Cross Selling: uma forma de aumentar o volume de vendas

Não é será propriamente uma novidade dizer que todo e qualquer negócio gostaria de aumentar o seu volume de vendas.

Para que os negócios atinjam este objetivo, existem uma série de técnicas, estratégias e tecnologias que, a par ou em separado, confluem para um aumento generoso do volume de vendas, como é o caso dos métodos de pagamentos online REDUNIQ E-Commerce e REDUNIQ@Payments, que permitem aceitar pagamentos online, em linha com os hábitos de consumo dos clientes, de forma simples ou o Cross Selling.

O que é o Cross Selling?

Compreender o significado de cross selling passa, em primeiro lugar, por traduzirmos esta expressão anglo-saxónica para o português.

Na língua de Camões, “cross selling” é o equivalente a “venda cruzada” e, como indica, trata-se de uma estratégia de vendas que tem como objetivo dar a conhecer ao cliente produtos complementares ao produto que o cliente tinha interesse em comprar.

Poderá estar a pensar que se trata de uma técnica agressiva, mas, na verdade, é apenas uma forma de, ao contrário daquilo que é conhecido por up selling, dar ao cliente um leque de escolha mais alargado de possibilidades de aquisição oferecendo-lhe produtos que, apesar de não estarem na lista de compras, estão conectados com o produto ou serviço que pensou adquirir inicialmente.

Para além de ser uma ótima forma de melhorar exponencialmente a experiência e a jornada de compra do cliente ao fornecer-lhe informação e descontos que podem ir ao encontro das suas necessidades, o cross selling vai resultar, igualmente, no aumento do ticket médio (valor médio gasto pelo cliente em cada compra) já que, como acabamos de referir, o cliente sentir-se-á tentado a comprar mais produtos ou contratar mais serviços.

Contudo, para que esta capacidade de levar os clientes a comprarem mais se reflita num ticket médio mais elevado, é necessário que o checkout (finalização do processo de compra com o pagamento) seja o mais fluido e simples possível.

Isso consegue-se com meios de pagamento online que, à semelhança do cross selling, esteja alinhado com as necessidades e hábitos de consumo dos clientes.

É o caso do REDUNIQ E-Commerce, solução que permite à sua loja online receber pagamentos online com cartões de débito e crédito, Visa e Mastercard, de clientes de todo o mundo, por MB WAY ou referências Multibanco, sem custos de adesão nem mensalidades.

Por outro lado, a solução chave na mão REDUNIQ@Payments que, caso venda online sem site, lhe vai permitir receber pagamentos online por e-mail, SMS, WhatsApp, referência Multibanco ou MB WAY com cartões Visa e Mastercard, através da criação de um link de pagamento que pode ser enviado por e-mail, SMS ou WhatsApp ao cliente. Com esta solução não tem que se preocupar com custos de adesão, custos fixos, mensalidades ou qualquer integração.

Cross selling: exemplos

Podemos encontrar o Cross Selling, por exemplo, numa ida a uma loja de eletrodomésticos em que, na compra de um frigorifico ou fogão especifico (com um preço mais elevado) é oferecido ao cliente uma máquina de café ou, no universo online quando, depois de adquirir uma camisola numa loja online de roupa, o consumidor depara-se com uma mensagem do género “também vai gostar de” acompanhada de um link ou de uma imagem alusiva a calças ou calções (produtos complementares), artigos relacionados com a compra inicial.

Para além deste “também vai gostar de”, também é possível encontrarmos lojas online em que na compra de uns sapatos, o consumidor possa adquirir um par de meias adequado aos sapatos em questão ou na compra de um determinado produto lhe dê acesso a descontos em outros.

Vantagens do Cross Selling para o seu negócio

Entre as várias vantagens que o cross selling traz ao seu negócio, as principais são:

  • Aumento no número de clientes fidelizados, já que vê a sua necessidade inteiramente satisfeita e leva-o a querer voltar;
  • Aumento do ticket médio e da faturação;
  • Jornada de compra mais apelativa para o cliente, uma vez que por menos dinheiro leva mais produtos;
  • Diferencial competitivo: o cross selling acaba por funcionar como um agregador de valor para o negócio tornando-o mais visível e apelativo para os clientes;
  • Aproxima o negócio dos seus clientes: oferecer produtos que se relacionem com as necessidades e perfil do cliente, ajuda a fortalecer a ligação com os consumidores.
  • Geração de mais leads: uma estratégia de cross selling bem implementada, leva os clientes a tornarem-se uma espécie de influencers ao serviço do negócio, já que irão passar a palavra à sua família e conhecidos gerando leads qualificadas.