5 canais para vender online os seus produtos (sem site)

O número de consumidores que compram online está em amplo crescimento em todo o mundo o que acaba por resultar num movimento reflexo do lado de quem quer vender produtos e serviços, gerando aquilo que se pode denominar como uma verdadeira “corrida ao ouro”, mas, desta feita, digital.

Pelo tempo e custos que estão associados à criação de uma loja online de raiz, muitos empreendedores digitais optam por vender online sem site, utilizando, para isso, canais de venda que apenas exigem, como veremos ao longo deste artigo, um registo gratuito do negócio.

A isto, estes canais para negócios que vendem sem site têm, como no caso dos marketplaces ou das redes sociais, um extraordinário poder de atração de consumidores, o que acaba por facilitar o trabalho de marketing e conversão de visitas em compras efetivas. Assim, livres de custos e encargos técnicos, os negócios que vendem sem site só terão que se preocupar com os produtos e os meios de pagamento online que colocam à disposição dos clientes.

Parte importantíssima da experiência de compra, torna-se essencial que os negócios que vendem sem site se munam de uma solução de pagamentos online que não só respeite os hábitos e necessidades do consumidor, como permita que o negócio diminua o atrito no processo de checkout (finalização de compra) e, consequentemente, consiga mais vendas.

Esse é o caso da solução pronta a usar REDUNIQ@Payments, um serviço idealizado para negócios que vendem sem site (restaurantes, lojas de roupa, cafés, etc.) que lhes vai permitir, sem necessidade de integração, receber pagamentos online por e-mail, SMS ou WhatsApp, por cartão Multibanco, Visa e Mastercard, por referência Multibanco ou MB WAY independentemente do canal de venda que utilizem.

De forma simples e segura, o @Payments disponibiliza uma plataforma, otimizada para smartphones e tablets, onde o negócio cria um link, que pode ser enviado por e-mail, SMS ou WhatsApp ao cliente. Quando receber o link, o cliente só tem de clicar e será reencaminhado para uma página segura REDUNIQ garantindo, deste modo, que o negócio não tem acesso aos dados do cartão em nenhuma fase do pagamento.

5 canais para vender online sem site

Em baixo apresentamos-lhe 5 canais de venda online para que possa fazer negócio e vender os seus produtos, mesmo sem ter um site.

Marketplaces

À semelhança de um shopping ou das típicas feiras semanais que ocorrem um pouco por todo o país, os marketplaces são espaços online que dão a cada negócio a possibilidade de ocupar um espaço dentro deles para anunciar os seus produtos e serviços.

Aliás, como um estudo da consultora Ebit|Nielsen sublinha, os marketplaces foram as plataformas de venda online sem site que mais cresceu durante o último ano representando, em termos globais, 78% de todo o comércio eletrónico.

Para além de aumentarem a segurança de quem compra, já que o Marketplace verifica o negócio antes de lhe dar permissão para fazer uso das suas “instalações digitais”, estas plataformas destacam-se nas vendas online pela sua multiplicidade de vantagens, tais como

  • Colocar a marca ou o produto junto de uma grande audiência;
  • Funcionam como um shopping online, oferecendo fácil acesso a milhares de clientes;
  • Não existe a necessidade de conhecimentos técnicos de gestão da loja online;
  • A plataforma encarrega-se da logística, da gestão de devoluções e manutenção do site, entre outras vantagens.

Em Portugal, os marketplaces mais relevantes são a Amazon, o OLX, o eBay, a Farfetch e o Dott.

Redes sociais

É inevitável falar de vendas online e não sublinharmos o papel das redes sociais no processo. Para além de, virtualmente, metade da população mundial ter uma conta numa rede social, o que dá aos seus produtos e serviços um alcance incrível, a facilidade com que cria uma página e começa a vender são duas excelentes razões para utilizar estas plataformas.

Para além disto, as mais recentes novidades introduzidas no Facebook e Instagram permitem, inclusive, não só vender online sem site, como providencia uma integração direta com outros canais de venda, como os marketplaces.

Eis alguns bons motivos para vender através das redes sociais:

  • Ajuda a aumentar a exposição da sua empresa no mercado;
  • Pode melhorar a comunicação com o cliente;
  • Permite a realização de uma série de ações de marketing digital;
  • É uma forma eficiente de conduzir o consumidor à conversão/compra.

Whatsapp

Se com o Facebook e o Instagram os seus produtos e serviços chegam mais facilmente a milhões de pessoas, o WhatsApp não lhe fica atrás, uma vez que pode fazer uso dos seus contactos pessoais para começar a gerar automaticamente vendas.

Apesar de não querer ficar pelas vendas que pode ou não fazer aos seus contactos, o WhatsApp é uma boa forma de receber feedbacks e perceber como melhorar a apresentação e a comunicação do seu produto.

O ideal é juntar o WhatsApp a um outro canal de venda online (Marketplace, por exemplo) e utilizá-lo para trabalhar a relação com o cliente levando-o a mais compras. Por exemplo, pode colocar o seu número de WhatsApp nos contactos do seu Marketplace e convide as pessoas a entrarem em contacto consigo para receber um desconto, deixarem o seu feedback ou, como vimos com a solução REDUNIQ@Payments, fazerem os pagamentos online das suas compras.

Canal no YouTube

Se uma imagem vale mais do que mil palavras, quanto valerá um vídeo? Hoje em dia pode valer milhões. Para além do YouTube poder monetizar os seus vídeos em função dos seus subscritores e do sistema de anúncios do canal, pode utilizar esta plataforma para vender os seus produtos e serviços diretamente a sua audiência sem necessitar de um site e com gastos altamente reduzidos em termos de Marketing.

Caso seja viável, pondere utilizar estas duas formas para aumentar as hipóteses de ganhar dinheiro com a plataforma.

E-mail Marketing

Apesar de, por norma, os negócios sem site não utilizarem o E-mail marketing de forma isolada, a verdade é que este canal de vendas ajuda a consciencializar e atrair os consumidores para os seus produtos e serviços e, consequentemente, conduzi-los à conversão/compra.

Como pode ser trabalhado por ciclos em função da etapa de “consciencialização e atração” do consumidor, este canal de vendas respeita o tempo do consumidor e oferece abordagens personalizadas e menos invasivas.