivemos um período de aperto financeiro e as empresas não fogem à regra. Contudo, existem soluções financeiras para empresas que permitem não só dar uma folga orçamental aos negócios na gestão das suas atividades correntes, como também servirem de alavanca para a modernização de processos e equipamentos.

Os cartões de crédito para empresas representam a vanguarda neste domínio no ano que agora começou.

Apesar de ter funções similares à de um cartão de crédito/débito para particulares, um cartão de crédito para empresas apresenta características especificas que permite atender às necessidades das organizações em âmbitos tão diversos como pagamento de combustíveis, prémios, adiantamentos, compra de equipamentos ou viagens corporativas.

Veja-se das soluções empresariais Unibanco, nomeadamente o caso dos seus cartões Business.

Para além das potencialidades afloradas anteriormente, este tipo cartão de crédito para empresa online – com adesão 100% digital, oferece às empresas uma série de recursos de extrema importância no campo financeiro e múltiplas vantagens.

Cartão de crédito para empresas – benefícios:

  • Poupam tempo e reduzem os custos administrativos (centralização de contas e melhor planeamento financeiro) tornando os processos de reconciliação mais simples;
  • Ajudam a separar as despesas pessoais e profissionais (caraterização de despesas) dando-lhe não só um controlo em tempo real das despesas da sua empresa e dos seus colaboradores, bem como uma visão global do número total de cartões dos seus colaboradores e respetivo limite de utilização;
  • Dão acesso à App Unibanco e Portal Gestão de Empresas onde entre outras opções, as empresas podem controlar o número e os limites de utilização de cada cartão, controlar as despesas consolidadas da empresa e de cada colaborador, detetar (em tempo real) situações irregulares, consultar os setores de atividade e fornecedores mais utilizados e pedir alterações no limite de utilização;
  • Centralizam a gestão dos pagamentos ao Estado, serviços e telecomunicações, licenças de software e investimento publicitário, sejam eles online ou presenciais;
  • Permitem integrar todas as despesas, movimentos ou informação transacional com os softwares de gestão (SAP, PHC, Primavera, entre outros);
  • Permitem levantamentos em todo o mundo e a associação pagamento de Via Verde;
  • Oferecem transferências MB Way gratuitas.

Se, face às necessidades, a empresa quiser aumentar o prazo de pagamento, é tudo muito simples.

Damos-lhe um exemplo: pode efetuar uma compra no dia 10 deste mês e fazer apenas o pagamento no dia 29 do mês seguinte. Isto vai-lhe permitir usufruir de um prazo adicional de 20 a 50 dias de crédito sem juros.

Além disto, poderá também optar por pagar apenas uma percentagem do valor gasto por mês.

Ver Soluções Business

Aceitar e receber pagamentos: dos pagamentos online ao contactless

Se os cartões de crédito Business Unibanco prometem dar uma folga orçamental às empresas, há outros aspetos que os negócios devem ter em conta em 2021.

Desde logo, as condicionantes decorrentes das medidas de mitigação da pandemia levaram muitos negócios e consumidores a migrarem para o digital resultando num crescimento nunca antes visto nas transações online, mas não só.

De há um ano para cá, o número de pagamentos contactless têm assumido uma parte cada vez mais importante na faturação total dos negócios portugueses que, intermitentemente ou não, vão mantendo a porta aberta.

Estas duas dimensões, alicerçadas num novo perfil de consumidor que garante (dados da Comissão Europeia) estar satisfeito com a oferta online e que privilegia meios de pagamento cashless ajudam a formar um caldo de cultura que acaba por exigir negócios mais móveis e digitais que, simultaneamente, forneçam formas de pagamento pela Internet que assegurem a segurança das transações.

Se não sabe por onde começar, a REDUNIQ auxilia-o com uma oferta diferenciada de meios de pagamento que se adequam não só às especificidades do seu negócio digital, como às necessidades do consumidor.

