Como fazer um plano de negócios passo a passo?

Se sempre sonhou em abrir o seu próprio negócio e não sabe por onde começar, este artigo é para si.

Como nenhuma casa se começa a construir pelo telhado, ao longo das próximas linhas vamos ajudá-lo a elaborar um plano de negócios que será o esqueleto onde assentará toda a estrutura do seu projeto.

Plano de Negócios: o que é e qual a importância?

Um plano de negócios é uma espécie de mediador entre aquilo que idealizamos e a realidade, isto é, o plano de negócios corresponde à racionalização da ideia de negócio que temos em mente e serve, entre outras coisas, para fixarmos no papel os objetivos, métodos e recursos a serem utilizados para que o sonho chegue a bom porto e tenha sucesso.

Neste documento, estarão descritas, de forma simples e compreensível, todas as áreas do negócio, tais como as estratégias de marketing, concorrência, fornecedores (se for o caso), produtos/serviços que o negócio disponibilizará, meios de pagamento (online e/ou offline) ou a projeção de despesas, vendas e lucros.

Qual a importância do plano de negócios?

Para além de fixar em documento toda a estrutura, metas e viabilidade do negócio, o plano de negócios é essencial se está a pensar pedir financiamento, já que quer o IEFP, quer os bancos assim o exigem.

O plano de negócios ajuda ainda a que possa estabelecer o valor do seu projeto no caso de estar a pensar vendê-lo, avaliar a viabilidade de uma promoção ou nova linha de produto ou serviço e analisar em detalhe a concorrência.

Como fazer um plano de negócios passo a passo?

Explicado o conceito do plano de negócios e qual a sai importância, passamos da teoria à prática com todos os passos para criar um plano de negócios que não deixe nada ao acaso.

Passo 1: Definir a Visão

O primeiro passo a dar na criação de um plano de negócios é Definir a Visão que tem para o negócio. Isto passa por estabelecer a missão a que se propõe o negócio e quais as metas e objetivos a que se propõe:

  1. Missão: declaração que explica, em traços gerais, a estrutura de gestão da empresa e do seu desenvolvimento. Para além disto, a declaração sobre a Missão deve explicar a funcionários, potenciais clientes e parceiros de negócio o que é a empresa, como nasceu e com que objetivo e como se propõe inovar na sua área especifica.
  2. Objetivos e Metas: a que se propõe a empresa, qual a expetactiva em termos de vendas, quais as estimativas de despesas e lucros no primeiro ano e nos anos subsequentes, são algumas das coisas que devem constar desta parte.

Passo 2: Análise de Mercado

Antes de levantar uma empresa, é importante que faça uma análise aprofundada e detalhada do mercado onde esta se vai inserir.

Coisas como que produtos vende e qual a faturação da concorrência, o que é que o público espera ou deseja encontrar, qual o público-alvo, que fornecedores existem, etc, são algumas questões a que deve obter resposta durante esta análise ao mercado e que o vão auxiliar a gizar estratégias de negócio mais assertivas e disruptivas.

Passo 3: Estratégia de Negócios

Com os dados da análise de mercado em seu poder, a criação de uma estratégia de negócios sai facilitada, uma vez que irá saber qual o melhor público e zona geográfica para o seu produto/serviço e o que oferece a concorrência.

Para além disto, de uma estratégia de negócio deve constar: a escolha do canal de vendas que melhor se adequa ao seu negócio (físico, online ou omnichannel), as metas de desempenho dos vários departamentos da empresa procurando que estas sejam específicas, mensuráveis, temporais, relevantes e atingíveis, e uma parte dedicada aos fornecedores em que se prevê a possibilidade de crescimento do nosso negócio que cada um oferece.

Acima de tudo, a estratégia de negócio deve ser flexível e acomodar um plano B e até C se, por alguma razão, o plano A não funcionar ou demonstrar dificuldades em atingir as metas propostas.

Passo 4: Estrutura do Plano de Negócios

A estrutura do plano de negócios terá por função descrever detalhadamente o funcionamento do seu negócio, isto é, ele conterá tudo o que deve ser necessário a que não só ofereça um produto/serviço de qualidade, como também consiga captar a atenção dos consumidores.

Nesta estrutura teremos assim,

  • a quantidade e qualificação dos seus funcionários
  • o tempo de produção estimado
  • a capacidade de armazenamento e distribuição
  • os tempos de entrega estimados
  • a matéria-prima necessária para obedecer a determinada procura
  • a estratégias de marketing 
  • os meios de pagamento a colocar à disposição dos clientes tendo em atenção a natureza do negócio e, assim, fornecendo meios de pagamento online sem atrito e meios de pagamento físicos integrados com tecnologia contactless.

Passo 5: Plano Financeiro

Deste plano devem constar as despesas com fornecedores e matérias-primas, salários, arrendamento ou compra de espaços físicos, hospedagem de domínios online, marketing e publicidade.

A isto deve juntar projeções financeiras sobre as vendas que estima efetuar, o cash flow e o break-even (expressão inglesa que diz respeito ao momento em que se espera que as receitas sejam iguais às despesas e os resultados operacionais sejam positivos).

Passo 6: Implementação e Monitorização

Depois de elaborado, chegou a altura de implementar o seu plano de negócios.

Junte toda a equipa, se assim for o caso, e procure explicar com clareza os objetivos do plano, o que fazer par os atingir e aquilo que espera de cada um dos seus funcionários.

Ao longo de todo o processo de implementação vá monitorizando as métricas de desempenho para que, face a resultados abaixo das expectativas e com rapidez, possa reformular o plano ou identificar onde o mesmo está a falhar e porque razão.