E-commerce: formas de pagamento em 2021

REDUNIQ@Payments – Aceitar e receber pagamentos online com cartão

A primeira dessas soluções é o REDUNIQ@Payments.

Esta solução desenvolvida pela REDUNIQ, permite pagamentos à distância por e-mail, SMS ou WhatsApp, com cartões Visa e Mastercard, sem necessidade de ter um site ou de integração com a loja online do comerciante.

De forma simples e segura, o @Payments disponibiliza uma plataforma, otimizada para smartphones e tablets, onde o comerciante cria um link, que pode ser enviado por e-mail, SMS ou WhatsApp.

Quando receber o link, o só tem de clicar e será reencaminhado clica para uma página segura REDUNIQ garantindo, deste modo, que o comerciante não tem acesso aos dados do cartão em nenhuma fase do pagamento.

A solução ideal para quem pretende receber pagamentos online e vender através das redes sociais.

Ver REDUNIQ @Payments

Pagamento de Serviços – Aceitar pagamentos por referência Multibanco

Ao falarmos em aceitar pagamentos online teremos, obrigatoriamente, que passar os olhos sobre a forma preferida da maioria dos portugueses pagarem as suas compras online: os pagamentos por referência Multibanco.

Da necessidade de acomodar este tipo de pagamentos, a REDUNIQ fez nascer o Pagamento de Serviços, uma solução que permite a uma loja online aceitar pagamentos por referência Multibanco e MB Way e que pode ser integrada no site – integração simples no caso de o comerciante deter a solução REDUNIQ E-Commerce.

Ver Pagamento Serviços

Pagamentos E-Commerce – Soluções adaptadas ao seu negócio

Destinado a médias e grandes empresas, a solução REDUNIQ E-Commerce permite vender online, diretamente do seu website, através de soluções de e-commerce adaptadas às necessidades do seu negócio.

Este módulo será integrado com o carrinho de compras da loja online e aceita pagamentos online com cartão (MB, Visa e Mastercard), MB Way e por referência MB.

A aceitação de pagamentos online com cartão de crédito acaba por ser fundamental, uma vez que a maioria das plataformas de e-commerce, nomeadamente os marketplaces, só aceitam este tipo de pagamento.

Ver Solução E-Commerce

Negócios mais móveis e digitais

A pandemia não é justificação para tudo, mas ainda assim acabou por desempenhar o papel de catalisador no desenvolvimento e democratização de meios de pagamento que apresentavam taxas de penetração lentas, mas seguras.

O contactless é uma delas. Mais de 30% da faturação total dos negócios portugueses já advém deste meio de pagamento – dados REDUNIQ Insights, e promete não se ficar por aqui.

Com o advento de tecnologias móveis que permitem aos consumidores encomendar, comprar e pagar através de um simples smartphone, a distância entre loja e cliente diminuiu.

Hoje em dia, com um simples clique numa qualquer aplicação, a loja vem ter connosco, o que implica, necessariamente, uma redefinição dos meios de gestão e pagamento dos mais diversos negócios presentes no ecossistema económico.

REDUNIQ Smart – Todo o seu negócio num terminal

Estas dimensões juntam-se, agora, no novo REDUNIQ Smart, um terminal de pagamento Android que, além de aceitar pagamentos contactless por cartão, chip e MB Way, traz incorporadas um conjunto de apps de gestão que auxiliam os negócios e lhes permitem ser totalmente móveis e digitais, como é o caso das apps certificadas ZS Mobile e omeutáxi.

Ao funcionar como TPA Contactless e centro de gestão com ligação ao mundo digital, esta nova solução TPA Android da REDUNIQ oferece uma flexibilidade extra aos negócios na gestão dos seus recursos, uma vez que, por exemplo, com a app ZS Mobile o comerciante pode registar pedidos no terminal, faturar (certificação da AT) ou elaborar orçamentos e encomendas mesmo sem ligação à Internet.

Ver REDUNIQ Smart